Warning: getimagesize(fotos/noticia_31887.png) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/6/ed/3b/jbwiki/public_html/noticia.php on line 72
Atualizado 12h12 Sexta, 16 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Deu no papel

Caligrafia dificulta compreensão de receitas médicas

1059 acessos - 1 comentários

Publicado em 03/09/2010 pelo(a) Wiki Repórter marinajornal2014, Porto Alegre - RS



Pacientes pedem ajuda aos farmacêuticos para decifrar receitas médicas - Foto: Marina de Oliveira
Quantas pessoas já não fizeram aquela piada "isso aqui mais parece letra de doutor", quando se referia a uma letra muito ilegível? Mas esta piada tem vida real em muitas cidades do Brasil. Porém em Brasília, Teresina e Rondônia já não é mais permitida desde 2008. No Distrito Federal e nestes dois estados, por lei, todas as receitas devem ser escritas com caligrafia legível, digitalizadas ou escritas no computador. No país, apesar do poder público já ter começado a desenvolver medidas jurídicas para obrigar os médicos a expedirem somente receitas compreensíveis e o artigo 39 da Resolução nº 1.601/2000 do Conselho Federal de Medicina (CRM) também contribuir para isto, as cenas vistas nas farmácias de Porto Alegre vão contra estas iniciativas.
 
De dez pessoas entrevistadas na fila de espera para consulta, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, sete pessoas já tiveram a experiência de sair da consulta sem entender o que estava escrito na ilegível receita médica. Elas apenas perceberam isso hora de comprar os medicamentos na farmácia. "Já aconteceu muitas vezes, pessoas de idade avançada vir de longe comprar os medicamentos aqui e na hora eu não conseguir entender o que estava escrito na receita. O jeito era ter que devolver a receita ao cliente e pedir uma nova identificação do medicamento, porque é a saúde da pessoa que está em risco", declara o atendente de balcão do ramo farmacêutico, Jonatha Luiz Hack.
 
E o Código de Ética Médica onde fica? O doutor especializado em ortopedia e traumatologia, Laercio Mendes Ouriques, acredita que "as receitas digitalizadas e escritas no computador evitariam os graves problemas que acontecem diariamente nas farmácias na aquisição dos medicamentos". Porém, Mendes afirma que "este processo de conscientização vai de médico para médico, não necessita de lei, apenas que o doutor em questão escreva legivelmente". Mendes, com mais de 28 anos de profissão, não se lembra de nenhuma experiência com caso de receita médica por ele expedida que não tenha sido compreendida .
 
Viviane de Maria, 28 anos, trabalhou cerca de dois anos no setor administrativo do Ambulatório do Hospital Fêmina, do Grupo Hospitalar Conceição, e diz que lá viu muitas situações embaraçosas por parte dos pacientes. "Tinha pessoas que iam remarcar a consulta, porque não conseguiam comprar o remédio. Muitas vezes ajudei, porque sei que conseguir um novo agendamento é complicado", declara Viviane. Mas ela garante que tem muitos médicos em Porto Alegre, principalmente pediatras e ortopedistas, que só repassam receitas digitalizadas. O pediatra de sua filha segue esta linha.

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
marinajornal2014
Porto Alegre - RS



Comentários
01
Reporte abuso
karolaine
rio de janeiro 13/04/2011

eu ñ entendi necati de nada


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br