Atualizado 13h19 Quinta, 22 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

O REDA invade a Bahia

5369 acessos - 6 comentários

Publicado em 29/01/2009 pelo(a) Wiki Repórter SOUZAECOSTA, Itaberaba - BA



Pensei que a terceirização fosse um fantasma do passado, mas observando a invasão dos REDAS, neste Estado, passo agora a imaginar que se mudam "as moscas, mas a m... continua a mesma". - Foto: J.Costa

São lastimáveis as informações de que na Bahia não tem serviço efetivo para o povo. Explico: sempre votei no pessoal do PT. Mania minha! Era o sonho de ver o País renovado. Aqui na Bahia, sempre fui coerente. Votei para senador, deputados federal e estadual a partir do quadro deste partido. Mas quando você passa a ver a diferença entre o discurso (não quero dizer ainda: demagogo!) e a ação (de governar), você imagina que pisou na jaca. Eu pisei na bola!

Agora mesmo o governo do Estado autorizou, através da Secretaria Estadual de Educação (SEC), a seleção simplificada de 3.908 vagas, por meio do REDA (Regime Especial de Direito Administrativo) para a educação. As vagas estão distribuídas para professores da educação básica, 2.027; 1.663 para professores da educação profissional e 218 vagas para técnicos dos níveis fundamental, médio e superior.
 
Quanto a dar trabalho ao povo, nada contra, o que é lastimável é o fato de que estes empregos funcionam como cabides-de-emprego, clientelismo puro do Estado. Além de ser uma forma de captação de recursos para os cofres públicos, representa para alguns caciques do interior o direito de controlar alguns apadrinhados e seus votos. Neste sentido, é preciso entender esta invasão do REDA como um aquecimento das eleições para o Governo do Estado em breve.

Pensei que a terceirização fosse um fantasma do passado, mas observando a invasão dos REDAS, neste Estado, passo agora a imaginar que se mudam "as moscas, mas a m... continua a mesma". Ou seja, ninguém quer mudar nada! Todos querem tirar partido do povo, da situação caótica, da crise mundial, e pronto...

Como disse, não sou contra que se dê emprego ao povo, não! Mas não suporto ver as pessoas passarem por certos constrangimentos, como trabalhar agora sob a tutela de um cacique político qualquer, que passa a ter controle sobre o "cidadão empregado" e seus familiares; e o pior, é um emprego de apenas três anos - depois, você é obrigado a se desligar da função, ficar de molho mais dois anos, para dar oportunidade a outros.

Parece que o REDA é algo humano, mas não é. Deve ser condenada a sua prática. Pois o quê os governos deveriam fazer, eles não fazem, porque, de um lado falta competência política e de outra, há total ausência de "vontade". Ao povo, restos!

Assim é que aqui, na Bahia, na terra de todos os santos, a invasão do REDA atingiu todos os setores do governo - universidades, câmaras, setores de rodagem, secretarias de saúde, de educação, institutos, procuradoria, agências do governo, enfim uma verdadeira invasão desta coisa chamada REDA - que se traduz na inércia do governo. Mas morreu o ACM... Mas o REDA continua... com o PT, numa confusão de siglas que dá dó!


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
SOUZAECOSTA
Itaberaba - BA



Comentários
01
Reporte abuso
Marcus Aurélio Virgilio
Salvador 19/02/2012

Fiz este ultimo concurso da secretaria de educação pelo regime REDA., mas não bem quais os benefícios trabalhistas que um funcionário desta categoria tem direiot. Você poderia me esclarecer?
Obrigado!


 
02
Reporte abuso
San Carneiro
Conc. do Coité 18/03/2010

Wagner, foi uma decepção para quase todos, não voto mais nele. É demagogo como os outros!


 
03
Reporte abuso
adilson purificação de jesus
salvador 23/08/2009

Achei o artigo bastante interessante e concordo plenamente, com todas as informações passadas, só assim mantendo o cidadão ciente dos seus direitos, poderá cobrar do governo uma mudança, pois as eleições se aproximam. Temos uma arma poderosa para dar o troco a eles, se os mesmos não revejam essa situação.


 
04
Reporte abuso
valmir oliveira
poçoes 18/08/2009

Estou decpcionado com este governo que se diz de todos nós. O que ele fez com os contratados foi desumano, ficamos horas numa imensa fila para concorrer à vagas em uma seleçao pública, com promessa de contrato por anos e renovável por mais. Ao final da primeira fase, ele demite e contrata por um tal de


 
05
Reporte abuso
ANA CLEIDE ARRUDA ALMEIDA
SALVADOR 06/05/2009

Achei o artigo bastante interessante e concordo plenamente com a sua reflexão. Eu sou funcionária do REDA na SSP / BA há mais ou menos três meses, e percebi que eles não estão realizando o recolhimneto do INSS e não estão fornecendo auxílio transporte para os funcionários. Ao ligar para a Coordenadoria Administrativa, eles informam que não temos direito ao Auxílio Transporte e que não é realizado o recolhimento do INSS para a nossa categoria, o que faz com que eu me sinta como uma estagiária do Governo Wagner. Você teria alguma informação se os itens citados são de direito nosso? Se for, pretendo entrar com uma ação na justiça, mas preciso de informações concretas e em pesquisas na internet ainda não achei informações relevantes sobre o assunto, até mesmo porque a nossa legislação é extremamente ineficaz. Desde já agradeço pela atenção, e parabéns pela reflexão apresentada.


 
06
Reporte abuso
Reinilton da Silva
Xique-Xique 27/04/2009

Trabalho pelo REDA e acho isso lamentável. O governo Vagner criticava bastante essa técnica e continua alimentando-a, parece até em Nível mais avaçado. Gostaria de perguntar o seguinte: "Passei em uma seleção do REDA há dois anos para auxiliar administrativo. Esse contrato vence agora em julho. Passei para Técnico de Nível Médio agora. Sei que é necessário pedir demissão de um para poder entrar no outro, mas li um trecho do seu artigo que diz: "...depois, você é obrigado a se desligar da função, ficar de molho mais dois anos, para dar oportunidade a outros". Quer dizer que eu não posso pedir demissão de uma seleção feita há dois anos pra entrar nessa desse ano de 2009? Responda-me.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br