Atualizado 23h42 Quinta, 08 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Press Releases

Férias - Nutricionista ressalta importância do equilíbrio entre guloseimas e alimentação saudável

481 acessos - 0 comentários

Publicado em 10/01/2012 pelo(a) Wiki Repórter RM, rio de janeiro - RJ



Férias costumam ser sinônimo de maior liberdade: horários mais flexíveis; passeios; almoço fora de casa, o que implica, muitas vezes, menor rigor na escolha dos alimentos; lanches no cinema etc. Quando se trata de criança, então, logo se intensificam os apelos por sorvetes, balas, hambúrgueres e refrigerantes, por exemplo. Nutricionista do Prontobaby – Hospital da Criança, Márcia Vivas lembra que as "escapadas" da rotina têm seu lugar e valor, porém, a melhor escolha é fazer a combinação correta e equilibrada.

"É importante pensar de forma balanceada. Colocar o que a criança gosta junto com alimentos saudáveis é um bom começo de negociação; uma dica para agradar pais e filhos", lembra. Para a nutricionista, a equação é simples: criança feliz é igual a pais contentes. "Nas férias, após um almoço com cardápio sadio, é possível ir ao cinema/teatro, fazer um lanchinho fora dos padrões, bem gostoso e depois, ao voltar para casa, retornar à alimentação sadia", diz Márcia.

Ela destaca que é importante evitar um "choque" muito grande entre a alimentação mais regrada e as guloseimas durante o período de férias. Nesse cuidado, os pais têm papel fundamental: "Nada melhor do que todos comerem à mesa, em espírito de família e com um cardápio simples, mas com muitas cores. E, claro, que os mais velhos deem o exemplo", orienta a nutricionista.

Outra dica é aproveitar o tempo mais folgado para envolver a criança no preparo dos alimentos - sempre com segurança, para evitar acidentes. Isso facilita a aceitação daqueles alimentos menos favorecidos no paladar dos pequenos. Por exemplo: "Batatas podem ser oferecidas cozidas, na forma de purê; cenouras podem se transformar em ’palitinhos' crocantes; brócolis, em "árvores da floresta".

Hidratação

Por conta do calor, picolés, sorvetes e até os frozen iogurte costumam ser cobiçados com o objetivo de "refrescar". O valor calórico dessas guloseimas geladas é variável: "Devido à composição nutricional, o picolé tende a ser menos calórico do que o sorvete. Já o iogurte frozen, por ter ingredientes de livre escolha, pode elevar ainda mais as calorias", contabiliza a nutricionista do Prontobaby, lembrando a máxima: "Com equilíbrio, moderação, tudo pode, desde que se observem, claro, as condições de cada criança (obesidade, diabetes, necessidades nutricionais específicas etc.)".

Contudo, as melhores fontes de hidratação são mesmo a água natural ou de coco e os sucos de frutas. "Além de hidratar, eles auxiliam a desintoxicação do organismo. A água de coco é ideal para toda pessoa e os sucos de frutas naturais são sempre bem-vindos, desde que não sejam açucarados", diz Márcia.

Estratégias para boas escolhas

Fome; o apelo da cor, da forma e da "diversão"; brindes e campanhas publicitárias. Misture tudo e está pronta a fórmula perfeita para fazer de qualquer bolinho a refeição mais cobiçada no mundo. Para ajudar a enfrentar apetites vorazes por novidades, a nutricionista do Prontobaby dá algumas dicas que valem ouro:

- Prefira fazer os programas após a hora do almoço, quando a criança estará com menos apetite.
- Quando o passeio for longo, procure levar frutas e biscoitos sem recheio para oferecer na hora da fome.
- Deu a hora do almoço, vocês estão na rua e ainda vão ao cinema? Procure um restaurante que sirva comida de qualidade, com opções de carne, saladas, legumes e cereais e aproveite esse momento de descontração.
- As praças de alimentação dos shoppings centers, repletas de fast foods, são um convite à extravagância. Se você escolheu esse dia para quebrar as regras, tudo bem, faz parte. Mas não faça do hambúrguer ou cachorro quente uma rotina, sob pena de ter problemas com a balança.
- Tenha sempre na bolsa suco em caixinha pequena. Essa embalagem é prática, mantém a conservação e vem com canudinho, o que possibilita o consumo em qualquer lugar.
- Salgadinhos: se o consumo é moderado, a coxinha não fará mal. Mas, lembre-se: frituras e produtos prontos devem ser consumidos no máximo duas vezes na semana, por isso, sempre que possível, dê preferência aos assados.
- Use do bom senso sem moderação. Ele é o melhor aliado na hora de saber o certo e o errado; de reconhecer o limite.
- Lembre-se: um bom exemplo e muita conversa e informação valem mais do que qualquer guloseima, por mais tentadora que ela possa parecer.


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
RM
rio de janeiro - RJ



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br