Atualizado 13h19 Quinta, 22 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Empresas sonham com banda larga em Viamão

2432 acessos - 3 comentários

Publicado em 06/04/2009 pelo(a) Wiki Repórter Viamão Hoje, viamao - RS



Como explicar o problema da falta de banda larga se a procura é grande por este serviço? - Foto: WEB
Enquanto o Japão tem a melhor banda larga do mundo (confira), o Brasil tem a quinta pior banda larga do planeta (confira também). É por estas e por outras que muitas empresas ligadas á área de alta tecnologia e/ou internet, vão embora de Viamão.

Uma parte da culpa deve-se às operadoras que não investem no município e parte deve-se a nossos governantes, que ainda não acreditam na Internet. Tanto é verdade que cursos que poderiam ser feitos on-line são desprezados em troca de longas e custosas viagens a outros Estados, para aprender a fazer merenda escolar por exemplo.

Também escritórios de contabilidade, empresas de seguros, marketing etc preferem pagar um pouco mais e ir embora. Foi o caso da proposta da primeira Web TV de Viamão (A Televia TV), que devido à falta de banda larga estável, postergou o projeto. Desta forma, até mesmo a criação de Web rádios e outras ferramentas on-line, como serviços de hospedagem de sites, inexistem em Viamão.

Um exemplo deste descaso local é a Empresa ViaWebCenter, que nosso conterrâneo Regis Tyasuda opera em Porto Alegre e lá ficam os impostos, lucros de sua excelente empresa. Com certeza o negócio ficaria inviável em Viamão.

Evidentemente existem alguns experimentos na área, mas não passam de protótipos sem relevância. Comenta-se que que já existem web radios em Viamão para 10 ou 20 pessoas. Isso qualquer alto-falante faz melhor. Para funcionar e deslanchar realmente, só indo para Porto Alegre (e olhe lá).

Muitas pessoas nos escrevem, telefonam pedindo para cobrarmos da Brasil Telecom e GVT alguma providencia. Infelizmente não temos este poder e quem tem, quem deveria tentar algo, não o faz. As pessoas, quando ouvem na TV os 10 megas por R$ 59,90 da GVT, correm para ligar, mas praticamente inexiste em Viamão.

Mas como explicar o problema se a procura é grande por este serviço? Como podem estas empresas não terem interesse nisso? Afinal, porque estão nesta área então? Aqui na redação do Viamão Hoje temos uma conexão que é uma piada, é mais lenta que a linha discada muitas vezes. O pior são as quedas. Quando se liga para a Brasil Telecom, eles dizem que é com a BR Turbo e esta diz que pode ser o modem, o micro, a rede interna, a rede externa etc.

A pedido então, mostramos duas matérias. Uma falando da excelente banda larga japonesa e da terrível banda larga brasileira. Até é bom que as pessoas vejam a grande piada mostrada na novela Caminho das Indias, onde um brasileiro utiliza video conversação para falar com a Índia, praticamente perfeita. Talvez o pessoal que escreve os roteiros das novelas da Globo pense que o Rio de Janeiro e a Índia fiquem dentro do Japão.

O Japão tem a melhor banda larga do mundo.
Será que um dia o Brasil chega perto da conexão banda larga do Japão, vamos torcer que sim, a esperança é a última que morre. Japão tem melhor internet de banda larga do planeta, diz estudo da Reuters, em Amsterdã. Os japoneses desfrutam da melhor conexão de banda larga do mundo, revela estudo divulgado nesta sexta-feira e realizado pelas universidades de Oxford e Oviedo, com patrocínio da empresa de tecnologia Cisco.

Suécia e Holanda oferecem o melhor desempenho da Europa em termos de conexões de banda larga, ajudadas pelos investimentos em redes de fibra óptica de alta velocidade e pelas melhoras promovidas pelas redes de TV a cabo, segundo o estudo. Reino Unido, Espanha, Austrália e Itália oferecem velocidade de banda larga inferior às necessárias para permitir bom uso de aplicativos como vídeos no YouTube, constataram os pesquisadores. Estados Unidos e Rússia ficaram em 16º e 17º na lista, respectivamente.

