Atualizado 01h22 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

"Reflexão política. Brasil: o poder, o homem e a corrupção"

2657 acessos - 9 comentários

Publicado em 26/10/2011 pelo(a) Wiki Repórter mirna_cavalcanti_de_albuquerque, Rio de Janeiro - RJ



Platão e a Ciência Política "Ele foi o primeiro e talvez o último (ser), a sustentar que o estado deve ser governado não pelos mais ricos, os mais ambiciosos ou os mais astutos, mas pelos mais sábios." Percy Shelley - Foto: Internet
Amigos leitores,

A maioria das vezes o homem não sabe lidar com o poder.

Falemos de duas hipóteses.

Se tem fortes Princípios, jamais os usará a seu favor – ou ao dos seus – sejam parentes, amigos ou/e correligionários.

Se tais ’Princípios’, no entanto, são tíbios e ainda incipientes, não estratificados- mas tem a criatura boa índole, possivelmente iniciar-se-á uma luta íntima quando a ganância sobrepuser-se à Ética. Aquela será, neste caso, colocada na balança e sairá vencedora. Os referidos Princípios?... Esquecidos, pois lhe convém. Está a tecer politicamente futuros cargos, para alçar vôos mais altos.                   Vende mesmo sua alma ao diabo.
Temos exemplos de políticos assim. Perpetuados, encastelados no poder, como se fossem existir 'ad aeternitatem'.

Um aspecto triste deste agir é que, mesmo ’poderosa’, transforma-se a criatura apenas na sombra de quem e do quê poderia ter sido como Ser Humano. Cai do alto de sua torre de barro (jamais de marfim...) e esfacela-se, não lhe sendo mais possível recompor-se frente a si mesmo. A propósito, lembro-me de ensinamento de Platão, que transcrevo com adaptação minha e peço-lhes entendam como metáfora inversa: “Vivemos no mundo do irreal onde tudo o que vemos é somente uma sombra imperfeita de uma realidade mais perfeita”

Por outro lado, em se tratando do primeiro caso referido, ie: em sendo dotado de sólidos Princípios, pode ainda a criatura pública ficar cega por tudo o que o Poder lhe concede e é levada a atuar também com despotismo e arrogância, pensando que a tudo e a todos pode ’comprar’, de uma ou outra forma...
Que está acima da lei... Quanto engano...

Lamentável é constatar-se que isso ocorre principalmente aos seres públicos nos países de origem latina. Nos países anglo saxões e mesmo em alguns do Extremo Oriente (cito como exemplo positivo o Japão), se acontecem distorções de caráter e o conseqüente comportamento indevido com a coisa pública (res publica), o agente excusa-se publicamente mostrando arrependimento. Alguns mesmo, por demais envergonhados , chegam ao suicídio.
No momento, o que mais me interessa diretamente são os políticos (politiqueiros?)(*) em nosso país, no qual o número de escândalos se sucede e mesmo multiplicam de forma assustadoramente surreal.

Deixam os cargos  ainda com honras, pompas e glórias. Afirmam uma inocência que se contrapõe frontalmente aos seus atos, aos fortes indícios e às provas existentes...
Sem estudos quaisquer que sejam de fisiognomonia ou conhecimentos maiores da linguagem corporal, o observador mais atento verifica que estão a faltar com a verdade.

Quanto ao poder central, tristemente, só afasta os acusados após a mídia noticiar. E, para o cúmulo do despautério, ainda agradece os (sic) excelentes serviços prestados ao país.

No entanto, para eles, a lei da gravidade inexiste, pois 'caem para cima'.

Nem tão espantosamente, a maioria das vezes, voltam a ser chamados a ocupar outros cargos no governo, em descompasso e desobediência à própria Constituição Federal.

Tampouco se ouviu falar de que foram devolvidas às burras do Estado as vultosas somas que delas foi retirada de uma ou outra forma.

Assim tem sido com TODOS os afastados forçosamente por corrupção. Não irei nomeá-los, pois não se faz necessário

Enquanto isso, muitos cidadãos honrados seguem morrendo em filas de hospitais, outros sofrem os horrores de verdadeiro holocausto, pois são ínfimos e míseros os valores percebidos como aposentadorias e pensões...
Morrem lenta e dolorosamente- e governo algum jamais veio a público pedir-lhes perdão e restaurar-lhes os direitos.(**)

Lembro, por oportuno: é questão suprapartidária. É assunto – este sim – não só de interesse nacional como da própria sobrevivência da democracia.


