Atualizado 19h36 Segunda, 19 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Deu no papel

Número de passageiros no aeroporto cresce 63,7% em cinco anos

477 acessos - 0 comentários

Publicado em 29/04/2011 pelo(a) Wiki Repórter acardoso, sp - SP



O Aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, recebeu 790 mil passageiros em 2010, movimento 63,7% maior que o registrado há cinco anos, quando passaram pelo local 483 mil pessoas. O bom movimento no César Bombonato se repete em 2011, com um aumento de 18% no número de passageiros no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o superintendente da Infraero Sérgio Kennedy, o aumento no número de passageiros não ocorre apenas em Uberlândia, mas em todo o país, sendo consequência da boa fase da economia nacional. “A Classe C está se inserindo no público que viaja de avião. Hoje em Uberlândia, o transporte de passageiros é quase na maioria aéreo”, disse.

De acordo com Kennedy, diariamente em Uberlândia, chegam ou partem 1,8 mil pessoas. “A circulação no aeroporto é de 5 mil pessoas por dia, se contarmos também aqueles que vêm acompanhar ou receber quem viaja”, afirmou.

Mesmo com o crescimento de passageiros, a capacidade do aeroporto de Uberlândia está pouco maior que a metade. Segundo informou Kennedy, o César Bombonato foi projetado para suportar 1,6 milhão de pessoas por ano. “Está dentro da capacidade. Estamos fazendo um estudo para ver se haverá necessidade de obras de ampliação do espaço caso Uberlândia seja um centro de treinamento para seleções que vão disputar a Copa do Brasil em 2014. É cedo para dizer, muitas variáveis vão determinar essa necessidade, como a seleção que seria abrigada”, disse.

Preços menores explicam procura

Além do bom momento econômico, o barateamento das passagens aéreas, bem como o curto tempo de deslocamento têm sido determinantes para que o brasileiro opte pela viagem área na hora de se deslocar. O analista de negócios Roberto Viana morava em Belo Horizonte e, sempre que queria voltar a Uberlândia, vinha de avião. “De avião, gastava-se uma hora enquanto de ônibus são 6h. Sem contar que a estrada de lá para cá era uma das mais perigosas, tinha muito assalto a ônibus”, disse.

De acordo com ela, as companhias de aviação fazem promoções com descontos consideráveis para quem comprar passagens aereas com antecedência. A mais barata, de acordo com ele, foi de R$79. “Passagem de ônibus é sempre mais de R$ 100”, afirmou.

A assistente de banco de dados Ana Cecília Souto também prefere o avião ao ônibus na hora de visitar seus parentes em São Paulo. “Uma vantagem também é que hoje tem o cartão fidelidade das passagens aéreas”, disse.

Setor privado terá interesse

A concessão parcial de aeroportos brasileiros à iniciativa privada deve atrair o interesse de muitas empresas. Essa é a previsão de especialistas em infraestrutura aeroportuária, que veem na exploração comercial dos terminais de embarque e desembarque de passageiros uma oportunidade de lucros ainda mal aproveitada pelo Poder Público.

Segundo Arlindo Eira Filho, diretor da consultoria McKinsey, que fez um estudo sobre a necessidade de investimentos em aeroportos nacionais, entre 20% e 25% das receitas geradas nos terminais brasileiros vêm do aluguel de lojas e quiosques.

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
acardoso
sp - SP



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br