Atualizado 10h15 Quinta, 24 de abril de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

A maconha e a liberdade de expressão

1644 acessos - 18 comentários

Publicado em 10/05/2008 pelo(a) Wiki Repórter AuriVerde, Rio de Janeiro - RJ



Esta última semana foi repleta de polêmica graças à Marcha da Maconha e à Marcha contra a Maconha. A primeira foi proibida em nove capitais brasileiras, pois o Ministério Público destas cidades, através de denúncias, alegou que a Marcha da Maconha fazia apologia às drogas, e no Brasil é crime qualquer tipo de apologia às mesmas.

No entanto, abordarei aqui o termo Liberdade de Expressão. Fiquei mais surpreso com o fato da proibição da ‘marcha' ter sido confundido com “Liberdade de Expressão”, e pior, ter recebido apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, no Rio de Janeiro, instituição que deveria zelar pelas leis e pela ordem no Brasil.

Para a OAB-RJ a liberdade de expressão dos simpatizantes da marcha foi agredida. Mas quando devidamente interpretada, a decisão da justiça é clara e coesa. Não há como contemporizar, É APOLOGIA ÁS DROGAS, e é crime, portanto, alegar que a livre expressão está sendo transgredida é conversa fiada.

Toda liberdade de expressão tem limite. Ou será que a lei permite fazer apologia do Nazismo? Experimentem tentar. Aliás, um movimento foi confundido com Nazismo no dia 4, foi o Integralismo, e este não chega nem perto do Nazismo, não teriam os membros de tal movimento o direito de processar aqueles que acusaram o movimento disso sem nenhuma base histórica e precisa por calúnia ou difamação?

Marcha da maconha não é caso de liberdade de expressão, mas de apologia às drogas mesmo, porque saem por aí gritando, munidos de cartazes e panfletos com a folha da cannabis estampada, deturpando a ordem e extrapolando todos os limites. Sem contar que afrontam a dignidade das crianças que vêem essa marcha como mau exemplo.

A verdade, é que se quisessem fazer um ato pacífico no dia quatro de maio, teriam os “pró-maconha” saído às ruas para colher assinaturas ou promovido um fórum para uma discussão séria a respeito do assunto. Querem mudança na lei? Então vão colher assinaturas e mandar para o Congresso. Aliás, fica aí a idéia. Dessa forma liberdade de expressão nenhuma teria como ser violada.

A verdade é que a esmagadora maioria da população brasileira é pela criminalização das drogas, entre elas a maconha. Se quiserem fazer um referendo para pagar pra ver, fiquem à vontade... Se não gostarem dessa sociedade, mudem de país. Jamaica ou Holanda, por exemplo, onde a cannabis pode ser apreciada livremente. É bom lembrar que o resultado na Holanda não foi dos mais promissores: cerca de 5 mil dos 25 mil dependentes lá existentes são responsáveis pela metade dos crimes leves. O uso da maconha subiu 400% em razão da liberação.

A OAB tem o direito de assim pensar. Mas, como sabemos nada mudará, afinal, quem decide é a sociedade. A OAB deveria ter esta mesma firmeza de decisão e opinião em fatores mais relevantes da vida, como o desemprego, a fome, a injustiça social.
É muito fácil respirar este ar de "democracia". É bom lembrar que democracia não é sinônimo de permissividade ou libertinagem. Tudo culpa desta expressão bonita e inspiradora, utilizada erroneamente por uns de “Liberdade de Expressão”.

Não consigo entender porque tanto esforço pra tentar legalizar o uso da maconha.
Pra que serve a maconha? Porque estas pessoas precisam tanto da maconha?
Estas pessoas inventam um monte de conversas, apontam supostos benefícios à sociedade, diminuição da criminalidade, liberdade de escolha, etc.

Dentre os benefícios estão euforia leve, sensação de bem-estar, relaxamento e redução de estresse , apontam ainda que o tráfico acabaria, ora, vocês já viram a pirataria(tráfico) deixar de existir? Vai acontecer o mesmo que acontece com os CDs e DVDs piratas, o comércio é liberado e legalizado, mas o tráfico desse produto ainda impera. Qual seria então a forma de acabar com tráfico de CD e DVD ilegal? Resposta: conter o usuário.

Já os malefícios, os pró-maconha nem comentam, vejamos alguns: Falhas na memória recente, taquicardia, xerostomia , paranóia, agitação, falta de coordenação motora e câncer do aparelho respiratório, dependência psicológica, crises psicóticas em indivíduos propensos, bronquite e tosse . Além do já citado exemplo Holandês, no aumento da criminalidade e aumento do número de viciados, o que exigiria uma rede de saúde com mais recursos, mais ampla e funcional. Coisa que não temos.

