Atualizado 19h08 Segunda, 05 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Grupo Gay contabiliza seis homicídios de homossexuais

609 acessos - 0 comentários

Publicado em 21/01/2012 pelo(a) Wiki Repórter valdeck, Salvador - BA



Cartaz da 11ª Parada Gay 2012 - Foto: Grupo Gay da Bahia - GGB
Por: Tássia Correia

O Grupo Gay da Bahia divulgou nesta sexta-feira, 20, uma nota em que eleva o tom contra o governo do Estado com acusações de falta de diálogo para políticas contra homofobia e aumento dos índices de violência contra gays.

Pelas contas do grupo, nos vinte primeiros dias desse ano, seis homossexuais foram mortos na Bahia. "Passamos a ter, nesse início de 2012, um LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travesti) assassinado a cada 3 dias", bradou o antropólogo e fundador da entidade, Luiz Mott.

A nota cita quatro casos de homicídios contra gays em Salvador: o de um pai de santo morto no subúrbio ferroviário, o de duas lésbicas encontradas mortas na Barros Reis e o de uma travesti assassinada, segundo o GGB, pelo próprio irmão no dia da Lavagem do Bonfim.

O quinto caso aconteceu em Barreiras, oeste baiano. O corpo do funcionário público Eliano Souza Bezerra, que trabalhava na Câmara Municipal de Barreiras, foi encontrado na quinta-feira, 19, no Rio Grande. O rapaz foi morto a pedradas por dois homens, presos em flagrante por policiais militares.

No momento do crime, uma testemunha ouviu uma discussão sobre uma pedra de crack e os gritos do funcionário público pedindo para não ser morto. A sexta vítima, citada pelo GGB, é Joabison Dias Cruz, de 19 anos, morto a tiros em frente a casa onde morava no município de Itororó, sul da Bahia.

Apesar de em alguns dos crimes, a polícia apontar envolvimento com tráfico de drogas como motivação, Mott afirma que isso não diminui a gravidade dos dados. Para ele, a discriminação e a falta de punição para envolvidos em crimes contra homossexuais colocam essas pessoas em situação de vulnerabilidade, o que aumenta a insegurança.

"A violência letal antihomossexual atingiu na Bahia seu limite máximo de insuportabilidade: ou o Governo realiza ações radicais de controle da homofobia, ou o Grupo Gay da Bahia vai iniciar ação internacional junto a OEA denunciando o Estado de improbidade administrativa e prevaricação governamental pois a comunidade homossexual – que representa 10% de nossa população – está em pânico e não suporta mais o clima de insegurança. Wagner e a primeira dama são reconhecidamente amigos históricos dos gays, mas a política governamental para esse segmento não está funcionando!", atacou.

A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que não poderia comentar a nota, pois o secretário Maurício Barbosa está viajando. A Polícia Civil, por meio da assessoria, pediu prazo até a terça-feira para avaliar os casos citados na nota do GGB.

Fonte: A TARDE

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
valdeck
Salvador - BA



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br