Para estabelecer o ranking, o estudo não considerou até que ponto o uso da banda larga está difundido em cada país, tampouco o custo.
Veja quais são os dez países com melhor banda larga no planeta:

01. Japão
02. Suécia
03. Holanda
04. Letônia
05. Coréia do Sul
06. Suíça
07. Lituânia
08. Dinamarca
09. Alemanha
10. Eslovênia



Brasil tem a quinta pior banda larga do mundo


Da Redação | UOL Tecnologia


Estudo da Cisco Systems chamado "Broadband Quality Score" (BQS, em tradução livre, pontuação para a qualidade em banda larga) aponta que o Brasil tem a quinta pior banda larga do mundo, na frente apenas de Chipre, México, China e Índia.


O cálculo avalia a qualidade e o índice de penetração da tecnologia. Para se ter uma idéia, existem 8,675 milhões de conexões banda larga no país e 45% deste total tem velocidade entre 256 kbps (kilobits por segundo)e 512 kbps, segundo dados do IDC do primeiro trimestre deste ano. Conexões entre 512 kbps e 1 Mbps totalizavam 21%, e velocidades maiores que 1 Mbps (megabits por segundo) apenas 7%.


A comScore confirma a falta de qualidade da banda larga brasileira: pesquisa indica que os brasileiros tendem a visitar sites multimídia com a mesma freqüência que os internautas do resto do mundo, mas que o acesso é menor do que a média mundial devido a impedimentos tecnológicos.



Uma das medidas do governo brasileiro para "bandalargar" o Brasil foi a revisão do Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado, que obriga as concessionárias de telefonia fixa a levar a rede de banda larga até a sede de todos os municípios brasileiros até dezembro de 2010.



Com isso, ficou estabelecido que 40% dos municípios deverão ser atendidos até dezembro de 2008, 80%, até dezembro de 2009 e 100%, até dezembro de 2010.


A velocidade da banda larga para municípios com até 20 mil habitantes deverá ser de, no mínimo, 8 Mbps; entre 20 mil e 40 mil, no mínimo, 16 Mbps; entre 40 mil e 60 mil, no mínimo, 32 Mbps; e acima de 60 mil, no mínimo, 64 Mbps.


Segundo a avaliação do BQS, os serviços mais usados atualmente, como vídeos streaming e redes sociais, pressupõem que se tenha uma conexão banda larga que ofereça velocidade de 3,75 Mbps de download e 1 Mbps de upload.



No entanto, para que haja qualidade na experiência do futuro na Internet, considerando os serviços que estarão disponíveis e serão demandados daqui um ano, será necessária velocidade de download de 11,25 Mbps e 5 Mbps de upload.


O estudo mostra que, do final de 2009 para 2015, a demanda será por vídeos streaming de alta definição (como os que já são oferecidos no Joost), compartilhamento de arquivos grandes, IPTV de alta definição e videoconferência deve sair do ambiente empresarial para se tornar mais um serviço ao consumidor na Internet, como os mensageiros instantâneos.


A conclusão do BQS é que o único país que está pronto para o futuro é o Japão.


Os critérios de avaliação do BQS incluíram velocidades de download (recebimento de dados), upload (envio de dados) e a latência (tempo que um pacote de dados leva da fonte ao seu destino). Mais informações sobre o estudo podem ser encontrados no site da Oxford University.



http://www.reidacocadapreta.com.br/2008/09/13/a-melhor-internet-de-banda-larga-do-mundo-esta-no-japao/


http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2008/10/23/ult4213u571.jhtm


Fonte Original:

http://www.viamaohoje.com.br/empresas-sonham-com-banda-larga-em-viamao



Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Viamão Hoje
viamao - RS



Comentários
01
Reporte abuso
robson almeida
viamao vila augusta 21/10/2011

eu acho que a gvt ta perdendo de cobrir uma area que aposto que mais da metate da populaçao em vao pedirn que a operadora oi nao ta com nada por aqui e muito fraca para abrir uma linha nova de internet tem que esperar alguem desistir para obter a internet oi e gvt nao tem nada disso pelo que eu conheço aonde ela cobre em porto alegre


 
02
Reporte abuso
Marcelo
Viamão 27/08/2011

Temos internet via radio na cidade de viamão de até 8 mega, consulte nossos planos www.vuppi.com.br


 
03
Reporte abuso
Henrique de Vargas Martinez
Viamão 23/02/2010

Eu sei que sua matéria é meio antiga, mas o problema sobre a banda larga em Viamão ainda persiste. Estou aqui usando uma conexão de 256Kbps que mal chega aos 200Kbps e isso é um total descaso com a população que quer e pode ter um serviço de qualidade. Tomara que leiam a matéria e façam algo.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br