Atualizado 17h55 Quinta, 18 de dezembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Certos casos, só pena de morte

2896 acessos - 17 comentários

Publicado em 28/10/2008 pelo(a) Wiki Repórter DivãdoMasini, Franca - SP



Pena de morte no Brasil? - Foto: Internet

Há quem defenda a realização de um plebiscito para a implantação da pena de morte. E eu estou seguramente nessa. Aprecio tudo quanto é consulta popular. Sou favorável - assumo - à pena de morte em alguns casos. Político ladrão, por exemplo. Olha, o sujeito ter o despudor de surrupiar dinheiro público, sem perdão. Também para autor de seqüestro, ainda que sem morte. Porque quem seqüestra "mata" parte da vítima, da família e dos amigos dela.

Quer saber? Pensando melhor, talvez seja mais doloroso aplicar não a pena capital, mas forçar a pessoa a trabalhar pesado o resto da vida. Botar esse tipo de gente desprezível para suar na enxada plantando o próprio sustento, com algemas nas pernas e com aquelas famosas bolas de ferro pretas, vistas sempre nas ilustrações de Walt Disney. Seria um senhor castigo, capaz de fazer o "freguês" desejar a própria morte. Conforme o crime, seria acrescentado um uniforme xadrez - aquele, usado pelos Irmãos Metralha quando presos - de preferência de lã, e deixá-lo sob o sol escaldante em alguma região inóspita do Nordeste desse País.

Estamos perdendo a capacidade de gerar anticorpos para dar respostas imediatas às diversas formas de criminalidade. Já nos afastamos das possibilidades de prevenir essa doença que está destruindo o tecido social. Precisamos de remédios fortes. Estamos restritos às reações instintivas, pontuais, emocionais, que aceleram o medo, não mitigam a dor e muito menos nos permitem responder a estímulos imunogênicos pelos quais toda a Nação clama.

Por quê? Simplesmente porque estamos pagando agora pela omissão do Estado, durante décadas, num dos campos mais nevrálgicos de suas atribuições fundamentais: a segurança pública. No Brasil, já existe a mais injusta e cruel pena de morte, porque castiga, sem julgamento, pessoas inocentes, vítimas da violência, das balas perdidas, mas principalmente da fome a que são submetidas por culpa dos maus governantes, que incluem os desonestos. Cá entre nós. Podem até achar que estou sendo duro, mas merecem ainda a pena capital, ou o trabalho bruto na enxada, dirigentes públicos que pagam juros extorsivos aos agiotas à custa do sacrifício popular.

Sobre o caso do sequestro que terminou em morte em Santo André, se discute de tudo. Uns culpam a imprensa - o Masini já escreveu sobre isso aqui - outros a Polícia, e tem aqueles que acreditam que o comandante dessa operação, percebendo que passaria o final de semana olhando para a cara do Lindemberg, e isso comprometeria sua pescaria, resolveu ordenar essa invasão precipitada. Só não comentam sobre qual punição deveria ser dada a esse moleque desqualificado.

Geralmente, quando acontece casos assim, que chocam, todos se levantam e pedem a pena de morte. Depois, esquecem. Está na cara: o Brasil apodrece. Quem lhe olha a casca não percebe o verme que o corrói por dentro. Pouco importa a economia, a política - é a alma do País que apodrece.

Edward de Souza é jornalista, radialista e escritor. Escreve aos sábados no Divã do Masini e às quintas feiras no Jornal Comércio da Franca.



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
DivãdoMasini
Franca - SP



Comentários
01
Reporte abuso
DOM EMILIO SIQUEIRA DE CARVALHO
S.PAULO 09/11/2010

DO CONSIGNE - RESPONSORIO SOBRE O TEMA PRISÃO COM TRABALHOS FORÇADOS -QUE TENTO FOCALIZAR EM INUMEROS EDITAIS SOBRE ISSO MAS COM A MERA HIPOCRISIA DOS DELITENTES NA POLITCA ESCRAVOCRATA ASSIM, A AMAIS ILEGAL QUE HA NO GENRO ESPECIAL, PORQUE PROPOEM MAS NÃO CUMPREM E AINDA AJUDAM NA CRIMINALIDADE.


