Atualizado 12h12 Sexta, 16 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Deu no papel

O Dom Quixote neocon da Veja

567 acessos - 0 comentários

Publicado em 17/08/2010 pelo(a) Wiki Repórter Johan, Fortaleza - CE



O Quixote da Veja é um militante do DEM pseudo-jornalista que tem um blog que considero o mais hilário de todas as eleições. O quixotismo dele consiste em, não achar que moinhos de ventos são dragões, mas que a realidade são dragões. Mas enquanto o Quixote de Cervantes vai reconhendo os moinhos quanto mais se aproxima dele, o Quixote do Civita vai se afastando cada vez mais a realidade quanto mais ela se aproxima. Seu dragão imaginário fica cada vez mais real quanto mais a realidade se manifesta.


Não há nada mais engraçado nessa campanha, mais do que o ex-engraçado Casseta & Planeta, mais que o CQC, mais que o Pânico Na Tv... nada é mais hilário do que acompanhar o quixotismo desse colunista em sua batalha permanenete contra a realidade. Que realidade estamos falando? A vitória acachapante de Dilma sobre o Serra. O seu moinho de vento se chama política.


Quando somente o Ibope e o DataFolha colocavam a frente o seu candidato, ele escrevia extensos laudos técnicos com apresentação de teses e aplicação de categorias lógicas para afirmar cientificamente que o Sensus e o Vox Populi estavam vendidos ao PT e que somente o Ibope e o DataFolha estavam cientificamente isentos e corretos.


Quando enfim o Ibope colocou a Dilma a frente. Ele segurou a respiração, admitiu que somente comentava o Ibope e o DataFolha, mas apresentou uma tese de que a Dilma havia se beneficiado com o Jornal Nacional! Vejam só! O maior escândalo de partidarismo anti-dilma ocorrido na TV até agora nessas eleições, foi considerado por ele a causa que beneficiou a candidata ofendida, sugerindo que a Globo foi pró-petista, a Globo!


Mas tudo bem, pensou ele. Sua esperança era o DataFolha, que segundo ele, não o trairia jamais. Até porque, foi o único, simplesmente o único instituto de pesquisa que havia colocado Dilma atrás do Serra. Com certeza, ele já ensaiava a demonstração científica de que somente o DataFolha era a verdade, de que até o Ibope havia se vendido. Para isso bastava o DataFolha fazer o seu papel, colocar mais uma vez a Dilma atrás do Serra.


Então, por fim, o dragão abriu sua boca, o DataFolha joga a toalha e coloca Dilma 8 pontos a frente de Serra. 8 pontos quando antes estava atrás! E o que ele diz, faz um artigo sem nenhuma pretenção científica ou lógica, mui diferente dos outros, apelando para alegorias futebolísticas que tanto atacou quando vinha de Lula, dizendo ele, a sua tese: jogo continua a ser jogado, o jogo não terminou.


Enfim, veio um outro choque de realidade, o Ibope(um dos dois orgãos de pesquisa que ele respeita) coloca Dilma a 11 pontos a frente de Serra. Em votos válidos ela já tem 51%, isto é, ela já ganhou. Sua resposta, agora cada vez mais minguada de pretenção acadêmica, foi de que Dilma apenas venceu a "primeira fase", agora com o programa de tv começa a segunda.


Queria entender como ele explica que, a Dilma, tendo apenas noticiário negativo nas mídias de massa, todas atreladas ao Serra, pode agora perder tendo enfim acesso ao maior meio de comunicação do país, a tv, tendo o maior tempo de tv pela primeira vez na história do PT, e contando com 96% de brasileiros satisfetos com o governo que defenderá (apenas 4% considera o governo Lula ruim ou péssimo).

Realmente, teria sido mais engraçado ele fazer um daqueles belos contorcionismos lógicos, dissertações de mestrado, receitas de bolo, declamações na montanha, para tentar driblar a realidade a favor de seu candidato. Teria sido bem mais engraçado... infelizmente, ele sequer tentou. Não é um sectário tão bom quanto imaginei. Seu rebanho, nos comentários, se ressentiram de seu pastor - faltou o sermão da fé. Se a fé move montanhas, porque não moveria o resultado das intenções de voto a favor do Serra apenas com uma epístola? Ele cansou, provalvemente, tenha acabado o programa eleitoral de humor que ele protagonizou até agora.


E se a Dilma vencer como a tendência mostra de modo acachapante, levando o Serra para o fim de sua vida política? Será que a Veja insistirá em seu tucananismo fanático anti-esquerdista, já que o PSDB estará a um passo da extinção. Já que todos os personagens da direita senatorial não irão se re-eleger, talvez no máximo o atrapalhado Tasso Jereissati (e olhe lá!). O que farão? Contratarão Arthur Virgílio, Sergio Guerra, Marcos Marciel, Jarbas Passarinho para escreverem na Veja? Ou a Veja abandonará o suicídio de vendas e credibilidade do neoliberalismo tucano, colocando como primeiro nome da lista de despachados o atual neocon mais histérico?


Considerando que o mais feroz oposiconista no senado, o Arthur Virgílio, recentemente dilmou... até ele! Será ele que rejeitará a Veja por ela está na contra-mão da história e de sua sobrevivência política, ou sera a veja que o rejeitará por ele está na contra-mão das vendas e da credibilidade?

Para o Dom Quixote de Roberto Civita só nos resta uma certeza, e dessa certeza eu apenas lhe desejo, jornalisticamente falando, "que a terra lhe seja leve..."


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Johan
Fortaleza - CE



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br