Atualizado 23h34 Domingo, 25 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Sob pressão, euro cai ao menor nível em 200 dias

453 acessos - 0 comentários

Publicado em 01/12/2010 pelo(a) Wiki Repórter dilmamentiras, Içara - SC



A Europa viveu ontem mais um dia da espiral de rumores e especulações que tomou os mercados financeiros das principais capitais do continente. Pressionado por boatos sobre a solvência da Itália e da Espanha e até sobre a estabilidade dos títulos de Alemanha e França, o euro caiu abaixo da faixa de US$ 1,30, seu menor valor em 200 dias, enquanto em Londres, Frankfurt, Paris, Milão e Madri as bolsas de valores voltaram ao vermelho.

A nova rodada de especulações nos mercados financeiros teve início logo na abertura dos pregões. No meio da manhã, a divisa europeia já enfrentava uma forte queda. Por volta de 10h, o euro valia ? 1,2967, chegando ao seu menor valor desde 16 de setembro. A nova queda elevou a 8% as perdas da divisa em relação ao dólar em novembro. Contribuiu para o clima de instabilidade a divulgação do aumento do desemprego na zona euro, que atingiu 10,1% em outubro - seu mais elevado nível histórico.

O clima desfavorável se refletiu nos índices das principais bolsas de valores do continente, embora as perdas tenham sido menores do que na segunda-feira. Em Londres, o índice FSTE 100 caiu 0,41%, em Frankfurt o DAX recuou 0,14% e em Paris o CAC 40 perdeu 0,73%. A retração mais forte aconteceu em Milão, onde o índice MIB cedeu 1,08%. Pelo segundo dia consecutivo, o custo do refinanciamento de países como Bélgica, Itália, Espanha subiu, e nos três países os spreads das obrigações de 10 anos de validade atingiram seus mais elevados valores desde 1999 em relação aos títulos da dívida da Alemanha, a referência dos investidores.

Trichet. Preocupado com a dificuldade da União Europeia em extinguir a instabilidade, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet chamou atenção, em discurso em Bruxelas, para os indicadores da zona euro, que em média são melhores do que os dos Estados Unidos e do Japão.

"Por exemplo, em 2010 o déficit consolidado da zona euro é de 6,3% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto o dos Estados Unidos é de 11,3% e do Japão, 9,6%. Em 2011, a zona euro terá consolidado 4,5%, e os Estados Unidos 8,9% e o Japão 8,9%", argumentou. "Não creio que a estabilidade da zona euro possa ser colocada em questão de maneira grave, mesmo se ela é atualmente um problema."

Trichet admitiu que países como Irlanda e Grécia vivem momentos graves, mas em ambos os programas de socorro firmados pela UE e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), de ? 85 bilhões e ? 110 bilhões, respectivamente, seriam garantias de reorganização e saneamento financeiro, argumentou o presidente do BCE. "Os dois países ajudados estão em situação de solvência", garantiu, reiterando que não negligencia ''os sérios ajustes necessários''.

O presidente do BCE não é o único a tentar acalmar o mercado. Nos últimos dois dias, ministros da Alemanha, França e Itália, os três maiores mercados da zona euro, também vieram a público garantir a estabilidade de suas economias.

Na Europa, todos fogem da comparação com a Irlanda. "Dizer que a França está ameaçada", reclamou ontem a ministra da Economia, Christine Lagarde, "é indigente".
?
Fonte: Estadão

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
dilmamentiras
Içara - SC



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br