 
02
Reporte abuso
Balaio Variado
Poa 26/01/2010

Sugiro a leitura do texto "Maria Farrar", de Bertolt Brecht, que conta a história real, da menina condenada à morte. No blog, "Balaio Variado" postei o vídeo do trabalho, feito com base no texto. http: / / balaiovariado.blogspot.com /


 
03
Reporte abuso
DivãdoMasini
Franca-SP 05/01/2009

Leandro! Essa foto eu tirei da Internet (ela não é minha), não me lembro em que endereço, portanto, não teria condições de autorizar o uso. Abraçossssss. Marcos Masini.


 
04
Reporte abuso
Tonhão
Franca 05/01/2009

Estou com Catucha de Indaiatuba: contra a pena de morte mas a favor de trabalhos forçados, e bem forçados para que o criminoso se lembre todos os dias de suas atrocidades!


 
05
Reporte abuso
Liliana Diniz
Santo André 28/12/2008

O jornalista Edward de Souza escreveu por um bom tempo no Diário do Grande ABC. Adorávamos tudo o que escrevia. Tem sensibilidade e criatividade, além do português correto. Escreve gostoso, faz você se deliciar com cada frase. É maravilhoso ler o que ele escreve. Por sorte nós o descobrimos no Divã do Masini e agora aqui, além do site do Comércio da Franca, jornal onde ele tem uma coluna às quintas-feiras. Sempre que tiver artigos dele me avisem. Eu e dezenas de colegas estaremos aqui para ler... Obrigada... Liliana.


 
06
Reporte abuso
Leandro Moreira de Souza
Minas Gerais 26/11/2008

Estou escrevendo um livro sobre pena de morte para corrupção política. Trata-se de uma história muito envolvente e fácil de ser digerida, com romance, ação... Muito interessante. A questão é que estou procurando alguma coisa que cause impacto na capa, e por ventura encontrei essa foto (em certos casos, só pena de morte) e gostaria de saber se poderia usá-la em minha capa. Obrigado e aguardo resposta. Leandro


 
07
Reporte abuso
DivãdoMasini
Franca-SP 31/10/2008

Henri - Rio de Janeiro. Gostei. Você poderia comentar mais a respeito destes sistemas? Abraços.


 
08
Reporte abuso
Henry
RJ 31/10/2008

Idoso morre baleado no banheiro de casa. Título da matéria do jornal O Dia, de 31 / 10 / 08. Verdadeira pena de morte!!!


 
09
Reporte abuso
Henri
RIO DE JANEIRO 29/10/2008

Gente! Já existe a pena de morte no Brasil há muito tempo. É a mais cruel de todas, pois ignora todos os padrões, não tem idade, classe social, hora, dia, região e principalmente motivo!!. Vamos deixar de ser idiotas com esses pensamentos academicos, juristas, religiosos etc e tal. Vamos fazer comentários que relfitam a nossa realidade, os sistemas horríveis em que vivemos.


 
10
Reporte abuso
Catucha
Indaiatuba 28/10/2008

Sou totalmente contra a pena de morte, esta justiça não é nossa. Sou a favor do trabalhos forçados, carregar muita pedra, manejar enxada, suar até a exaustão para garantir o sustento. Um país extenso como o nosso tem lugar de sobra pra isso.


 
11
Reporte abuso
luferom
Brasília 28/10/2008

Pelo menos, você inova na defesa da pena de morte. Ela só é lembrada para os PP (pretos & pobres) e você inclui na lista os políticos. Só que a pena de morte, para existir no Brasil, precisa ser aprovada no Congresso por esses mesmos políticos. Adivinha qual a possibilidade de tal coisa ser aprovada.


