Atualizado 22h02 Terça, 06 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

O que a União Brasileira de Escritores pode fazer por mim

753 acessos - 0 comentários

Publicado em 23/02/2012 pelo(a) Wiki Repórter valdeck, Salvador - BA





Escritores se reuniram em Ribeirão Preto-SP, em 2011 - Foto: UBE - Divulgação
Escrevo poesias desde os doze anos e somente aos trinta e nove consegui publicar o primeiro livro. Nesse meio tempo amarguei uma longa espera pela promessa de uma secretaria de cultura do interior da Bahia até que, mais de vinte anos após, resolvi editar minha obra por conta própria. Meu lema é “correr na frente, pois quem corre atrás chega por último”. Depois do primeiro livro e de me integrar com outros poetas e escritores, fui conhecendo melhor a caminhada, reconhecendo o percurso e tentando retirar pedras do caminho.

Em qualquer jornada, entretanto, a gente encontra com bons e maus companheiros. Alguns te acompanham pelo resto da vida; outros só estão dispostos a compartilhar os momentos de glória e aplausos; e mais alguns desistem na primeira esquina, na primeira topada. A sobrevivência é mais urgente que literatura, poesia, coisa de quem já encheu a barriga. No entanto, sem a arte o mundo seria um deserto, as relações sociais seriam frágeis e as consequências são imprevisíveis.

Previsível, porém, é a queixa de todos nós, sejamos escritores, poetas, políticos. Cada um quer ganhar um espaço, alcançar o sucesso mas, nem sempre a cooperação e a solidariedade, junto com a boa vontade e o espírito de conjunto nos move para tal. Esse é, talvez, o maior entrave e a maior dificuldade a ser vencida por quem se junta a um grupo que luta por interesses comuns. Assim eu me senti quando resolvi me associar à União Brasileira de Escritores – UBE.

A primeira pergunta que me veio à mente foi: “O que a UBE pode fazer por mim?”. Após alguns anos esperando colher os frutos que não plantei, parti para a ofensiva: participar de eventos, trocar informações, intercambiar experiências, ir aos encontros, simpósios, mesas redondas, seminários, congressos e afins. Além disso, busquei criar e construir possibilidades, me aliar e me associar a tantos quantos fossem os grupos de escritores, poetas, repentistas, cordelistas, artistas da palavra. O resultado é pequeno, ainda, mas agora eu tento mudar o fluxo da maré, levando minha contribuição ao grupo.

Em 2011, depois de participar do Congresso Brasileiro de Escritores, em Ribeirão Preto-SP e ver o afinco e garra com que os diretores e conselheiros da UBE trabalham em prol do bem comum e das conquistas inclusivas eu mudei a pergunta: “O que eu posso fazer pela União Brasileira de Escritores?”.

* Valdeck Almeida de Jesus é jornalista, escritor e poeta. Site pessoal www.galinhapulando.com – E-mail: [email protected]


http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=3516243

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
valdeck
Salvador - BA



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br