Atualizado 23h34 Domingo, 25 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Gastos da classe C impulsionam turismo no final do ano

562 acessos - 0 comentários

Publicado em 13/12/2010 pelo(a) Wiki Repórter acardoso, sp - SP



Bares, restaurantes, hotel e agências de viagem projetam crescimento no faturamento embalados pelo aumento da confiança do consumidor no cenário econômico, do número de pessoas empregadas, elevação da renda e gastos da classe C.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), prevê uma expansão de 10% na receita de 2010 e ainda maior (12%) nas festas de final de ano no confronto com 2009.

"As pessoas estão muito otimistas e gastando com menos medo. Até as gorjetas aumentaram", afirma. O executivo lembra que o aumento estimado supera a projeção para o PIB --em torno de 7%-- e isso se deve ao fato de que o setor, historicamente, cresce mais do que a economia, assim como tem queda superior em tempos de crise.

Solmucci destaca ainda a chegada do consumidor da classe C, que "gasta com menos frequência, mas gasta" e faz a diferença pela quantidade.

Já Enrico Fermi, presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ressalta o aumento do turismo interno puxado por essa faixa da população. "Estamos crescendo com a classe C, que ainda não conhece o país e está viajando pela primeira vez."

Sobre a diferença entre as tarifas cobradas há um ano, o executivo afirma que os preços apenas acompanharam a inflação e a expectativa é que o faturamento real do setor seja "um pouco melhor" do que em 2009.

Como os brasileiros não têm o hábito de viajar no Natal, a ocupação fica em torno de metade dos leitos. Já no Ano-Novo chega a 90% em cidades litorâneas do Nordeste e no Rio de Janeiro, enquanto "São Paulo esvazia", já que a movimentação é mais concentrada no turismo de negócios.

Leonel Rossi, diretor da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), contabiliza que um pacote em janeiro custa a metade daquele cobrado no Réveillon, por isso há quem prefira viajar no Natal porque ainda consegue preços menores, mesmo sendo também um feriadão.

A previsão é obter um aumento de 20% na venda de pacotes dentro do Brasil e de 15% para o exterior, considerando todo o ano. Entre as cidades fora do país, Miami, Orlando e Nova York, nos Estados Unidos, e Buenos Aires, na Argentina, ainda têm a preferência.

Rossi lembra que "há vários tipos de viagem para o mesmo destino", referindo-se principalmente ao padrão de hotel e de restaurantes que serão frequentados.

A classe C começa a elevar a participação nas vendas de pacotes nas agências de viagem, mas ainda concentra os passeios, na avaliação de Rossi, para a casa de familiares. "Mas é uma classe ascendente, que começa a gastar mais dinheiro em turismo, viagem e hotel"


Fonte: Folha On Line

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
acardoso
sp - SP



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br