Atualizado 11h58 Terça, 06 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

Ausência de respeito!

463 acessos - 2 comentários

Publicado em 12/02/2012 pelo(a) Wiki Repórter valdeck, Salvador - BA



Quando dizem que artista brasileiro é mais reconhecido e cultuado lá fora do que aqui no Brasil, insistimos em contestar esse fato e teimamos em refutar outro fato: Não damos, aqui em terra Brasilis o valor merecido aos nossos artistas, salvo o modismo, e muitos deles que vão para o exterior brilham lá e são relegados cá!

Na sexta última (10-02), convidado a participar do lançamento da 2ª edição do livro “O Verdadeiro Paraíso” do escritor, músico e poeta Carlos Ventura na Academia Baiana de Cultura, presenciei justamente esse exemplo de desvalorização de um artista da terra.

Carlos ventura, baiano que a um tempo reside em Berna, na Suíça, e lá preside a seccional Suíça da Academia de Letras do Brasil e a Associação de Artistas brasileiros na Suíça, vem empreendendo um trabalho de divulgação da música e literatura brasileiras, além de possibilitar a entrada de artistas brasileiro na Europa, promovendo e mostrando seus trabalhos.

Ora, não obstante o valor e a competência de Ventura, só isso já seria motivo de reconhecimento do seu valor. Além de tudo, lá na Academia de Cultura da Bahia, foram entregues diplomas de mérito da Academia Brasileira de Letras seccional Suíça, a vários poetas escritores e projetos literários além da própria Academia de Cultura, no caso, a anfitriã.

Na pauta da reunião, após homenagens e palestras corriqueiras à Academia, foi deixada para o fim a apresentação e homenagem a Ventura. Infelizmente, por falta de organização ou critério e respeito, Carlos foi interrompido no meio de sua apresentação para leitura da ata da reunião anterior da Academia o que, por hábito, provocou nos acadêmicos e confrades se retirarem do recinto, esvaziando o local e, daí, Ventura, com a educação e simplicidade dos grandes, voltou a se apresentar e entregar os diplomas de mérito já citados. O mais absurdo disso tudo foi o fato de que no momento de entregar o diploma à Anfitriã, a Academia de Cultura da Bahia, o seu presidente havia se retirado, com certeza para assuntos mais importantes, e não tinha quem recebesse a comenda. Ficamos todos esperando por alguns minutos até que ele voltasse para a homenagem.

Alguns amigos têm me chamado a atenção para esse meu jeito meio indignado de ser nessas situações, mas não dá para aquietar diante de tal desrespeito seja a Ventura ou a qualquer outro artista que, por merecimento, seja convidado a mostrar seu trabalho.

Fica aqui o registro da minha indignação não pela falta, mas pela “ausência de respeito” ao artista e à obra por parte de quem deveria respeitá-lo e valorizá-lo.

Aos mais curiosos, informo que, apesar de todo o ocorrido, assisti ainda a um resumido Show de Ventura e do violão de Luciano Factum que me encheram de orgulho por ter gente nossa e como a gente brilhando lá fora por nós.
Bravo Carlos Ventura...!

Parafraseando Ernesto Guevara: “Ai que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”...!!!


Jorge Carrano

Publicitário, escritor e poeta
[email protected]

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
valdeck
Salvador - BA



Comentários
01
Reporte abuso
Renata Rimet
Salvador 15/02/2012

Lhe entendo perfeitamente Carrano, caso não estivesse presente ainda assim ficaria envergonhada por tal comportamento...


 
02
Reporte abuso
Rosangela Gralha
Lausanne Suissa 13/02/2012

Nao existe "ausencia de respeito". Simplesmente as pessoas TEM ou NAO TEM respeito.

Triste episodio... ou melhor... vergonhoso!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br