Atualizado 13h19 Quinta, 22 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Marcos Valério não passa por isso

772 acessos - 0 comentários

Publicado em 16/01/2009 pelo(a) Wiki Repórter olimor, Brasília - DF



Luís é um típico cidadão conservador da classe média. Não gasta mais do que ganha, seguindo rigorosamente o orçamento familiar feito, no início de cada mês, na ponta do lápis. Cada gasto extraordinário - casa, filho, carro, viagens, computador e eletrônicos em geral - é minuciosamente planejado. Quando sobra algum dinheiro, prefere a tradicional caderneta de poupança, ignorando o entusiasmo de colegas e amigos sobre os ganhos mirabolantes na Bolsa.

Assim levando a vida, Luís certamente renunciou a alguns dos prazeres que os pequenos gestos de loucura irresponsável proporcionam. Até hoje não viu jeito de ir à Europa e se arrepende (um pouco) de não ter feito sua única viagem ao exterior (a Miami) na classe executiva e evitado as dores de coluna causadas pelo desconforto da classe econômica, que tiraram a graça do passeio.

Mas Luís sempre achou que esses pequenos sacrifícios valiam a pena, pois seriam compensados por uma velhice tranqüila, amparada por uma sólida conta bancária. E ainda deixaria um bom patrimônio para os filhos.

Achou errado. Há 20 anos ele próprio armou uma bomba-relógio que agora explodiu: comprou uma casa com financiamento do Sistema Financeiro da Habitação. A Caixa Econômica lhe emprestou o equivalente hoje a 180 mil reais que ele pagaria folgadamente, garantiu-lhe o gerente. Negócio seguro, garantido pelo governo.

Passados 20 anos com pagamentos em torno de 500 reais feitos rigorosamente em dia, a dívida não só não foi paga, mas cresceu para quase 500 mil reais, que Luís deverá pagar, nos próximos 10 anos, em prestações de quase nove mil reais. É isso aí: nove mil reais, valor superior a seu salário. Luís entrou com processo na Justiça para reverter a situação, mas enquanto o Juiz, na sua usual lerdeza, não despacha, o comedido Luís está com o nome sujo no SERASA e com enormes dificuldades de tocar sua vida financeira.

Infelizmente, Luís é um cidadão comum e não um Daniel Dantas para quem o presidente do STF fica de plantão para proferir decisões urgentes a seu favor e ainda comprar briga com o juiz empenhado em pôr o banqueiro atrás das grades. No mesmo dia em que um Luís deprimido e com auto-estima no chão era internado num hospital, com ameaça de enfarte, Marcos Valério, beneficiado por hábeas corpus presenteado pelo Dr. Gilmar Mendes, saiu da prisão e foi dormir num hotel cinco estrelas.


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
olimor
Brasília - DF



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br