Atualizado 13h19 Quinta, 22 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

O alto custo da indiferença para as instituições

2033 acessos - 1 comentários

Publicado em 20/02/2009 pelo(a) Wiki Repórter DivãdoMasini, Franca - SP



A indiferença enfraquece - Foto: Internet

Recentemente, participei de (mais) uma reunião. O homem à frente falava e ensinava com destreza. Nós, o público, apenas o ouvíamos, mais uma vez. Em alguns momentos o homem "beliscava" nossas mentes. Instigava. Que nada! Silêncio total. Uma ou outra participação inibida.
 
Deixei o local com uma questão antiga: o que provoca indiferença nas pessoas que formam as organizações empresarias, de classes, familiares ou religiosas? Há perigo no silêncio. É alto o custo do "tô nem aí". Seja para qualquer uma das instituições acima citadas e mesmo para a carreira profissional.

A indiferença instala-se no corpo e na mente do individuo. Provoca vazio, náuseas. Alguns profissionais têm repulsa a ela e chegam a sentir dor no peito. Os olhos, antes voltados para o horizonte, começam a mirar os próprios sapatos. O "deixar pra lá", o "aqui sempre foi assim" o fazer o tal "arroz com feijão" começa a ser a melhor alternativa para mais um dia de trabalho looongoooo. O vírus da indiferença mata a paixão, a vontade, o tesão profissional.

Uma liderança baseada em poder desmedido, desenfreado e antiético causa repulsa. Eis aí onde nasce a indiferença. O interlocutor passa apenas a ouvir, não a escutar. Pra ele, não faz mais diferença opinar, participar, fazer um projeto novo. Nada é mais valorizado se seus trabalhos não recebem importância, menção, e, pior, se só os erros, os problemas e as divergências são observados.

O relacionamento interpessoal é uma das inúmeras variáveis que interferem na produtividade, na comunicação, na construção da confiança e na cooperação entre as pessoas, gerando conseqüências negativas nos resultados organizacionais.

Foi-se o tempo de acabar com a máxima: "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Chegou a hora de partilhar bons resultados, bons trabalhos, boas idéias. Alertai para o tipo de cartas que tem sido tirado de suas "mangas", senhores gestores.

Pausa para um longo parênteses. (Sim, chega uma hora que o líder deve decidir, por isso ele está à frente. E aí entra a hora dos "dirigidos" entenderem a tomada de decisão. Lembre-se, nem tudo na vida é só direito. Há deveres também).

Eu me referi a cartas e mangas acima. Objetos que me fazem lembrar o mágico. A magia, nesse caso, está em promover a diferença, ou melhor, estimular e valorizar atos e quem faz a diferença. A indiferença trás prejuízos individuais, coletivos e empresariais. Às vezes, em curto prazo, às vezes, em médio, às vezes em longo. Ambos, indiferença e prejuízos, chegam de mansinho e mirram o que você tem de mais precioso: a vontade de fazer.

Mas a vacina para este vírus está no mesmo lugar de onde ele saiu, ou seja, do agente transmissor. No caso, da direção, do gestor, da chefia, da liderança. Está ai, portanto, senhores e senhoras, atentos com os bons valores empresariais de seus comandados, de sua equipe. E valorize, estimule, sempre, o relacionamento interpessoal. Essa é sua maior responsabilidade.

PS - Este é um texto de ficção. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

http://www.nossanoite.com.br/divadomasini


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
DivãdoMasini
Franca - SP



Comentários
01
Reporte abuso
Marcio Campos
Rio 20/02/2009

O que mais existe nas grandes companhias é indiferença.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br