Jesus tem poder.
isso sendoh verdade ou não!
creio somente em Jesus.
amém!
O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!
Como funciona1 |
Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes Cadastre-se |
---|---|
2 |
Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação Enviar matéria sem cadastro |
Posts com vídeos
![]() |
Tatuagem (Chico Buarque) Publicado em 28/02/2020 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE |
![]() |
Guantanamera (Los Sabandeños) Publicado em 28/02/2020 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE |
![]() |
O Artista (Trailer Legendado) Publicado em 28/02/2020 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE |
A verdadeira história do bebê-diabo
Publicado em 27/06/2020 pelo(a) Wiki Repórter DivãdoMasini, Franca - SP

Tempos atrás prometi que nunca mais tocaria nesse assunto. Mas, a bem da verdade e intimado pelo amigo Amalio Damas, vou relatar, com absoluta exclusividade, toda a história sobre o nascimento de um menino com chifres e rabo em São Bernardo do Campo, Região do ABC Paulista, que viraria um marco no jornalismo brasileiro.
O bebê-diabo, assim ficou conhecido, transformou-se em literatura de cordel, filmes, documentários e deu origem a inúmeras publicações fantasiosas que omitiram o nome dos verdadeiros jornalistas do jornal Notícias Populares (NP) que participaram dessa publicação. Por isso, com tantos "pais" para o bebê-diabo, resolvi não mais escrever sobre isso, promessa que quebro agora. Um dia, caso uma editora se interesse conto toda a verdade num livro, para desmascarar as publicações mentirosas que invadiram o País depois que o bebê-diabo se transformou em lenda.
Em 1975 eu trabalhava pela manhã como repórter policial no jornal Correio Metropolitano, em Santo André, no ABC, e à tarde no jornal Notícias Populares, pertencente ao Grupo Folha, como repórter especial. José Lázaro Borges Campos, falecido, amigo inesquecível, era o editor de polícia do NP. Ibrahim Ramadan, nessa época, o diretor de redação. Eu e o "Lazão", assim ele era conhecido, morávamos em Santo André e todos os dias seguíamos juntos para o NP, no 5° andar da Folha de S. Paulo, na Alameda Barão de Limeira. No mês de maio daquele ano corria forte um boato dando conta do nascimento de um bebê que tinha chifres e rabo, num hospital de São Bernardo, ABC, que aterrorizava enfermeiras, médicos, falava grosso e até soltava fogo pela boca.
Com o passar dos dias, o boato se alastrou de tal forma que em todos os cantos das sete cidades do ABC só se falava nessa estranha criatura. Não faltavam padres, médicos, psiquiatras, pessoas do povo e até dados científicos para comentar sobre um possível nascimento de uma criança-monstro nesse hospital de São Bernardo. Com tantos comentários, Lázaro Campos me incumbiu de apurar os fatos e escrever uma nota sobre esse boato para o NP de domingo. Falei com a direção do Hospital São Bernardo, enfermeiras (os) e médicos. O engraçado é que algumas enfermeiras mostravam nervosismo e chegavam até a rezar o Pai Nosso quando eu tocava nesse assunto. Na verdade, garantiram-me os médicos, um bebê nascera com um prolongamento no cóccix e duas pequenas saliências na testa, problemas resolvidos com uma simples cirurgia na própria maternidade.
Escrevi esse relato, sem nenhum sensacionalismo, no dia 10 de maio de 1975, um sábado e deixei o texto, de 30 linhas, sobre a mesa do Lázaro. O jornal estava para ser fechado e eu desci para esperá-lo na padaria da esquina. Fomos embora juntos, sem comentar nada sobre jornal. No domingo pela manhã percebi que a banca de revistas perto de casa estava repleta de pessoas comprando o NP. Curioso, me aproximei e consegui o último exemplar que trazia a seguinte manchete: Bebê-diabo nasce em SBC". Fui à página 5 e gelei. Minha assinatura estava abaixo da manchete forçada. Fiquei apavorado, temendo processo e a demissão do jornal por justa causa.
