Atualizado 18h04 Quarta, 17 de setembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

A verdadeira história do bebê-diabo

63779 acessos - 55 comentários

Publicado em 27/06/2008 pelo(a) Wiki Repórter DivãdoMasini, Franca - SP



Que feio: o bebê-diabo foi uma invencionice jornalística - Foto: Internet

Tempos atrás prometi que nunca mais tocaria nesse assunto. Mas, a bem da verdade e intimado pelo amigo Amalio Damas, vou relatar, com absoluta exclusividade, toda a história sobre o nascimento de um menino com chifres e rabo em São Bernardo do Campo, Região do ABC Paulista, que viraria um marco no jornalismo brasileiro.


O bebê-diabo, assim ficou conhecido, transformou-se em literatura de cordel, filmes, documentários e deu origem a inúmeras publicações fantasiosas que omitiram o nome dos verdadeiros jornalistas do jornal Notícias Populares (NP) que participaram dessa publicação. Por isso, com tantos "pais" para o bebê-diabo, resolvi não mais escrever sobre isso, promessa que quebro agora. Um dia, caso uma editora se interesse conto toda a verdade num livro, para desmascarar as publicações mentirosas que invadiram o País depois que o bebê-diabo se transformou em lenda.


Em 1975 eu trabalhava pela manhã como repórter policial no jornal Correio Metropolitano, em Santo André, no ABC, e à tarde no jornal Notícias Populares, pertencente ao Grupo Folha, como repórter especial. José Lázaro Borges Campos, falecido, amigo inesquecível, era o editor de polícia do NP. Ibrahim Ramadan, nessa época, o diretor de redação. Eu e o "Lazão", assim ele era conhecido, morávamos em Santo André e todos os dias seguíamos juntos para o NP, no 5° andar da Folha de S. Paulo, na Alameda Barão de Limeira. No mês de maio daquele ano corria forte um boato dando conta do nascimento de um bebê que tinha chifres e rabo, num hospital de São Bernardo, ABC, que aterrorizava enfermeiras, médicos, falava grosso e até soltava fogo pela boca.


Com o passar dos dias, o boato se alastrou de tal forma que em todos os cantos das sete cidades do ABC só se falava nessa estranha criatura. Não faltavam padres, médicos, psiquiatras, pessoas do povo e até dados científicos para comentar sobre um possível nascimento de uma criança-monstro nesse hospital de São Bernardo. Com tantos comentários, Lázaro Campos me incumbiu de apurar os fatos e escrever uma nota sobre esse boato para o NP de domingo. Falei com a direção do Hospital São Bernardo, enfermeiras (os) e médicos. O engraçado é que algumas enfermeiras mostravam nervosismo e chegavam até a rezar o Pai Nosso quando eu tocava nesse assunto. Na verdade, garantiram-me os médicos, um bebê nascera com um prolongamento no cóccix e duas pequenas saliências na testa, problemas resolvidos com uma simples cirurgia na própria maternidade.

Escrevi esse relato, sem nenhum sensacionalismo, no dia 10 de maio de 1975, um sábado e deixei o texto, de 30 linhas, sobre a mesa do Lázaro. O jornal estava para ser fechado e eu desci para esperá-lo na padaria da esquina. Fomos embora juntos, sem comentar nada sobre jornal. No domingo pela manhã percebi que a banca de revistas perto de casa estava repleta de pessoas comprando o NP. Curioso, me aproximei e consegui o último exemplar que trazia a seguinte manchete: Bebê-diabo nasce em SBC". Fui à página 5 e gelei. Minha assinatura estava abaixo da manchete forçada. Fiquei apavorado, temendo processo e a demissão do jornal por justa causa.
 
Quando Lázaro Campos passou em casa, me recusei a sair para trabalhar. Mas, com seu jeito "mineiro", me convenceu, afirmando que assumiria a culpa da manchete, caso a direção se manifestasse desfavoravelmente. Entrei cabisbaixo no prédio da Folha. Na verdade, estava apavorado. Fiquei mais ainda quando recebi o aviso para me dirigir, imediatamente, com o Lázaro, à sala de Octávio Frias de Oliveira, dono do Grupo Folha. Entramos assustados na sala de Frias, esperando um sermão, antes da demissão. Pelo contrário. O homem, que eu ainda não conhecia pessoalmente, estava sorrindo e nos estendeu a mão, cumprimentando pela manchete e informando que, pela primeira vez na história, o NP bateu todos os recordes de venda em bancas.