Mas em minha opinião, o que estão precisando mesmo é de amadurecer, se tornarem pessoas adultas, crescer, assumir responsabilidades. Cá entre nós, daqui a pouco a liberdade de expressão vai promover bandido querendo criar sindicado, pedófilos saindo em passeata (na Holanda se justificou, os pedófilos criaram um partido) e matador de aluguel querendo regulamentar a profissão. Democracia sim, libertinagem não, pois com a “Liberdade de Expressão” vão querer implantar a anarquia no país.

Autor: Eduardo Ferraz

Fonte
http://www.integralismorio.org/auriverde/arquivo/2008/100508.htm


Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
AuriVerde
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
paty
uberlandia 11/03/2009

Concordo em número gênero e grau.


 
02
Reporte abuso
Não importa
Goiânia 24/09/2008

Primeiro... obviamente iriam vender algo de qualidade... você já viu produto pirata bom?? Compra quem quer :P NÍVEL DE DEPENDÊNCIA GERADA DO CIGARRO É MAIOR DO QUE O DA MACONHA.


 
03
Reporte abuso
maria eduarda
blumenau 17/06/2008

"Não consigo entender porque tanto esforço pra tentar legalizar o uso da maconha. Pra que serve a maconha? Porque estas pessoas precisam tanto da maconha?" E realmente não faz sentido, mas querido, ACORDA, ela existe e as pessoas usam loucamente, pra que? Só Deus sabe, mas usam e ela vai continuar existindo eternamente.


 
04
Reporte abuso
Wiki
Rio 25/05/2008

Realmente, IDEOLOGIA é uma coisa que as pessoas não percebem e vai permeando todos os setores e classe sociais. Inclusive inserem mentiras, dizendo que a maconha pode ser usada como remédio etc... QUEREM MESMO É LIBERAR A MACONHA, CRACK, COCAÍNA, ETC... Esse papo de remédio tem que ficar com a ciência e não com ideólogos de plantão. Querem ficar doidões à custa do Estado, isto sim! Não me enganam!


 
05
Reporte abuso
Coiote_DF
Brasília 13/05/2008

Parabéns pelas palavras, Cristiano.


 
06
Reporte abuso
Guilherme Rodrigues
Recife 13/05/2008

"...o que estão precisando mesmo é de amadurecer, se tornarem pessoas adultas, crescer, assumir responsabilidades. Cá entre nós, daqui a pouco a liberdade de expressão vai promover bandido querendo criar sindicado..." hhuahuahuauhau, comédia, mas concordo.


 
07
Reporte abuso
Jefferson
Niterói 13/05/2008

Isso aí autor, totalmente correto. Essa meia dúzia de maconheiros já tão passando dos limites. Incrível que todos eles usam esse discursinho ridículo do tráfico e não são capazes nem sequer de contestar o texto na parte em que você fala sobre os malefícios.


 
08
Reporte abuso
Souza
Uberaba MG 13/05/2008

O pessoal do POP podia presar um pouco mais pela qualidade e imparcialidade das notícias divulgadas em seu site. Como por exemplo esta e algumas postadas por grupos intitulados: "integralistas" que não conheço bem, mas publicam umas coisas muito ruins e permeadas de desinformação e preconceito. O jornalismo, o debate e o pensamento não deveriam se alinhar com estas tendências. Espero pelo menos que a organização que mantém este site não esteja comprometido com este pessoal a ponto de publicar qualquer coisa. quero ainda aproveitar a oportunidade e parabenizá-los pela iniciativa de abrir este espaço para o debate e a troca de idéias. Minha crítica (espero que lhes seja positiva) é no sentido de penerar pela qualidade e imparcialidade e dai sim deixar que as opniões se acirrem, se esclareçam mais, etc...


 
09
Reporte abuso
Cristiano
POA 13/05/2008

Fala um monte de besteira e ainda critica a atuação da OAB! afff


 
10
Reporte abuso
Cristiano Rigon
Porto Alegre 13/05/2008

O problema é que a marcha não tinha o intuito de fazer apologia, mas sim abrir os olhos dos proibicionistas para a situação atual, onde um cidadão é obrigado a comprar um produto, que o estado proibiu mas não tirou de circulação em 40 anos! Quem quer fumar maconha tem q paga pra traficante e se não quizer pagar para eles, a policia e o estado se encarregam de te prende caso tu plante uma em casa... com certeza quem é contra a legalização tem alguma ligação com o tráfico!!! Os participantes da marcha foram punidos antes de cometerem qualquer tipo de crime!!! é absurdo e os penalistas devem estar se revirando no túmulo!!! como pode alguém ser punido pela possibilidade de cometer um crime! não existe isso! Outra coisa!! lembrando aos leigos, principalmente ao autor! A constituição é a norma de maior valor hierárquico, se a interpretação dada a apologia (art33 lei11343) for essa que deram para a decisão da marcha, com certeza é inconstitucional! Não há o que discutir! Enquanto a maconha for proibiba e esse for um ESTADO DEMOCRÀTICO DE DIREITO, as pesoas poderão sair a rua para pedir sua legalização! claro sem induzir ao uso ou fazer apologias como: maconha faz bem a saúde, fume maconha! ISSO È APOLOGIA! O TRAFICANTE È CONTRA A LEGALIZAÇÂO E VC?