Quando Lázaro Campos passou em casa, me recusei a sair para trabalhar. Mas, com seu jeito "mineiro", me convenceu, afirmando que assumiria a culpa da manchete, caso a direção se manifestasse desfavoravelmente. Entrei cabisbaixo no prédio da Folha. Na verdade, estava apavorado. Fiquei mais ainda quando recebi o aviso para me dirigir, imediatamente, com o Lázaro, à sala de Octávio Frias de Oliveira, dono do Grupo Folha. Entramos assustados na sala de Frias, esperando um sermão, antes da demissão. Pelo contrário. O homem, que eu ainda não conhecia pessoalmente, estava sorrindo e nos estendeu a mão, cumprimentando pela manchete e informando que, pela primeira vez na história, o NP bateu todos os recordes de venda em bancas.
Custei a acreditar que tudo aquilo era verdade. Segurava a xícara com café, oferecida pelo Frias, com dificuldade, tremendo e ouvindo somente elogios. E a ordem era para darmos sequência no assunto. E assim foi feito. A notícia tornara-se uma bola de neve. A tiragem do periódico, que era de 80 mil exemplares, ultrapassara a marca dos 200 mil. O povo acreditou na história e o NP começou a inventar uma saga para o bebê-diabo. O caso permaneceu na primeira página do jornal por inacreditáveis 37 dias.
Nas manchetes que seguiram, o bebê-diabo infernizou pessoas, pulou em telhados, pediu sangue para beber, tocou campainhas, palitou os dentes com um facão e até parou um táxi à noite, deixando o motorista assustado ao falar que o destino da corrida seria o inferno. Amado por uns, odiado por outros e temido por milhares, o bebê-diabo aterrorizou moradores de São Paulo e do Brasil, mesmo sem ter existido.
Edward de Souza é jornalista, escritor e radialista
Eu gostaria de conhecê-lo, ele deve ser uma boa pessoa e deve ter sofrido muito, ainda mais pelos preconceitos e falsos rótulos que recebeu !!!
Priemiramente, mortais!!! Boa noite,
Sr. Divado, este assunto é para ser questionado, como uma conclusão se é verdade ou mentira, e coletar vossas opinões gerais.
E não para criticar erros gramaticais de portugues!!! OK.
Certo eu Nasci no mesmo ano em 1975 em são Bernado do Campo, nesta mesma maternidade, na mesma hora local, e mesmo médico que auto analizou a mim!!!,
Bando de idiotas voçês acham o que, que um médico iria colocar sua carreira em risco com mentiras horrorozas!!! ahah
Pow o Rogério Araujo que escreveu o primeiro comentário, falou mal da escrita, e escreveu pior..
*o que "aocnteceu?" o professor primario liberou pra poderem postar opinioes sobre o texto?
vamos prestar mais atenção... ou vc não analiza os seus erros quando termina de escrever e repara somente o dos outros? e na sua escola seu professor esqueceu de explicar sobre usar o acento agudo, e a vírgula né?
ahhh Rô, sobrenome também se escreve com letra maiúscula ;*
E esse bebê diabo, é a coisa mais idiota que já vi..
Nossa quanto comentario mal escrito e com erros basicos de portugues?
o que aocnteceu? o professor primario liberou pra poderem postar opinioes sobre o texto?
que pessoal anarfa, se liga, aqui nao é orkut nao pessoal
bom refletir o que escrevem e como escrevem, imagine, uma questionou o KI????? QI o zebrita....
professor, faça uma revisao nos alunos, sim?
Ninguém precisa duvidar que o bebe era falso, mas, que o dono do jornaleco era verdadeiro era, e o jornalista que fez a reporcagem também. Daí a gente ve quem foi que escreveu a (falsa) história do Brasil em todos esses anos.
Sim ele existiu de verdade, o conheci depois de tanto tempo. Tem até um video dele no youtube, agora com 37 anos..Aí vai o link
http: / / www.youtube.com / watch?v=EkYDKHv53N0
Eu Acredito Que Nasceu mesmo Que Deus Não querer se Estragar a Semelhança Dele.. '-' Seria Possível Nasce um bebe diabo.. .-. Vocês Podem me Achar loca. Mais curto muito wingdings e etc. E Acredito Que Asiste o -lucifer- '-' ele quer q vocês Achem que ele não existe .-. .Ele aparece em todo lugar TV.MUSICA e Etc '-' Antes De Ouvi algo procure mais sobre ela '-' As Vezes vocês Podem ta adorando o lucifer.. D: e não A DEUS ... Vo dormi hehe Tenho Escola Amanha A Tarde ,Beijo '-' E Durmen Com DEUS
Puxa nao sei como esses povo tem o ki baixo
Isso tudo e mito gente
Deus nao ia estragar sua imaguem e semelhaca
Ainda mais com bebe
E pra acabar mesmo em kkk
isso e estranho isto nao e de deus ele nao seria capas de faser isto ainda mas com uma criança♥
É verdade que esse menino naceu com rabo e chifre?
eu ñ acredito nisso só acreditor vendo esse menino?
