Atualizado   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Segundo Sol (Cássia Eller)
Publicado em 14/05/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
As melhores de Air Supply
Publicado em 14/05/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
"Sodoma e Gomorra ou Brasil? Pastores evangélicos se casando?"
Publicado em 13/05/2011 pelo(a) wiki repórter MISTERXBAND, São Gonçalo-RJ
Política

"Um grito contra a especulação"

38 acessos - 1 comentários

Publicado em 20/04/2011 pelo(a) Wiki Repórter RCSM, Belo Horizonte - MG



UM GRITO CONTRA A ESPECULAÇÃO
Por Carlos Chagas

Segunda-feira, na primeira sessão desta semana, que por ser santa também é morta, três senadores ocupavam o plenário. Um presidia, outro discursava e o terceiro ouvia. Foi pena para os 78 ausentes, porque o pronunciamento do senador Roberto Requião insere-se como um dos mais importantes do corrente ano. Sem fazer questão da presença dos gazeteiros, o ex-governador do Paraná começou analisando a crise econômica mundial para depois chegar ao Brasil e aos perigos que nos cercam.

Lembrou ser a especulação financeira a essência do mal que de novo assola a Europa e os Estados Unidos, lançando olhares para a América do Sul. Em suas palavras, há uma impiedosa transferência de trilhões de dólares pelo mundo, sem compromisso com a vida do ser humano e atrás apenas do lucro fácil, favorecido e estimulando a inflação. A quebra das indústrias, o desemprego, a compressão dos salários, o aumento de impostos e o atraso tecnológico são consequências inevitáveis da especulação hoje acentuada em Portugal, Grécia, Irlanda, Espanha e outras nações. Trata-se da receita obrigatória imposta pelos governos e entidades internacionais, os mesmos responsáveis pela crise e agora empenhados em resolvê-la através de métodos que só fazem piorar as agruras de suas populações.

Requião referiu-se aos privilégios exorbitantes concedidos aos Estados Unidos, centro do mercado financeiro de curto prazo, que elimina as economias nacionais e nem por isso poupa a própria sociedade americana. Em nome do lucro, cortam direitos sociais e empregos, ao mesmo tempo gerando crises de representação e inflando o populismo de direita.

Para o senador, Brasil, China, Índia e Rússia devem levantar-se em contraposição ao domínio do dólar, levando a Europa a adotar políticas de proteção ao trabalho e de prevalência da produção sobre a especulação. Investimentos precisam ser feitos em habitação, alimentação e educação. Cabe aos países em desenvolvimento pressionar os Estados Unidos e sacudir o jugo do capitalismo financeiro, sob pena de mergulharmos no abismo que já domina boa parte do mundo.

Lamentável foi o palco onde transcorreu a denúncia de Roberto Requião, carente de atores e de platéia, mas não se dirá que ele deixou de cumprir seu dever, também ignorado pela mídia. Sequer um registro de suas palavras mereceu espaço nos jornais de ontem. Fica o protesto.



Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
RCSM
Belo Horizonte - MG



Comentários
01
Reporte abuso
guilherme
curitiba 20/04/2011

O mesmo acontece aqui no Paraná---mais precisamente em Curitiba onde Roberto Requião cortou verba dos "jornalecos de plantão""! aí virou uma febre de ataques--os mesmos puxa-sacos empunharam bandeira anti-Requiaõ--como costumam dizer em nosso territorio Requião cagou e andou para os opositotes--um bando de sacripantas do estado--!e veja bem-- não sou adimirador do ex governador Requião--mas verdade seja dita--não tem pra ninguèm--ele governa--os demais batem palmas!!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2011. Brasil Mídia Digital

jb.com.br