 
11
Reporte abuso
Eduardo Ferraz
Autor 13/05/2008

Prezado Glauco. A OAB é uma associação de advogados e não a Constituição Federal ou o Código Penal Brasileiro. Acontece que a OAB-RJ é representada por alguém que apóia a descriminalização da maconha, mas isso não quer dizer que seja a opinião da maioria dos advogados e nem que o código deveria ser mudado porque a OAB assim deseja. A lei é clara. No caso da marcha da maconha, a Justiça não impediu o debate de um assunto polêmico, aliás como eu sugeri que fosse feito neste texto. O fato é que existe uma lei que proíbe a apologia. Exigir o cumprimento da lei não é uma questão de moralidade, de conservadorismo, de arbitrariedade, mas sim uma obrigação de todos aqueles que vivem sob um estado de direito. Foi exatamente isso o que o Ministério Público fez, cumprindo com o seu papel. Segundo o MP: -"a situação apresentada como manifestação política pacífica camufla ação para a difusão de consumo de drogas, o que caracteriza crime". Qualquer dúvida referente aos textos assinados por mim, entrem em contato: eduardo.ferraz@integralismorio.org Desde já, sempre à disposição. Obrigado.


 
12
Reporte abuso
Coiote_DF
Brasília 12/05/2008

adianta dizer algo?... agora, responda o Glauco; por favor. Obrigado.


 
13
Reporte abuso
Rui
Lisboa 12/05/2008

demagogia proibicionista


 
14
Reporte abuso
Winston
Florianópolis SC 12/05/2008

Abre os olhos, ouvidos e a cabeça cássio, ninguém difendeu em hipotese alguma a liberação das drogas. Seria um grande absurdo querer que o uso da cocaína e do crack fosse livre. Isto seria possível apenas onde existisse uma população bem informada e que possuisse a autonomia e apoio básico para fazer suas escolhas. Pelo que entendi destas marchas é a abertura de diálogo para uma DESCRIMINALIZAÇÃO do uso da erva. O que acabaria com o tráfico de maconha, pois é possível que cada usuário plante a sua. Sua posição denuncia a ignorância no assunto, colocando tudo no mesmo saco, porém no conforto de seu lar ou no boteco ou nas festas, provavelmente fazes usos de outras 'drogas'. Tomas uma 'cervejinha' ou fumas um 'cigarrinho', há, se não sabes café contém um substância similar a cocaína: é a cafeína (que vicia). Se droga é o que faz mal à saúde ( o q ñ é o caso da canabis, pois ñ há registro de morte ou cançer pelo seu uso), então deveríamos proibir também o oxigênio, que envelhece através da oxidação das células (absurdo !!). Serás mesmo um exemplo de cidadão saúde ou apenas mais um hipócrita. Não sabes que a proibição estimula a curiosidade e o tráfico !! Cuidado, pois os filhos dos cabeças duras são os que mais tem problemas com drogas.


 
15
Reporte abuso
Alex Gomes
Lisboa 12/05/2008

Sou imigrante brasileiro em Lisboa e organizador pelo 3º ano consecutivo da MGM em Lisboa. Nunca tivemos problemas com a polícia e temos sido respeitados pela sociedade em geral enquanto movimento político. Tenho vergonha do atraso cultural e civilizacional do Brasil, não só em relação à canabis, mas também ao aborto e ao porte de armas. Esta iniciativa decorreu em 239 cidades e só foi proibida no Brasil e na Russia de Putin. Quererá dizer algo? Remanescência da ditadura militar talvez?


 
16
Reporte abuso
Cássio Guilherme
Campinas 11/05/2008

Nós do Movimento Integralista e Linearista Brasileiro não podemos concordar com a liberação das drogas no país. Com relação ao plebiscito popular somos inteiramente a favor, estamos num Estado que se diz democrático. Vamos consultar o povo o que eles acham. Anauê!!


 
17
Reporte abuso
Rafael Dettes
Divinópolis 11/05/2008

Concordo com o texto, e pro amigo de baixo, a OAB não entende tudo de leis, é apenas uma associação de advogados. A OAB não está acima da verdade, nesse caso o interesse da OAB é porque os seus dirigentes gostam de fumar um baseado mesmo e vão se aproveitar da proibição pra tentar legalizar a droga. Como o repórter disse, o termo "liberdade de expressão" hoje em dia é confundido com libertinagem. Razão pela qual nossa sociedade experimenta essa inversão de valores.


 
18
Reporte abuso
glauco ramalho
sumaré-SP 11/05/2008

Eu não entendo uma coisa... Se a OAB que entende tudo de leis está à favor do movimento, como você pode dizer que na verdade a marcha era apologia às drogas???


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br