Eu tomei conhecimento da historia do Bebê-El-Diablo, só que o lugar de nascimento foi no nordeste, apenas e tão somente se criou em São Bernardo do Campo. Ganha uma balinha quem adivinhar.
como assim? ele tinha voz grossa mesmo ? explicô muito mal meu, o chifre eu seu q era só um probleminha mais como assim solta fogo pela boca?! aff
isso tudo e enveçao são muito idiotas colocam no jornal e logo as pessoas pessoas ficam medo e depois bandos de sem noções colocam no jonal da qui a pouco vão que acharam o pre grande
O Bebê Diabo realmente existiu,foi algo real,pois eu conheci a criança pessoalmente ou melhor dizendo o diabinho,mas ele infelizmente foi vencido pelo Chupa Cabras que o derrotou,chupando todo o seu sangue!!!
isso é uma metira mas que tudoo nesse mundo
essa historia e de mentirinha e que o povo antigo gostava e acreditava em tudo pois eram muito inocente sem nehuma curiosidade para descubrir a veracidade das noticias, pois fala o que quer quem tem boca vai aroma.
o bebe diabo realmente esiste ou nao? ou ele ja morreu?
Já ouvi falar só quero saber que tipo de anomalia essa pobre criança teve. O resto o povo aumenta
nossa é ate dificil de acreditar
que nasceu um bebe assim deve ser muito dificl para ele
Quando a imaginação do povo quer se mostrar superior à ciência ou à medicina, esse tipo de coisa acontece.
Minha professora contou essa historia na facul shuahusauhas
entre o dia 11 de maioe 8de junho de 1975 ,o jornal notícias populares publicou 27 títulos de primeira páginas com pericias do bebe diabo uma criança que teria nacido com chifres e um rabo com 5 em centimetros em são bernardo do o campo.A insólita saga forgada em um mononotomoplantãode sabado ,incluia capitulos delirantes, com os paseios do montrinho pelos os telhados das casa , e fez evaporar todos exemplare das bancas aqui sao as datas importante do bebe diabo
KKKKK JA SEI O QUE DEVE TER ACONTESIDO. A MAE DELE TRANZO COM 1 BOI E SAIU COM CHIFRES E RABO KKKKKKKK
hummmmmm.... imagina um desses circulandoo pela minha cidade??? heim yanka? sem palavrass bya naum acredito nissooo!!!
eu acho que esse primeiro comentario é um absurdo e nem sabe escrever
eu matei o bebe diabo e fis nele uma cicatriz no formato de uma cruz, em nome de deuz!!!!
QUI LEGAL VC E O CAPETA EU SOU O HOMEM DELE DO CAPETA
BB COM CHIFRES TA AMARRADO, DISTRUIDO EM NOME DE JESUS
Nossa ha tamto tempo ... queria que todo esse Brasil passasse a saber mas sobre tudo que vem acontecendo ...falta muita imformação ..
Nossa que interessante. O bebê-diabo mais tá amarrado em nome de Jesus!!!!!
Se o sr. José A. Furquim conhece alguém parecido com o personagem da história...certamente não é o mesmo. Como disse o Joel, o bebê morreu após um pastor ter orado, expulsando o mal que estava no mesmo.
Ainda criança no Estado da Bahia, tinhamos um LP (evangélico) onde uma das faixas contava essa "história". A letra era +ou- assim: Os pais deixaram de ser evang. e fizeram um pacto com satanás, entregando o filho que ainda estava no ventre. 5 homens não seguravam o BD. Um pastor orou e BD morreu.
Realmente, uma história impressionante, mas será que isso é fato? Achei muito interessante, mas acho que tudo é possível. Também pode não ser verdade...
A história é real, eu acho que conheço ele. Ainda mora em São Bernardo e está com 35 anos, é gente boa. Acho que a gente não pode ter preconceito. Só porque ele tem rabo, chifres e cospe fogo, não significa que não pode ser como qualquer outra criatura (de Deus?).
