Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Bem ou mal, as demissões começam este mês

744 acessos - 1 comentários

Publicado em 05/01/2009 pelo(a) Wiki Repórter JOTABE, LONDRINA - PR



Não, não se trata de nenhuma previsão de Mãe Diná ou de outro vidente qualquer. Também não se trata de uma previsão de algum nefasto cavaleiro do apocalipse que deseja desestabilizar o governo, portanto inimigo do povo. Muito menos queremos contrariar nosso guru sapiente e otimista. Mas não será diferente de anos anteriores: agora, com o agravamento da crise internacional e com o final de feira e de festa do comércio de final de ano, patrocinados principalmente pelo décimo-terceiro salário, iniciam-se as demissões. Primeiro são demitidos os temporários contratados; em seguida começam as demissões de efetivos, as empresas visando a redução de custos via folha de pagamento e encargos, e com isto gerando um aumento de emissão do seguro-desemprego.

O benefício do seguro-desemprego é pago a todos os funcionários demitidos sem justa causa (funcionário temporário e em experiência não tem direito), que não tem outra fonte de renda, inclusive os domésticos, desde que tenham recolhido o FGTS por mais de 15 meses. Tem direito os funcionários demitidos sem justa causa (inclusive dispensa indireta), desde que cumpram algumas exigências:

1. Ter recebido salários consecutivos no período de seis meses imediatamente anteriores à data da dispensa, de uma ou mais pessoas jurídicas ou físicas equiparadas às jurídicas;

2. Ter sido empregado de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à pessoa jurídica ou ter exercido atividade legalmente reconhecida como autônoma durante, pelo menos, 15 meses nos últimos 24 meses;

3. Não estar em gozo de quaisquer benefícios da Previdência Social, excetuados o auxílio acidente e a pensão por morte;

4. Não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família.

A quantidade de parcelas a serem recebidas e o seu respectivo valor serão de acordo com o número de meses trabalhados e pela média salarial dos últimos três meses. Atualmente, o valor máximo da parcela é de R$ 776,46 e no máximo cinco parcelas. A grande questão é que já em dezembro houve um aumento de 40% na emissão de seguro-desemprego e a tendência é de aumento.

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
JOTABE
LONDRINA - PR



Comentários
01
Reporte abuso
ClarissePound
são paulo 05/01/2009

Olá, muito boa tarde. Muitas pessoas sem empregos e muitos sem preparo prévio para conseguir emprego. Este é o real problema do Brasil. As pessoas, ou melhor, a grande massa, não se instrui para o mercado de trabalho, pelo menos isso ocorre em São Paulo (minha cidade natal), tanto que sobram vagas em Pat’s (Postos de atendimento ao trabalhador) por que o trabalhador não tem profissão. Não adianta tapar os olhos e colocar a culpa nos governantes, pois somos nós que votamos, não se esqueça. Concordo contigo que todo o início, quanto restante do ano, é complicado para conseguir trabalho, mas convenha que não há preparo das pessoas que procuram sua forma de ganhar a vida? Mande-me um e-mail e conversamos melhor sobre isso certo? Um grande beijo. [email protected]


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br