Atualizado 16h40 Domingo, 21 de dezembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Humor

A galinha do Rui Barbosa

7052 acessos - 2 comentários

Publicado em 28/05/2008 pelo(a) Wiki Repórter mauro carlos, São Paulo - SP



Ser ladrão naqueles tempos era difícil. Na falta de automóveis, DVDs e mensalões para roubar, os fora-da-lei tinham mesmo é que roubar uma ou outra coisa para comer, ou um par de botinas ou ainda e no máximo uma carroça. E aquele ladrão, naquela noite, estava especialmente faminto. E rodeava desde a manhã uma casa com umas galinhas graduadas, que se espalhavam roliças pelo quintal.
           
Não sabia o ladrão a quem pertencia a casa, enorme, de bela fachada e vários detalhes decorativos. Só estava lhe interessando as galinhas, que podia ver por um pequeno buraco no muro. Gordas aves. Magro ladrão. Imensa fome. Esperou até a noite e pulou o muro. Imaginou que seu jantar estava próximo e passou a tropeçar nas galinhas no escuro. 

O que não sabia aquele pobre "meliante" é que residia naquela digna mansão uma das mais ilustres e capacitadas figuras da República, inclusive e especialmente se considerado o tamanho enorme de sua cabeça genial. Morava lá nada menos que o tão falado e não menos elogiado Rui Barbosa, que, no momento do assalto, debruçava a sua cabeça sobre um daqueles vários livros de sua biblioteca e pôde ouvir subitamente aquela barulheira no galinheiro.

Desceu então o proprietário as escadas e teve acesso ao galinheiro, tendo iluminado com um lampião o nosso esfomeado ladrão de galinhas, que já tinha em suas mãos a mais gorda das galinhas de Rui Barbosa. Foi quando ouviu o ladrão assustado, daquele intelectual enfurecido, os seguintes dizeres: 

– Óóóó, verme que da luz infecta nasceste! Como ousas invadir minha propriedade, propriedade esta de Rui Barbosa, um dos grandes da República, na calada da noite, em pacífica e obtusa hora, a fim de furtar-me um simples galináceo? Óóóó, insignificante figura terrena, que tão pouco, ao contrário do dito nas escrituras, se assemelha à figura divina, com que razão espúria poderia afligir a tranqüilidade de um servo da República, em sua morada, em calada noite? Óóóó, ignóbil figura desumana, como se atreves a tão grande mal? Saiba que minh’alma arrepia por temê-lo e ao mesmo repudiá-lo, e que não merece sequer sua triste e própria figura. Vil homem vilipendiador de residências, saiba que desejo que enfies seu crânio, sem cura, nas profundezas do deserto, sujeito ao sol e as intempéries, e se isso assim não te bastares, que possa ouvir por todo o sempre o zunido do inferno, nas profundezas dos espíritos atordoados pelos negros dias! E se isso não te bastares yet, que assim possam os carcarás levarem su’alma, para todo o sempre, em caminhada soroloquial rumo ao pesadelo eterno, e que sintas o tão rude é o príncipe protetor dos patrimônios, e assim não haverá leis que o protejam ou resguardem (...).           

Foi quando aquele homem, atordoado e faminto, interrompeu o discurso do saudoso Rui e lhe perguntou, de forma humilde:            

– Seu Rui, afinal das contas, já que a fome é muitona; eu levo ou não levo a galinha?           

Mauro Tavares Cerdeira


Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
mauro carlos
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
mauro
Dourados 05/03/2011

Rui


 
02
Reporte abuso
AT..
Minas Gerais 29/05/2008

Dai nós podemos ver que a fome do povo não é coisa de agora. Mas as palavras do Rui são bem complicadas, como nós já sabemos. Abraços.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br