Legal... e interesante Mas não creio que isso seja verdade.
Eu me me assustei de tanto rir desta palhaçada. Niguém viu o cão e fica falando dele. Sabe nem se o cão tem rabo ou chifres.
Nossa, fiquei chocada com essa história, mas queria saber o que aconteceu com o bebê-diabo e se tem foto mesmo dele. Queria ver como ele era de verdade e também queria sabe se a mãe dele ficou com ele ou não quis o bebê. Nossa essa história me chocou. Espero a resposta.
Meeu Deus!! Só povo sem cabeça para acreditar nesta besteira de "bebê diabo"... Estava na faculdade e a professora trouxe a matéria do "bebê diabo". As pessoas ficaram se perguntando como caíram nessa babozeira...
Como é que vocês sabem que era o bebê diabo, se ninguém nunca viu o cão?
Não acreditei nessa ideia, pois acredito que foi só uma jogada de marketing do jornal na época que publicou tudo isso.
Na época das reportagens do Bebê Diabo, eu tinha 9 anos, e gostava muito de desenhar inclusive conheci o estúdio do Maurício de Sousa que era no mesmo prédio da Folha de S. Paulo e Notícias Populares e me perguntava como poderia ser verdade se nas manchetes só apareciam ilustrações, e nunca fotos.
É sempre o Grupo Folha! Os anos passam, mas a picaretagem em forma de notícia continua! Ontem era o “bebê-diabo”, hoje é a “ficha (falsa) de Dilma Rousseff”, o encontro (não comprovado) dela com Lina Vieira...
Adoro o jornalista Edward de Souza, e soube que, faz uma semana, ele inaugurou seu blog. Teriam o endereço eletrônico? Quero sempre ler seus artigos, caso sejam postados neste site, por favor, me avisem. Liliana Diniz.
Incrível eu fiquei apavorada com tudo isso. Quando eu vi o vídeo no Youtube contei para minha mãe e nem imagina que isso fosse lenda ou um NP porque gente só o que falta nesse mundo?! Bebê diabo!! São uns idiotas...gente ñ acredite, isso é papo furado!!!
Inacreditável a história. Faço jornalismo e caiu essa notícia na minha prova de ética. Isso tudo para criticá-la eticamente, apontando quais artigos feriam o código. Aí resolvi pesquisar um pouco e olha quem eu encontro, o verdadeiro jornalista que fez a matéria, e o verdadeiro processo de como surgir. Gostei muito, parabéns...
Isabella! Boa idéia. Será que a gente consegue localizar o adulto-diabo? Acho que não, como você bem disse, deve ser barra ser reconhecido dessa maneira. Abraços. Marcos Masini Blog - Divã do Masini. www.nossanoite.com.br / divadomasini
Poxa, pra vocês verem como o jornal tinha poder de manipulação das pessoas... Imagina, eu contei essa história pra minha avó e ela disse que lembra disso tudo, e acreditava que o bebê era diabólico. Quando eu li pra ela a parte que o editor confessa que era tudo mentira, ficou chateadíssima, pois na época ela ficou aterrorizada, tinha pesadelos com o bebê, essas coisas. Huhuash... Mas quem não teria medo? É muita coincidência um bebê nascer com uma prolongação no cocsis ao mesmo tempo em que nasce com duas saliências na testa... Coitado, hoje ele já deve ser um homem (se não morreu). E lembrar que era chamado de diabo por todo o país deve ser barra.
Natalia! Realmente foi. Mas percebeu como a notícia por si só não foi interessante? Quando meu amigo Edward a escreveu era desmentindo os fatos. Mas caiu como uma luva para um jornal que sempre vendeu "sensacionalismo", daí, resolveram encaixar uma mentirinha aqui, outra ali... Hoje, sabemos muito mais sobre manipulação jornalística, mas à época os jornais ainda eram sagrados, mesmo um NP da vida. Abraços e obrigado pelo comentário. Marcos Masini.
Eu tomei conhecimento da historia do Bebê-El-Diablo, só que o lugar de nascimento foi no nordeste, apenas e tão somente se criou em São Bernardo do Campo. Ganha uma balinha quem adivinhar.
Huhuhuash... Esse Bebê-Diabo deve ter sido como o fim do mundo na virada pro terceiro milênio.
Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.
