Atualizado 13h19 Quinta, 22 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Uma vergonha de 5,92%

747 acessos - 3 comentários

Publicado em 03/03/2009 pelo(a) Wiki Repórter Sandra Silva, Alegrete - RS



Após completarem tempo com a Previdência Social pagando constribuições sobre mais de um salário mínimo nacional para obter valor iguais ao encerrar sua atividade profissional, os aposentados brasileiros acontinuam caminhando em direção ao abismo. Desta vez, o terremoto foi de 5,92 na escala do governo.

O problema já vem de alguns anos e a cada novo reajuste do mínimo nacional aqueles que tiveram a insensatez de acreditar que os reajustes salariais sobre a base beneficiariam também os inativos enfrentam hoje uma crise financeira tão igual a que vem abalando a economia global.

Em tempos passados, ouviu-se, repetidamente, que salário nem renda era, portanto sequer tributado poderia ser, quanto mais apresentar perdas por índices diferenciados de reajuste, uma vez que o trabalhador havia custeado seu futuro aplicando na estrutura da Previdência governamental. No entanto, desde 1998 o benefício dos aposentados vem perdendo espaço na equiparação com o mínimo nacional, que em relação a esse está hoje defasado em 75,6%.

O problema começou com a desvinculação da correção dos aposentados e pensionistas, que passaram a ter seus reajustes com base no INPC. De lá para cá, as perdas foram constantes e se os projetos do senador Paulo Paim não forem adotados maciçamente pelos trabalhadores brasileiros inativos e também pelos que estão na ativa (porque haverá o tempo de se aposentarem), em breve a massa brasileira de aposentados não receberá além de um salário mínimo, mesmo que tenha contribuído sobre dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove ou dez salários.

O país possui milhões de aposentados, quantidade que anualmente cresce em razão de atingir o tempo de contribuição e de idade previstos constitucionalmente. São também milhões de votos. Eleições presidenciais se avizinham. Os aposentados têm dois caminhos: ou aceitam a situação como está ou vão buscar o comprometimento dos candidatos à presidência para resolverem a questão em curto prazo.


[email protected]


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Sandra Silva
Alegrete - RS



Comentários
01
Reporte abuso
nois é nois
nois 06/03/2009

Eu sempre acabo pedindo aos aposentados: cuidado, crianças, tomem muito cuidado na gastança. Vocês podem gerar uma grande inflação. Lula recomenda, saiba usar sua fortuna. INSS não é para vida toda. Muito mais cedo que o esperado estaremos nos despedindo. Então, juízo, criançada!! Afinal, são 50 reais de aumento. Desconfio que desta vez o País vai quebrar!! O pessoal deve estar contentinho com este fabuloso aumento, ninguém se pronuncia!! Já sei, sairam para o exterior para fazer extravagâncias com os caraminguás doados pelo... deixa prá lá!!


 
02
Reporte abuso
antonio
são vicente 04/03/2009

Concordo plenamente com tudo que foi dito. Também penso que se os brasileiros não se mobilizarem, seremos um país de pobres aposentados miseráveis e famintos.


 
03
Reporte abuso
nois é nois
nois 03/03/2009

Áqueles que por ventura tem que viver de aposentadoria, aquele abraço. Estava ruim, ficou bem pior. Quem sabe vamos ter discordância de opiniões. Aqueles que sempre estão de plantão para tentar dividir o bolo entre si. Políticos, apadrinhados de políticos, a turminha que diz abomominar governos passados, mas continuam de plantão para levarem vantangens nem mesmo como um mísero defensor do roubo das coisa públicas. Vamos lá galera de plantão, a dicussão está em aberto! Você é contra ou a favor da safadeza contra os contribuintes do falido INSS!!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br