Atualizado 19h32 Sábado, 25 de outubro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Manteiga ou margarina? Qual será a menos prejudicial?

4041 acessos - 2 comentários

Publicado em 29/01/2009 pelo(a) Wiki Repórter barbara.franzin, São Paulo - SP



Com qual você fica? - Foto: Reprodução Amélias
Com as novas descobertas da ciência e com a quantidade de informações que recebemos diariamente, às vezes, no supermercado, ficamos em dúvida a respeito de algum alimento que se consumido pode vir a comprometer a saúde da família.

Acredito que o caso da manteiga e margarina vale a pena ser comentado, pois ambas são alimentos que fornecem basicamente gordura, o nutriente mais calórico da tabela nutricional. Cada grama fornece 9kcal, é muita coisa.



Cada família tem seu hábito alimentar, mas não custa nada tomar alguns cuidados para se ter uma família saudável. Portanto, independentemente de qual você escolher, consuma com moderação.



Outro fator a ser avaliado é o tipo de gordura que cada uma fornece. O rótulo desses produtos devem conter informações sobre que tipo de gordura (saturada, insaturada e trans) e a quantidade.



A manteiga nada mais é que a nata do leite batida até se transformar numa emulsão cremosa. É composta por cerca de 80% de gordura, sendo os 20% restantes de água e resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina (a proteína do leite).



A manteiga é a única matéria gorda que dispõe de uma quantidade de vitamina A razoável. É digerida com grande facilidade, sendo seu tempo de permanência no estômago, menor que o das outras gorduras. Um consumo diário de 20g de manteiga representa metade do que podemos consumir de gordura saturada. Por isso consuma sempre com muita moderação.


O primeiro registro que se tem deste produto data de 1750 a.C. Ao longo dos anos, sua fabricação passou de artesanal para industrial, o que não diminuiu as suas qualidades, pelo contrário, pois lhe conferiu mais higiene.


A margarina é obtida através da hidrogenação de óleos vegetais e por ser um produto vegetal, não tem colesterol, e tem menos da metade da gordura saturada da manteiga.



Ouvimos muito falar em gordura saturada, insaturada e gordura trans, mas o que de fato isso tudo significa?



A gordura trans, atualmente tida como a grande vilã, é a que mais preocupa os médicos, pois é produzida artificialmente, com a finalidade de conservar e melhorar a consistência dos alimentos. Muito usada em biscoitos, bolos, bolachas, batatas congeladas para fritura (daí vem aquela crocância que dificilmente conseguimos com as batatas in natura), entre outros. A questão é que em excesso provoca problemas à saúde como aumento do colesterol ruim e redução do bom, causando maior risco de doenças cardíacas. Especialistas recomendam não mais que 2g de gordura trans por dia. Hoje encontramos nas prateleiras dos supermercados uma avalanche de produtos com dizeres "livre de gordura trans", resta saber o que foi colocado para substituir a "bonita".



Já a gordura saturada é o tipo predominante na manteiga e nos alimentos de origem animal. São as gorduras sólidas, como a banha e a gordura da carne. Seu consumo em excesso aumenta o colesterol e pode desencadear doenças cardíacas, mesmo assim é menos perigosa que a gordura trans.



A gordura insaturada é encontrada nos óleos vegetais, como azeite de oliva e canola, é a menos prejudicial, porém a margarina é feita de óleo vegetal, mas para ficar consistente passa por um processo de hidrogenação, que transforma a gordura insaturada em gordura trans, que é a gordura perigosa. Então se você optar pela margarina, escolha então aquelas que não possuem gordura trans.


De maneira geral, é mais comum consumir margarina, com o objetivo de se evitar o colesterol e as gorduras saturadas presentes na manteiga, principalmente pelas pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol sérico (sanguíneo). Porém, as gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol.


Consequentemente, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos. Além do aumento dos níveis de colesterol, estudos indicam que as gorduras trans favorecem que as membranas percam sua flexibilidade, dificultando até mesmo a transmissão de impulsos nervosos, o que pode estar relacionado com o aumento da incidência de depressão.


Portanto, se você busca manter a saúde de sua família em dia, diminuir os níveis sanguíneos de colesterol, evite alimentos fontes de gorduras hidrogenadas, como por exemplo, as margarinas.



Daí vem a pergunta, se tudo faz mal o que passo agora no pão? Simples, existem uma série de outros alimentos que podem substituir a manteiga ou a margarina. Experimente o requeijão light, cream cheese light, queijo tipo cottage, pois além do valor calórico reduzido, oferecem mais nutrientes como cálcio e proteínas. Além disso, têm mais baixos teores de gorduras em geral e gorduras saturadas em sua composição.



O recado está dado, atenta aos rótulos dos produtos e saúde em 2009!



Fonte
http://inblogs.com.br/amelias/alimentos/manteiga-ou-margarina-qual-sera-a-menos-prejudicial-a-saude-da-familia



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
barbara.franzin
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
leninha
aracaju 21/03/2009

Gostei muito de tudo.


 
02
Reporte abuso
SPOCK
São paulo 29/01/2009

Eu faço um patê de ricota temperado com azeite, sal, orégano, salsinha e azeitonas pretas. É a minha "manteiga" artesanal e diária. Obs: margarina não é alimento... é lixo.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br