Atualizado 16h31 Sábado, 26 de janeiro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2020 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2020 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2020 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Lula e o nióbio, a bomba relógio

4758 acessos - 13 comentários

Publicado em 14/10/2020 pelo(a) Wiki Repórter Cesar, São Paulo - SP



Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao mundo. Uma riqueza que o povo brasileiro desconhece e tudo fazem para que isso continue assim... - Foto: web

A cada vez mais no dia-a-dia, o tema é abordado em reportagens nas mídias escrita e televisiva, chegando a já ser alarmante. Como é possível que metade da produção brasileira de nióbio seja subfaturada "oficialmente" e enviada ao exterior, configurando assim o crime de descaminho, com todas as investigações apontando de longa data, para o gabinete presidencial?

Como é possível o fato do Brasil ser o único fornecedor mundial de nióbio (98% das jazidas desse metal estão aqui), sem o qual não se fabricam turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, centrais elétricas e super aços; e seu preço para a venda, além de muito baixo, seja fixado pela Inglaterra, que não tem nióbio algum?

EUA, Europa e Japão são 100% dependentes do nióbio brasileiro. Como é possivel em não havendo outro fornecedor, que sejam-nos atribuídos apenas 55% dessa produção, e os 45% restantes saíndo extra-oficialmente, não sendo assim computados.

Estamos perdendo cerca de14 bilhões de dólares anuais, e vendendo o nosso nióbio na mesma proporção como se a OPEP vendesse a 1 dólar o barril de petróleo. Mas petróleo existe em outras fontes, e o nióbio só no Brasil; podendo ser uma outra moeda nossa.

Não é uma descalabro alarmante?

Marcos Valério, na CPI dos Correios, revelou na TV para todo o Brasil, dizendo: "O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio" e ainda "O ministro José Dirceu estava negociando com bancos, uma mina de nióbio na Amazônia".

Ninguém teve coragem de investigar... Ou estarão todos ganhando com isso? Soma-se a esse fato o que foi publicado na Folha de S. Paulo em 2002: "Lula ficou hospedado na casa do dono da CMN (produtora de nióbio) em Araxá-MG, cuja ONG financiou o programa Fome Zero". As maiores jazidas mundiais de nióbio estão em Roraima e Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Raposa - Serra do Sol), sendo esse o real motivo da demarcação contínua da reserva, sem a presença do povo brasileiro não-índio para a total liberdade das ONGs internacionais e mineradoras estrangeiras.

Há fortes indícios que a própria Funai esteja envolvida no contrabando do nióbio, usando índios para envio do minério à Guiana Inglesa, e dali aos EUA e Europa. A maior reserva de nióbio do mundo, a do Morro dos Seis Lagos em São Gabriel da Cachoeira (AM), é conhecida desde os anos 80, mas o governo federal nunca a explorou oficialmente, deixando assim o contrabando fluir livremente, num acordo entre a presidência da República e os países consumidores, oficializando assim o roubo de divisas do Brasil.

Todos viram recentemente Lula em foto oficial, assentado em destaque, ao lado da rainha da Inglaterra. Nação que é a mais beneficiada com a demarcação em Roraima, e a maior intermediária na venda do nióbio brasileiro ao mundo todo. Pelo visto, sua alteza real Elizabeth II demonstra total gratidão para com nossos "traíras" a serviço da Coroa Britânica. Mas, no andar dessa carruagem, esse escândalo está por pouco para estourar, afinal, o segredo sobre ele como moeda de troca, não está resistindo às pressões da mídia esclarecida e patriótica.



Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Cesar
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
Moisés Alves
Poro Alegre 23/05/2020

Um assunto brilhantemente abordado pelo falecido Dr. Eneias Carneiro: http: / / www.youtube.com / watch?v=WQhR0Dvtnn8


 
02
Reporte abuso
angelica cintra
são paulo 26/04/2020

O Brasil é um país milonário, seus habitantes são absolutamente miseráveis "DE SENTIMENTOS", nada mais a declarar


 
03
Reporte abuso
Torres
São Paulo 21/04/2020

A ignorância do povo aliada a corrupção são os maiores problemas do país.
Os brasileiros destroem sua propria pátria! O mal vem de dentro.