Custei a acreditar que tudo aquilo era verdade. Segurava a xícara com café, oferecida pelo Frias, com dificuldade, tremendo e ouvindo somente elogios. E a ordem era para darmos sequência no assunto. E assim foi feito. A notícia tornara-se uma bola de neve. A tiragem do periódico, que era de 80 mil exemplares, ultrapassara a marca dos 200 mil. O povo acreditou na história e o NP começou a inventar uma saga para o bebê-diabo. O caso permaneceu na primeira página do jornal por inacreditáveis 37 dias.


Nas manchetes que seguiram, o bebê-diabo infernizou pessoas, pulou em telhados, pediu sangue para beber, tocou campainhas, palitou os dentes com um facão e até parou um táxi à noite, deixando o motorista assustado ao falar que o destino da corrida seria o inferno. Amado por uns, odiado por outros e temido por milhares, o bebê-diabo aterrorizou moradores de São Paulo e do Brasil, mesmo sem ter existido.


Edward de Souza é jornalista, escritor e radialista



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
DivãdoMasini
Franca - SP



Comentários
01
Reporte abuso
vitoria
fortaleza 10/02/2012

Jesus tem poder.
isso sendoh verdade ou não!
creio somente em Jesus.
amém!


 
02
Reporte abuso
Daniel Serafim
Manaus 05/02/2012

Eu gostaria de conhecê-lo, ele deve ser uma boa pessoa e deve ter sofrido muito, ainda mais pelos preconceitos e falsos rótulos que recebeu !!!


 
03
Reporte abuso
eduardo
mirandiba 19/11/2011

o diabo e carnissero feio e orrorosoh


 
04
Reporte abuso
ANDRESSA
BH MINAS GERAIS 18/11/2011

NOSSA QUE HISTORIA CHOCANTE


 
05
Reporte abuso
Anderson A.
RN Pipa 03/11/2011

Priemiramente, mortais!!! Boa noite,

Sr. Divado, este assunto é para ser questionado, como uma conclusão se é verdade ou mentira, e coletar vossas opinões gerais.
E não para criticar erros gramaticais de portugues!!! OK.
Certo eu Nasci no mesmo ano em 1975 em são Bernado do Campo, nesta mesma maternidade, na mesma hora local, e mesmo médico que auto analizou a mim!!!,
Bando de idiotas voçês acham o que, que um médico iria colocar sua carreira em risco com mentiras horrorozas!!! ahah


 
06
Reporte abuso
thatha
rj 25/10/2011

Pow o Rogério Araujo que escreveu o primeiro comentário, falou mal da escrita, e escreveu pior..

*o que "aocnteceu?" o professor primario liberou pra poderem postar opinioes sobre o texto?
vamos prestar mais atenção... ou vc não analiza os seus erros quando termina de escrever e repara somente o dos outros? e na sua escola seu professor esqueceu de explicar sobre usar o acento agudo, e a vírgula né?

ahhh Rô, sobrenome também se escreve com letra maiúscula ;*


E esse bebê diabo, é a coisa mais idiota que já vi..


 
07
Reporte abuso
Rogerio araujo
Changsha CHina 04/10/2011

Nossa quanto comentario mal escrito e com erros basicos de portugues?
o que aocnteceu? o professor primario liberou pra poderem postar opinioes sobre o texto?
que pessoal anarfa, se liga, aqui nao é orkut nao pessoal
bom refletir o que escrevem e como escrevem, imagine, uma questionou o KI????? QI o zebrita....
professor, faça uma revisao nos alunos, sim?


 
08
Reporte abuso
Diniz
Altonia 04/10/2011

Ninguém precisa duvidar que o bebe era falso, mas, que o dono do jornaleco era verdadeiro era, e o jornalista que fez a reporcagem também. Daí a gente ve quem foi que escreveu a (falsa) história do Brasil em todos esses anos.


