Atualizado 08h15 Segunda, 24 de novembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

O que é escrever?

8833 acessos - 8 comentários

Publicado em 06/05/2008 pelo(a) Wiki Repórter cal55, Porto Alegre - RS



A mão de quem escreve. - Foto: Márcia-
O ato de escrever pode ser compreendido como ação, ação transformadora e construtora de uma nova realidade. É a ação pela qual cada escritor (pessoa) enfrenta a realidade do seu mundo, buscando compreendê-lo e explicá-lo. 

É a conseqüência da relação homem e mundo, uma vez que, a partir de uma análise, constatamos essas relações. 

Nós, como outros seres, “estamos- aí – no mundo”, todavia, devemos passar do “estar aí ”para “ser-aí”, deixarmos de ser objetos para sermos sujeitos. Escrevendo estamos reconstruindo o que já foi construído. 

As coisas passam a existir a partir do momento em que o homem lhe confere significações de maneira expressa. O que é expresso pelo homem passa a ser um mundo humano, que transforma-o, que conhece-o e o liberta. 

Não podemos nos aprisionar em textos prontos, mas podemos pensá-los e expressá-los do nosso jeito. A medida em que vamos escrevendo, surgem novas perspectivas. Nessas, entendemos que escrever não é repetir as coisas prontas, mas... renová-la de forma própria, criadora e transformadora. 

Escrever é uma ação desafiadora, observando os limites éticos e as oportunidades dadas pelos recursos da língua portuguesa. Não podemos plagiar ou reproduzir e, sim, manipular com alternativas existentes e válidas. Como exemplo, temos a paráfrase que é uma atividade de reformular parte ou a totalidade de um texto. É um mecanismo sintático que cria alternativas de expressão para um mesmo conteúdo. 

É mister louvar quem, aos poucos, vem promovendo essas ações dentro de um site livre como este. Quantos, a partir do BrasilWiki!, não desenvolveram suas criatividades literárias? 

Sim, escrever é ação, um ato desafiador pelo qual podemos provocar o mundo. 

Dito isso, ESCREVA-SE!

Carlos Alberto Soares- Cal


Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
cal55
Porto Alegre - RS



Comentários
01
Reporte abuso
Sonia
Campinas 03/06/2008

Cal, gostei muito de ler seu texto. Acho que escrever é tudo o que você disse, e mais, é o resultado de uma pesquisa interna. Muitas vezes escrevemos as nossas descobertas após revoluções íntimas homéricas, as quais trazem palavras que são as nossas próprias emoções. E mesmo quando nada descobrimos, podemos escrever a nossa ânsia por desvendar o desconhecido.


 
02
Reporte abuso
Coiote_DF
Brasília 07/05/2008

Mais uma vez, parabéns Cal. Realmente a escrita é o "dançar da mente" - a forma mais indiviual de se expressar! Sem regras ou fronteiras! Um grande abraço.


 
03
Reporte abuso
Mirna
Rio 07/05/2008

Onde se lê : "para que traduzir nossos sentires" , leia-se : " para traduzir nossos sentires" .


 
04
Reporte abuso
MIRNA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
RIO DE JANEIRO 07/05/2008

EXPRESSAR PENSAMENTOS E SENTIMENTOS POR MEIO DA ESCRITA NÃO É ASSIM TÃO FÁCIL , AMIGO CAL ... MESMO EM LÍNGUA RICA COMO A NOSSA , AS PALAVRAS SÃO, ÀS VEZES , MUITO POBRES PARA QUE TRADUZIR NOSSOS SENTIRES. CADA UM DOS QUE AQUI COMENTARAM TUA MATÉRIA , DISSERAM VERDADES SOBRE A MESMA . OBSERVADOR FOI FILOSÓFICO , POIS É PROFUNDAMENTE REAL :"DESNUDAR-SE E, NESSA ENTREGA , RECONSTRUIR"...O ATO DE ENTREGA É ATO DE DOAÇÃO PARA OS DEMAIS E RECONSTRUÇÃO DE NÓS MESMOS . ÀS VEZES, SOMOS MAL INTERPRETADOS , POIS NÃO NOS ENTREGAMOS TOTALMENTE . CATUCHA... CATUCHA É POETA :"TRANSFORMAR-SE EM PALAVRAS" ... EXISTE ALGO MAIS LINDO QUE ISSO?... QUANTO À CRIATURA DA NOITE , ESCREVEU "MELODIA" . PARA MIM , A MÚSICA É A MAIS SUTIL FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE EXISTE . REQUER UM COMPOSITOR , ALGUÉM QUE O INTERPRETE E OUTRO QUE TENHA SENSIBILIDADE PARA CAPTAR A MENSAGEM DA ALMA ATRAVÉS DE APENAS SETE NOTAS MUSICAIS. O PREZADO SENHOR SPOCK , COMO SEMPRE , OBJETIVO E PRÁTICO INDICOU UMA EXCELENTE GRAMÁTICA. E , NO FIM DE TUDO , CARO CONTERRÂNEO , SAÍMOS GANHANDO NÓS TODOS , POIS TEU TEXTO É EXCELENTE . ABRAÇO FRATERNO , MIRNA.


 
05
Reporte abuso
SPOCK
sampa 06/05/2008

A Lingua Portuguesa tem uma gramática complexa e dificílima. Pra quem deseja ser FERA na correção gramatical, recomendo o livro de EVANILDO BECHARA, "Moderna Gramática Portuguesa". Cuidado: não é livro para aprendiz de português - é um livro para estudantes da lingua. Leigos, como eu, podemos consultá-lo para tentar melhorar nossa comunicação. Ajuda.


 
06
Reporte abuso
Criatura da noite
RJ 06/05/2008

Quando vc escreve, você mostra o seu verdadeiro EU, você se entrega de corpo e alma! Escrever é algo sobrenatural e prazeroso; Melhor ainda se junto do texto, da poesia, da escrita, vier uma melodia! Coisas dos Deuses! Quem dera os governantes incentivassem a garotada à escrever! Descobririam o prazer de se mostrarem, sem medos! Belo momento Cal55, um texto desse acalma, relaxa e faz refletirmos...Onde tantos se confrontam pelo Reino do Brasilwiki, você simplesmente vem humilde e sábio!


 
07
Reporte abuso
Catucha
Indaiatuba 06/05/2008

Escrever...escrever...escrever é poder trasnformar-se em palavras quantas vezes quisermos. Ler, é poder compartilhar desta transformação, momentânea ou não. Adorei seu texto Cal.Escreve.Escreve sempre poeta, para que eu compartilhe cada transformação do seu ser em palavras.Para que eu te leia e te veja em infinitas linhas. Um abraço.


 
08
Reporte abuso
observoador
fpolis 06/05/2008

parabéns! escrever é tudo isso que você falou e mais: escrever é desnudar-se e, nessa entrega, reconstruir.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br