 
04
Reporte abuso
dimmymattos
Tubarão SC 05/04/2020

Conheci NIÓBIO 14 NA ANTIGA REVISTA MANCHETE já extinta, e que deixou saudades.Lá ela mencionava que este valioso metal, outrora 'ADORMECIDO'como ainda é o Brasil " Gigante Adormecido"do valor que êle tem: supercondutor das naves espaciais e Chips, coisa que na época quase nimguem conhecia: que iria pagar nossas Dívidas e ajudar outro Paízes, foi o que me acordou.E Hoje! Deu no que deu. Ate Igreja comprando o mundo todo, nos melhores pontos e mais caros do Planeta, canais de TV, Aviões....


 
05
Reporte abuso
Aldo (muito triste)
Brasília 30/03/2020

Como nossa mídia televisiva não deu uma nota sobre o assunto. Investiga, acha, vê, noticia... mas nesse caso nada. Estranha imcompetência vantajosa?. As vezes penso que há um complô entre as instituições e só o povo brasileiro contabiliza os prejuízos. E os ratos do outro lado do Atlântico continuam engordando às nossas custas.


 
06
Reporte abuso
Um brasileiro
Diamantina 08/04/2020

Infelizmente estamos entre cobras.


 
07
Reporte abuso
Maurilio
Lages, SC, Brasil 08/01/2021

Sabe o que é pior? Eu importo imãs de nióbio-neodímio para desenvolvimento de geradores e outros projetos. O que pago é perto do preço de ouro.


 
08
Reporte abuso
josemir(aolongo...)
volta redonda 24/10/2020

e ínclusive o presidente da Nação, possam ser enquadrados judicialmente e, se preciso, caso haja facilitamento capcioso e marginal, serem presos, como são presos os bandidos comuns. Esse texto vai ser publicado por mim, onde quer que eu escreva, para que as informações cheguem ao povo. Parabéns!


 
09
Reporte abuso
josemir(aolongo...)
volta redonda 24/10/2020

Realmente eu tenho que concordar em gênero, número e grau com o texto brilhante teu César. O descaso com o Nióbio, que continua de forma gritante, de acordo com teu texto e outros aos quais recorri. Aí, amigo, não tem essa de polemizar, e sim denunciar de forma gritante, para que os responsáveis


 
10
Reporte abuso
Carlos Santos
Rio de Janeiro-RJ 14/10/2020

Muito interessantes as notícias que tenho lido postadas por "Cesar". Gostaria de manter-me informado. Obrigado.


 
11
Reporte abuso
nois é nois
"nois" aceita uma parte-da grana!! 14/10/2020

Meu caro Augusto... quanto pessimismo. O que podemos esperar?? Esperar a Nação ser esvaziada ou, quem sabe, eles dividirem a grana conosco? Dizem que tudo no Brasil é patrimônio público. Vai que brilha uma estrela na cabeça dos ladrões, aí cabe a nós uma pequena parte. Mas, enfim, nem tudo está perdido!Nióbio!!


 
12
Reporte abuso
Augusto
Contagem 14/10/2020

Não é de hoje. Levam tudo com o apoio do governo. São ongs, padres, falsos pesquisadores e cientistas, pastores e organizações ecológicas de fachada. Num país que importa terroristas com o apoio do ministro da Justiça, o que podemos esperar?


 
13
Reporte abuso
Cris Navarro
SP SP 14/10/2020

Cesar, quero assistir de camarote quando esse escândalo detonar! Mas acho que os culpados estarão foragidos para a Inglaterra ou Estados Unidos, a exemplo do Collor, que demarcou a reserva Yanomani e foi hospedado por gratidão nos EUA, quando PC Farias o ferrou!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br