(*)Ressalvo aqui pouquíssimos políticos.Tampouco necessitam de nomeada. A mídia mostra-nos a todos, diuturnamente, sempre em ações positivas, a cumprir com os deveres de seus cargos representativos.

(**) Presidenta Dilma: antes que mais inocentes morram,  ainda dá tempo. Espero em Deus. Seu antecessor nada fez por essa classe tão vilipendiada. Faça-o Vossa Excelência.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque

Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 2011

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
Claudio Roberto Paixão
Maringá 30/10/2011

A ambição faz parte do ser humano,causa ancentuada ainda mais na politica,que por desinformação e irresponsabilidade de votos de eleitores dependentes e sem noção fabricam no dia a dia a classe dos politicos corruptos que estão na vida publica para se servirem dela. A educação ainda é o melhor caminho para eliminar os corruptos que infestam essa nação.


 
02
Reporte abuso
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
RJ 29/10/2011

Amigos! Até amanhã,se Deus quiser,responderei a todos os comentários.Desculpem-me mas só os li há pouco (tb ñ tive tempo ainda de responder aos comentários- em blogs e sites outros - tecidos sobre este artigo) -Aliás: só o fiz no blog da amiga NICE VELOSO q aqui se pronunciou,p / alegria nossa.
Há bravos amigos:NÓIS(atuante e inesquecível), AJURICABA,(objetivo,prático),Amaro Walter da Silva(sofrido aposentado,mas batalhador)
José Manuel Vázquez Fonseca(amigo gentil de Espanha!)

Grata a tds!


 
03
Reporte abuso
ajuricaba
Manaus/AM 28/10/2011

Mais um artigo excelente. Só uma pena: invocar a governANTA é inútil. Ela só é atiradora de grampeador.


 
04
Reporte abuso
José Manuel Vázquez Fonseca
Siero (España 27/10/2011

Buen blog y buen artículo.


 
05
Reporte abuso
nois é nois
sp 27/10/2011

2ª parte) manter o ritmo ditado pelo seu (mestre)--hoje um pouco mais comportado tentando pela segunda vez colocar meus comentários neste espaço--acho que desta vez vai--eu fico me perguntando?? porque será de tanta ojeriza a ladrões?? teria eu sido um deles em vidas passadas?? vou continuar me indignando sempre--aqueles de direito que trata seu povo feito cidadão de 2ª classe--merece nosso repudio--nosso desprezo,seja lá quem for--apenas títulos não enobrece o (REI)


 
06
Reporte abuso
nois é nois
sp 27/10/2011

Boa tarde Dra Mirna--forte abraço e seja bem-vinda--tem feito falta aqui nesse "nosso espaço"--temos um turbilhão de abnegados escrevendo pelos quatro cantos desse Brasil--indignados com o soberbo comportamento de alguns políticos "brasileiros"aspas pelo procedimento dessa corja--deixa eu me ater no entusiasmo,pois vou ficar a tarde toda só nos elogios--aprecio sua sutileza nos teclados,sempre buscando o momento (ZEN) em suas discórdias--já seu súdito um verdadeiro mala-sem-alça-não consegue


 
07
Reporte abuso
Nice Veloso
Salvador 27/10/2011

Pessoas que se ligam só no poder e na fama são verdadeiras bestas humanas. Gastam o tempo acumulando inutilidades e não enxergam o verdadeiro sentido da vida!


 
08
Reporte abuso
Amaro Walter da Silva
Bananal - S.P. 27/10/2011

Bem colocado o assunto. Ainda ontem, vi as notícias no jornal televisivo e, mais uma vez, a lei da gravidade foi alterada. Cansei de reclamar; mas não paro não, porque se pararmos, aí sim a vaca vai pro brejo. Não sei porque , mas ontem toda hora me vinha à cabeça a Marselhesa: ! allez enfants de la Patrie! Le jour de gloire et arrivé.Fim da vilania, da tirania......pois o que temos hoje é a TIRANIA como forma de governo......ninguém melhor do que um aposentado para ter essa sensibilidade....


 
09
Reporte abuso
nois é nois
sp 26/10/2011

Sem rodeios--,sem medo--,fui lendo---relendo--,muito dos trechos não entendendo--,mas sou teimoso feito mula empacada---quando fomos chegando no final da matéria não restou uma sombra de duvidas--quase 90% dos "nossos representantes--são corruptos--,foram corruptos-,e os demais ficam no aguardo esperando vaga--para serem os futuros corruptos--foi o que deu para arrumar no momento--sabemos que o caso é muito mais grave--resta ao povo união--sabedoria,e um pouco mais de empenho contra essa tropa--


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br