 
09
Reporte abuso
deded
curitiba 29/09/2011

que coisa mais loca veio


 
10
Reporte abuso
Douglas
São Paulo 25/09/2011

Sim ele existiu de verdade, o conheci depois de tanto tempo. Tem até um video dele no youtube, agora com 37 anos..Aí vai o link

http: / / www.youtube.com / watch?v=EkYDKHv53N0


 
11
Reporte abuso
paloma
carnaiba 22/09/2011

que historia


 
12
Reporte abuso
Natielly
Tupã 08/09/2011

Eu Acredito Que Nasceu mesmo Que Deus Não querer se Estragar a Semelhança Dele.. '-' Seria Possível Nasce um bebe diabo.. .-. Vocês Podem me Achar loca. Mais curto muito wingdings e etc. E Acredito Que Asiste o -lucifer- '-' ele quer q vocês Achem que ele não existe .-. .Ele aparece em todo lugar TV.MUSICA e Etc '-' Antes De Ouvi algo procure mais sobre ela '-' As Vezes vocês Podem ta adorando o lucifer.. D: e não A DEUS ... Vo dormi hehe Tenho Escola Amanha A Tarde ,Beijo '-' E Durmen Com DEUS


 
13
Reporte abuso
fillha de deus
Aparecida 27/08/2011

Puxa nao sei como esses povo tem o ki baixo
Isso tudo e mito gente
Deus nao ia estragar sua imaguem e semelhaca
Ainda mais com bebe
E pra acabar mesmo em kkk


 
14
Reporte abuso
morgana
goiania 24/08/2011

isso e estranho isto nao e de deus ele nao seria capas de faser isto ainda mas com uma criança♥


 
15
Reporte abuso
saranyelly Alves Cruz
são joão do paraiso 18/08/2011

É verdade que esse menino naceu com rabo e chifre?
eu ñ acredito nisso só acreditor vendo esse menino?
Eu tomei conhecimento da historia do Bebê-El-Diablo, só que o lugar de nascimento foi no nordeste, apenas e tão somente se criou em São Bernardo do Campo. Ganha uma balinha quem adivinhar.


 
16
Reporte abuso
Gabriela
londrina 18/06/2011

como assim? ele tinha voz grossa mesmo ? explicô muito mal meu, o chifre eu seu q era só um probleminha mais como assim solta fogo pela boca?! aff


 
17
Reporte abuso
rafael
sao vicente 17/06/2011

isso tudo e enveçao são muito idiotas colocam no jornal e logo as pessoas pessoas ficam medo e depois bandos de sem noções colocam no jonal da qui a pouco vão que acharam o pre grande


 
18
Reporte abuso
Adonis
São Paulo 17/06/2011

O Bebê Diabo realmente existiu,foi algo real,pois eu conheci a criança pessoalmente ou melhor dizendo o diabinho,mas ele infelizmente foi vencido pelo Chupa Cabras que o derrotou,chupando todo o seu sangue!!!


 
19
Reporte abuso
athylas
taboão da serra-são paulo 15/06/2011

isso é uma metira mas que tudoo nesse mundo


 
20
Reporte abuso
seni q. pereira
porto velho 12/05/2011

essa historia e de mentirinha e que o povo antigo gostava e acreditava em tudo pois eram muito inocente sem nehuma curiosidade para descubrir a veracidade das noticias, pois fala o que quer quem tem boca vai aroma.


 
21
Reporte abuso
laura fagundes
Sãõ Pedro 29/04/2011

o bebe diabo realmente esiste ou nao? ou ele ja morreu?


 
22
Reporte abuso
shinobigoes
Belo Horizonte 10/04/2011

Já ouvi falar só quero saber que tipo de anomalia essa pobre criança teve. O resto o povo aumenta


 
23
Reporte abuso
aitana e nayara
sao paulo 29/03/2011

nossa é ate dificil de acreditar
que nasceu um bebe assim deve ser muito dificl para ele


 
24
Reporte abuso
andsleonardo
SP 01/03/2011

Quando a imaginação do povo quer se mostrar superior à ciência ou à medicina, esse tipo de coisa acontece.


 
25
Reporte abuso
Leonardo
rio de janeiro 15/02/2011

Minha professora contou essa historia na facul shuahusauhas


 
26
Reporte abuso
eduardo augusto ps
sp 28/01/2011

entre o dia 11 de maioe 8de junho de 1975 ,o jornal notícias populares publicou 27 títulos de primeira páginas com pericias do bebe diabo uma criança que teria nacido com chifres e um rabo com 5 em centimetros em são bernardo do o campo.A insólita saga forgada em um mononotomoplantãode sabado ,incluia capitulos delirantes, com os paseios do montrinho pelos os telhados das casa , e fez evaporar todos exemplare das bancas aqui sao as datas importante do bebe diabo


 
27
Reporte abuso
kkkkkkkk
espirito santos 23/01/2011

KKKKK JA SEI O QUE DEVE TER ACONTESIDO. A MAE DELE TRANZO COM 1 BOI E SAIU COM CHIFRES E RABO KKKKKKKK


 
28
Reporte abuso
bya cremaschi e bianka rodrigues
araçatuba sp 16/01/2011

hummmmmm.... imagina um desses circulandoo pela minha cidade??? heim yanka? sem palavrass bya naum acredito nissooo!!!


