Atualizado 16h17 Segunda, 21 de abril de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

Reforma ortográfica tímida

2101 acessos - 1 comentários

Publicado em 07/01/2009 pelo(a) Wiki Repórter Didymo Borges, Recife - PE



Desde o dia 1º está valendo o acordo ortográfico da língua portuguesa, que introduz alterações no idioma escrito nos países lusófonos. Intelectuais portugueses se manifestaram contrários à reforma ao sentirem que ela tende a "abrasileirar" a língua portuguesa.

Realmente, a reforma modificará mais o português de Portugal do que o do Brasil. Mas a maioria das pessoas lusófonas é brasileira e a maneira de manter a unidade, a uniformidade e a coerência da língua demandava este acordo, que tornará isonômico o modo de escrever em português. Já que a forma de falar continuará diferente e os portugueses continuarão com seu sotaque, que por vezes impossibilita o entendimento de uma português por um brasileiro. Imaginem que foi cogitado botar legenda nas novelas brasileiras exibidas na televisão de Portugal, como se lá e cá se falasse línguas diferentes!

A reforma não foi suficientemente radical como deveria. O certo seria, simplesmente, extinguir todos os acentos diacríticos. Afinal, ingleses e americanos não leem erradamente um texto escrito em língua inglesa que se escreve sem nenhum acento. É o elitismo da nossa cultura ibérica que nos leva a manter os acentos diacríticos no português escrito. As nossas elites intelectuais não consideram que os acentos são mais uma barreira para que milhões de cidadãos lusófonos se expressem em linguagem escrita. O ç (cediha) é tão somente uma inutilidade a mais, que dificulta a escrita.

Mas para estas elites, que "se lixem" a patuléia das classes sociais inferiores. Pouco importa que os que estão socialmente mais abaixo possam ou não expressar seus desejos e demandas de direitos em linguagem escrita. De nada importa alguém ver-se impossibilitado de se defender em linguagem escrita devido à dificuldade em escrever em português. Um povo que tem elites tão insensíveis não precisa ter inimigos, pois os tem na própria sociedade onde vive.

Um conciso programa explica todas as mudanças da reforma ortográfica e permite um teste didático do aprendizado. aproveite e fique qualificado em escrever corretamente em português! Clique aqui é faça o teste desenvolvido pela revista Veja.



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Didymo Borges
Recife - PE



Comentários
01
Reporte abuso
Clarissepound
São Paulo 07/01/2009

Sim, os Portugueses estavam contra essa reforma, no entanto, o nosso volume de população venceu a Lusitânia. Acredito que no Brasil falta mais empenho no momento de educar, pois nem sempre o facilitador é bem aceito por quem tanto havia solicitado. O que continua no Brasil é a diversidade de cultura, e o mais importante nisso é a fala, pois a escrita é só uma mera extenção. Sou mais a favor da diversidade de dialetos do que correção na escrita. Macucos sempre irão existir, e isto é fato comprovado!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br