Atualizado 19h56 Sexta, 16 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Deu no papel

Al Qaeda cria orgão de propaganda para recuperar a Espanha

429 acessos - 0 comentários

Publicado em 21/05/2011 pelo(a) Wiki Repórter Jefferson Nóbrega, Brasília - DF



A Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQIM em inglês) acaba de publicar um comunicado em fóruns jihadistas anunciando a criação do Instituto de Produções Midiáticas Al-Andalus, orgão de propaganda jihatista que nasce com o principal objetivo de "restaurar a terra islâmica usurpada", na Espanha.

Por Yolanda Alba - Infomedio
Tradução De Olho na Jihad

Este centro - explica a organização terrorista em comunicado ao qual tivemos acesso - é reponsável por difundir e elaborar as ações terroristas da Al Qaeda, unificando a estratégia de comunicação do grupo, da mesma forma que faz sua matriz (AQIM) desde 2001, que conta com seu próprio braço midiático, o As-Sahab.

A importância que a AQIM atribui a recuperação dos territórios de Al-Andalus está explícito no nome de seu novo orgão midiático.

Porque Al-Andalus?

"Paraíso muçulmano perdido, reino de oito séculos, quando os muçulmanos estabeleceram a religião e portaram a bandeira da Jihad", explica a organização terrorista. Que prosseguem: " A Jihad é uma obrigação da nação islâmica, desde a queda da primeira cidade de Al-Andalus há seis séculos, desde que Granada caiu". Não é desde a ocupação da palestinas pelos judeus, ou da ocupação do Iraque, Afeganistão e Somália pelos cruzados, e sim desde a queda de Al-Andalus". No documento, a AQIM aproveita para lembrar os muçulmanos em geral- e em particular o povo do Marrocos cujo a história está estritamente ligada ao Al-Andalus - a hipótese da Jihad e como cada muçulmano deve lutar por Allah até que seja restaurado cada pedaço de terra islâmica usurpado.

A criação do Instituto terá impacto imediato sobre a ameaça terrorista que paira sobre a Espanha. O professor Manuel R. Torres (especialista em terrorismo islâmico da Universidade Pablo de Olavide e autor do libro "O eco do Terror") garante que é "um impulso na estratégia comunicativa da AQIM, que até então era menos desenvolvida que sua capacidade logistica e operacional".

O novo insituto com a inclusão de Al-Andalus em seu nome da-nos uma idéia do simbolismo que tem a Espanha para o jihadismo, e mutiplicará os comunicados sobre os interesses espanhóis. É perfeitamente possíve, por exemplo, que comecem a aparecer vídeos da Al Qaeda instigando atentados contra a Espanha. A declaração também mostra o logotipo do novo braço da AQIM, que passa a servir como um certificado para todas as comunicações do grupo terrorista.

Diante de notícias deste calibre, deixem-me hoje, não quero opinar. Julguem vocês mesmos.

Saibam mais:

Al-Andalus (em árabe: الأندلس, al-ʼAndalus; alåndɑlʋs) foi o nome dado à península Ibérica pelos seus conquistadores islâmicos do século VIII, tendo o nome sido utilizado para se referir à península independentemente do território politicamente controlado pelas forças islâmicas.

De início integrado na província norte-africana do império omíada, o Al-Andalus seria um emirado (756–929) e posteriormente um califado independente do poder abássida (929–1031). Com a dissolução do califado em 1031, o território pulverizou-se em vários reinos Taifa e foi retomado posteriormente pelos reis Cristãos.

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Jefferson Nóbrega
Brasília - DF



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br