 
29
Reporte abuso
julia
são paulo 04/01/2011

eu acho que esse primeiro comentario é um absurdo e nem sabe escrever


 
30
Reporte abuso
matador de demonios
comprolia 30/12/2010

eu matei o bebe diabo e fis nele uma cicatriz no formato de uma cruz, em nome de deuz!!!!


 
31
Reporte abuso
riquinho
rio de janeiro 29/12/2010

QUI LEGAL VC E O CAPETA EU SOU O HOMEM DELE DO CAPETA


 
32
Reporte abuso
JULIANA GOMES
SAO PAULO 28/12/2010

BB COM CHIFRES TA AMARRADO, DISTRUIDO EM NOME DE JESUS


 
33
Reporte abuso
esterfany
são mateus 14/09/2010

Nossa ha tamto tempo ... queria que todo esse Brasil passasse a saber mas sobre tudo que vem acontecendo ...falta muita imformação ..


 
34
Reporte abuso
aline
são paulo 19/07/2010

Nossa que interessante. O bebê-diabo mais tá amarrado em nome de Jesus!!!!!


 
35
Reporte abuso
André Filho
São B. do Campo 05/07/2010

Se o sr. José A. Furquim conhece alguém parecido com o personagem da história...certamente não é o mesmo. Como disse o Joel, o bebê morreu após um pastor ter orado, expulsando o mal que estava no mesmo.


 
36
Reporte abuso
Joel gaudencio
São bernardo do campo 04/07/2010

Ainda criança no Estado da Bahia, tinhamos um LP (evangélico) onde uma das faixas contava essa "história". A letra era +ou- assim: Os pais deixaram de ser evang. e fizeram um pacto com satanás, entregando o filho que ainda estava no ventre. 5 homens não seguravam o BD. Um pastor orou e BD morreu.


 
37
Reporte abuso
Sara oliveira da Silva- SP
São paulo 09/05/2010

Realmente, uma história impressionante, mas será que isso é fato? Achei muito interessante, mas acho que tudo é possível. Também pode não ser verdade...


 
38
Reporte abuso
José A. furquim
São Paulo 27/04/2010

A história é real, eu acho que conheço ele. Ainda mora em São Bernardo e está com 35 anos, é gente boa. Acho que a gente não pode ter preconceito. Só porque ele tem rabo, chifres e cospe fogo, não significa que não pode ser como qualquer outra criatura (de Deus?).


 
39
Reporte abuso
Yoli
Ponta Grossa 25/02/2010

Legal... e interesante Mas não creio que isso seja verdade.


 
40
Reporte abuso
eu mesmo
hell 15/11/2009

Eu me me assustei de tanto rir desta palhaçada. Niguém viu o cão e fica falando dele. Sabe nem se o cão tem rabo ou chifres.


 
41
Reporte abuso
Jeniffer
Curitiba PR 15/11/2009

Nossa, fiquei chocada com essa história, mas queria saber o que aconteceu com o bebê-diabo e se tem foto mesmo dele. Queria ver como ele era de verdade e também queria sabe se a mãe dele ficou com ele ou não quis o bebê. Nossa essa história me chocou. Espero a resposta.


 
42
Reporte abuso
laau
SP 29/10/2009

Meeu Deus!! Só povo sem cabeça para acreditar nesta besteira de "bebê diabo"... Estava na faculdade e a professora trouxe a matéria do "bebê diabo". As pessoas ficaram se perguntando como caíram nessa babozeira...


 
43
Reporte abuso
eu
aqui 13/10/2009

Como é que vocês sabem que era o bebê diabo, se ninguém nunca viu o cão?


 
44
Reporte abuso
Lilian Barros
Manaus 04/10/2009

Não acreditei nessa ideia, pois acredito que foi só uma jogada de marketing do jornal na época que publicou tudo isso.


