Atualizado 13h19 Quinta, 22 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

A GM quer mais dinheiro. Me explica de novo?

728 acessos - 2 comentários

Publicado em 18/02/2009 pelo(a) Wiki Repórter tio.xavier, São Paulo - SP



A GM foi lá com o chapéu novamente pedir dinheiro público para o Obama. Alega estar sobrevivendo de um "empréstimo" anterior do próprio governo. Junto com o pedido de nova mesada, expôs ao Departamento do Tesouro norte-americano um plano para fechar mais 14 fábricas, eliminar centenas de revendedores e cortar 47 mil empregos neste ano em todo o mundo. Certo... e agora ela está pedindo quase U$ 17 bilhões.

O elefante está com as quatro patas quebradas. Entope-se de dinheiro de impostos que teoricamente deveriam destinar-se à assistência social, seguro-desemprego, saúde pública e educação, entre outras tantas coisas. Isso tudo sem nenhuma contrapartida social, nem garantia da continuidade dos empregos e ainda com promessa de extingüir completamente marcas "satélites" como a Hummer.

O capitalismo é um sistema lindo. Adam Smith deve estar tomando um drink com o Satan a essas horas. Quando uma empresa de qualquer natureza arrebenta a boca do balão com lucros astronômicos, fazem festa na laje com champanhe da boa e ovas de esturjão, posa-se para fotógrafos da Forbes e da Fortune e fazem até hola na arquibancada. Os lucros - claro - vão todos para o bolso de meia dúzia de investidores afortunados e outros tantos especuladores bursáteis.

Só que quando aparece a ineficiência, o balão da especulação estoura, o sistema entra em colapso, as apostas em ações naufragam e, enfim, a brincadeirinha de Banco Imobiliário despenca da mesa, entra em ação outro sistema: o socialismo. Socializa-se a miséria, socializa-se o prejuízo com a sociedade e corre-se ao famigerado Estado. Este, que segundo os neoliberais, deveria ser reduzido ao mínimo, ou quem sabe extinto. Claro que o mínimo inclui as burras abertas para os especuladores chorões e os megamilionários que caem em penúria (leia-se diminuir em alguns pontos percentuais seus lucrinhos).

Eu tenho uma sugestão para resolver o problema habitacional que está assolando o trabalhador estadunidense. Por que não lotear as mansões gigantescas que os capitalistas mantêm nos subúrbios e nas cidades ultravalorizadas, transformando-as em pensões e hotéis para hospedar as famílias desempregadas? Por que não aliviar o estresse da classe operária, enviando-os para os hotéis estonteantes em Dubai, onde o dinheiro não tem nem religião, pois certamente há judeus, muçulmanos, cristãos e xintoístas como cotistas nos mesmos prédios? Por que não pegar as frotas milionárias de Rolls Royces e Mercedes para emprestar para os desempregados procurarem trampo? Depois, claro, quando eles se arranjarem poderão mandar no lava-rápido e devolver, ora bolas.

Hoje me baixou o caboclo Bolchevique. Por estas e tantas que me convenço que só a expropriação das grandes riquezas será capaz de promover justiça social e eqüidade. E tenho dito, camaradas!

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
tio.xavier
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
luizsorrab
são bernardo do campo 08/03/2009

Tio Xavier, parabéns. Vamos escancarar, pois a nossa mídia não é livre imprensa, mas livre empresa, e como tal, se coloca contra o socialismo. Você se lembra o que fizeram com Gorbartchov quando ele queria aprimorar o socialismo? Colocaram um Ieltsin bebado capitalista. O Noam Chomsky explica que os capitalistas tem pavor contra qualquer acerto do socialismo pois a maioria pobre vislumbra a saída que inclui, é logico, despojar os ricos. A primeira etapa tem 3 vertentes. É participar ou apoiar a cogestão, o cooperativismo, e a última é ficar cada vez mais indignado com o capitalismo. Ficar indignado nos ajuda a viver eticamente. Sou WikiRepórter e abordo também estes temas como ziulsorrab.


 
02
Reporte abuso
Urbano
Rio de Janeiro 19/02/2009

Levando-se em conta que o mundo, quando a coordenação do mesmo estava sob a égide da Grécia antiga (Séc. VII a.C), era orientado pelos princípios éticos e morais, fundamentados na justiça e respeito, com base na razão; a seguir, bem mais adiante (Séc. X d.C), a coordenação do mundo passou para Roma, cujos princípios fundamentais eram determinados, sobretudo, pela política e religião, através do Édito de Milão, que criou o Cristianismo como doutrina; bem mais à frente (Séc. XVIII, o domínio gerencial do planeta Terra passou para a Inglaterra... e mais recentemente para os Estados Unidos da América do Norte, regido e fundamentado pelos princípios econômicos. Logo, a partir daí, tudo passa a ser feito e determinado em nome do capital. É perfeitamente compreensível, suscetível à defesa e, consequentemente, passível de perdão, desde que venha acompanhado de uma forte dose de convencimento lógico. Pois, o capitalismo, como um sitema - de significado, normas e valores - é fundamentado e fomentado pelo dinheiro - o capital, que tudo o que faz é de si e para si, arvorando-se de dono e proprietário de todo o "bem" e "valor" existente no universo, ainda que para isso, tenham que submeter vidas humanas e até nações inteiras às mais torpes humilhações de miséra e de fome, como a mais terrível das doenças. Contudo, pode ser até compreensível, porém, injustificável. Chega a ser absolutamente imoral!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br