 
12
Reporte abuso
Andre
Belo horizonte 28/10/2008

A lista é imensa, se fosse adotada a pena de morte no Brasil seria necessário uma impressora rotativa. Mas para ser instituida a pena de morte, deve -se executar estudos e análises minusiosos, pois todo mundo sabe que aqui rico não vai pra cadeia, por mais hediondo que seja o crime, sempre dão um "jeitinho". Gente que deveria estar presa e está solta e vice-versa, um sistema penitenciário completamente falido, a indústria de liminares fazendo a farra, profissionais do ramo da Justiça cada vez mais mercenários e por aí vai. Seria bom que pelo menos começasse a ser polemizado o tema com bastante ênfase como aqui, em mídias eletrônicas de toda espécie porque se depender dos outros meios de comunicação subordinados não haverá resultado algum, vai ficar no esquecimento daqui alguns anos. Foi como a campanha do desarmamento, que foi um fiasco, a matanca continua na mesma intensidade de outrora. Por fim, sou a favor da pena de morte para casos extremos como assassinatos brutais sem precedentes, crimes ambientais como tráfico de animais silvestres e crimes contra a natureza no que diz respeito aos madeireiros, donos de garimpos, carvoeiros e coronéis que lançam atrocidades cotra a vida em geral em regiões remotas do País. Esses merecem penas rigorosas condizentes com seus crimes e sem "jeitinho brasileiro" por trás.


 
13
Reporte abuso
SPOCK
São paulo 28/10/2008

Prisão-fábrica. Detentos prestando serviços públicos internos. Em vez de o Estado gastar com estes vagabundos, teríamos, ao contrário, estes vagabundos trabalhando para o Estado.


 
14
Reporte abuso
DivãdoMasini
Franca-SP 28/10/2008

Nois é nois.... o artigo não é meu. Ele foi escrito por um colaborador do Divã do Masini. Abraços


 
15
Reporte abuso
DivãdoMasini
Franca-SP 28/10/2008

Coiote. Eu ainda acho a pena de morte algo duvidoso. Não fiz um estudo a fundo, confesso, mas já li e vi reportagens que apontam resultados pífios de controle da violência em países que a adotam. Eu até seria favorável o tal dente por dente, olho por olho, como acontece em alguns países. Roubou, tem a mão cortada. Mas e aí, nossos políticos ficariam como? Esse é um outro ponto. Pena de morte, olho por olho ou penas mais duras como colocou o Edward (da qual faço coro) adiantariam? Os verdadeiros culpados ganhariam tais penas? Algum político foi para o corredor da morte? Algum mega empresário teve sua mão decepada nos países que dotam essas medidas? Já teve algum figurão com bola presa ao calcanhar e picareta nas mãos abrindo trilhas para ferrovias? Abraços


 
16
Reporte abuso
nois é nois
nois 28/10/2008

Meu caro Masini, você ia tão bem no seu discurso sobre pena de morte, e de repente tú dispara a metralhadora bem em cima dos políticos. Aí, meu nego, choveu no molhado... Aponte-me qual deles teria tamanha coragem de passar o chamegão em uma "Lei", que mais cedo, mais tarde, a corda teria o endereço de seu próprio pescoço? Eu já me pronunciei, sou contra pena de morte, mas em alguns casos haveriam de botar esses sujeitos em óleo fervente. Claro que só fritar um pouquinho, depois escaldá-los em água fervente!! FUI, antes que alguém me pegue!!!!


 
17
Reporte abuso
Coiote_DF
Brasília 28/10/2008

Sou a favor da pena de morte em alguns casos. Melhor seria deixar vivo e ir torturando aos poucos, mas... Um elemento que já matou diversas pessoas, não vai se recuperar. Por exemplo, políticos corruptos devem ser alvos, pois a corrupção é, totalmente, planejada e pode ser facilmente evitada; sequestro a mesma coisa, totalmente planejado, faz por quê? Nesses casos, acho que a pena de morte é válida, necessária. Tenho a certeza que muito mudaria. Em resumo, aqueles crimes, graves, onde o cara comete unicamente porque não tem vergonha na cara, por que não? Não existe chance de condenar inocentes, né?


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br