 
45
Reporte abuso
Claudio Fernandes
Fort Lauderdalle - Florida 19/09/2009

Na época das reportagens do Bebê Diabo, eu tinha 9 anos, e gostava muito de desenhar inclusive conheci o estúdio do Maurício de Sousa que era no mesmo prédio da Folha de S. Paulo e Notícias Populares e me perguntava como poderia ser verdade se nas manchetes só apareciam ilustrações, e nunca fotos.


 
46
Reporte abuso
Eli Velloso
Mogi das Cruzes 13/09/2009

É sempre o Grupo Folha! Os anos passam, mas a picaretagem em forma de notícia continua! Ontem era o “bebê-diabo”, hoje é a “ficha (falsa) de Dilma Rousseff”, o encontro (não comprovado) dela com Lina Vieira...


 
47
Reporte abuso
gabriela
maranhao 17/04/2009

Eu odeio o diabo, mas amo deus.


 
48
Reporte abuso
Liliana Diniz
Franca 04/01/2009

Adoro o jornalista Edward de Souza, e soube que, faz uma semana, ele inaugurou seu blog. Teriam o endereço eletrônico? Quero sempre ler seus artigos, caso sejam postados neste site, por favor, me avisem. Liliana Diniz.


 
49
Reporte abuso
julia
curitiba pinhais 24/11/2008

Incrível eu fiquei apavorada com tudo isso. Quando eu vi o vídeo no Youtube contei para minha mãe e nem imagina que isso fosse lenda ou um NP porque gente só o que falta nesse mundo?! Bebê diabo!! São uns idiotas...gente ñ acredite, isso é papo furado!!!


 
50
Reporte abuso
Emily
Dourados MS 19/09/2008

Inacreditável a história. Faço jornalismo e caiu essa notícia na minha prova de ética. Isso tudo para criticá-la eticamente, apontando quais artigos feriam o código. Aí resolvi pesquisar um pouco e olha quem eu encontro, o verdadeiro jornalista que fez a matéria, e o verdadeiro processo de como surgir. Gostei muito, parabéns...


 
51
Reporte abuso
DivãdoMasini
Franca-SP 03/07/2008

Isabella! Boa idéia. Será que a gente consegue localizar o adulto-diabo? Acho que não, como você bem disse, deve ser barra ser reconhecido dessa maneira. Abraços. Marcos Masini Blog - Divã do Masini. www.nossanoite.com.br / divadomasini


 
52
Reporte abuso
Isabella
Vitória da Conquista-BA 01/07/2008

Poxa, pra vocês verem como o jornal tinha poder de manipulação das pessoas... Imagina, eu contei essa história pra minha avó e ela disse que lembra disso tudo, e acreditava que o bebê era diabólico. Quando eu li pra ela a parte que o editor confessa que era tudo mentira, ficou chateadíssima, pois na época ela ficou aterrorizada, tinha pesadelos com o bebê, essas coisas. Huhuash... Mas quem não teria medo? É muita coincidência um bebê nascer com uma prolongação no cocsis ao mesmo tempo em que nasce com duas saliências na testa... Coitado, hoje ele já deve ser um homem (se não morreu). E lembrar que era chamado de diabo por todo o país deve ser barra.


 
53
Reporte abuso
DivãdoMasini
Franca-SP 27/06/2008

Natalia! Realmente foi. Mas percebeu como a notícia por si só não foi interessante? Quando meu amigo Edward a escreveu era desmentindo os fatos. Mas caiu como uma luva para um jornal que sempre vendeu "sensacionalismo", daí, resolveram encaixar uma mentirinha aqui, outra ali... Hoje, sabemos muito mais sobre manipulação jornalística, mas à época os jornais ainda eram sagrados, mesmo um NP da vida. Abraços e obrigado pelo comentário. Marcos Masini.


 
54
Reporte abuso
nois é nois
nois-é chato prá caramba!! 27/06/2008

Eu tomei conhecimento da historia do Bebê-El-Diablo, só que o lugar de nascimento foi no nordeste, apenas e tão somente se criou em São Bernardo do Campo. Ganha uma balinha quem adivinhar.


 
55
Reporte abuso
Natalia
BH 27/06/2008

Huhuhuash... Esse Bebê-Diabo deve ter sido como o fim do mundo na virada pro terceiro milênio.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br