Atualizado 17h03 Quarta, 17 de dezembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Por que comemoramos o dia 1° de maio?

8928 acessos - 9 comentários

Publicado em 01/05/2008 pelo(a) Wiki Repórter AuriVerde, Rio de Janeiro - RJ



Foto de metalúrgico em Maracanaú. No século XXI, direitos dobrados e muito mais ainda a conquistar. - Foto: Divulgação / Sindimetalmec
Por Jorge Figueira

Entenda os motivos que levaram a consolidação do "Dia do Trabalhador" no Brasil e no mundo.

O dia 1º de maio é conhecido como o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago dando origem à comemoração.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esse confronto se intensificou, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações dos trabalhadores como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data começou a se consolidar em 1905 no governo de Rodrigues Alves. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador foram dadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

No Brasil a data foi estabelecida como o Dia do Trabalhador em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.

Com Getúlio Vargas – que governou o Brasil como "chefe revolucionário" e ditador por 15 anos e como presidente eleito, por mais quatro – o 1º de maio ganhou status de “dia oficial” do trabalho. Era nessa data que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores, como a instituição e, depois, o reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas. Vargas criou o Ministério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, regulamentou o trabalho da mulher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo o direito a férias e aposentadoria.

Na Constituição de 1988, promulgada no contexto da redemocratização do Brasil após a ditadura militar, conseguiu-se uma série de avanços como as Férias Remuneradas, o 13º salário, multa de 40% por rompimento de contrato de trabalho, Licença Maternidade, previsão de um salário mínimo capaz de suprir todas as necessidades existenciais, de saúde e lazer das famílias de trabalhadores, etc.

A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano. Eis a razão pela qual devemos sempre comemorar o Dia do Trabalhador!

Fonte
www.integralismorio.org/auriverde/arquivo/2008/010508.htm


Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
AuriVerde
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
Joana
São Paulo 09/08/2011

Bom .. queria saber oque comemoramos na verdade no dia primeiro .. sim dia 1° É O DIA DO TRABALHADOR, mais é oque mais?


 
02
Reporte abuso
joyce
são paulo 02/05/2010

Gostei de verdade disso, adorei.


 
03
Reporte abuso
carla
goias 18/05/2009

Eu acho a maior palhaçada tudo o que esta escrito aí!!!


 
04
Reporte abuso
glodius
minas gerais 30/04/2009

Quero perguntar qual o verdadeiro motivo do dia 1 de maio ser dedicado ao trabalho.


 
05
Reporte abuso
Luis
Campinas 03/05/2008

Acho que não comemoramos mais !!! Comemoramos ?


 
06
Reporte abuso
nois é nois
nois 01/05/2008

Concordo com o SR Nelson,nossa pequena discordância,é referente aos titulos..Ex pobre,Ex metalurgico.Ex retirante,Ex nordestino..Querendo,ou naõ,tem a obrigaçaõ de dividir com seu MESTRE FHC..Tudo tem começo,meio,e fim,tudo começou mais ou menos nos anos 90,naõ sou eu que diz,tái nos noticiarios,assim-sendo naõ dá prá negar!!!Tanto é verdadeiro o bom relacionamento,do PT X PSDB,que o presidente lula,por naõ caminhar junto ao mestre FHC,corre no colo de-tcham,tcham,tcham!! Jose Serra governador Paulista,basta olhar as fotos mais recentes,entaõ digo-me engana que eu gosto!!!Naõ-me venha com aquela historinha ensaiada,que para governar tem que-se aliar aos inimigos,VAI-VENDO!!!É amor platônico,PT,,PSDB..Nunca na histori deste País estiveram taõ juntos!!


 
07
Reporte abuso
nelson carvalho
niterói-rio 01/05/2008

Porque comemoramos não importa. O importante é que de hoje em diante o PRIMEIRO DE MAIO SERÁ O DIA DO INVESTIMENT GRADE, obitido pelo presidente LULA. Um nordestino, retirante, pobre, metalúrgico que aproximou o Brasil do primeiro mundo, enquanto o outro, cheio de diplomas, nos colocava perto do subdesenvolvimento. E o FHC sabia o que estava fazendo.


 
08
Reporte abuso
nois é nois
nois 01/05/2008

Comemoramos 1 de Maio em homenagem ao SIMBOLO dos trabalhadores Brasileiros,sua Excelência,Luiz Inacio Lula da Silva..Naõ é piada naõ,o negocio é sério,quando fazemos piadas logo o POVAÕ percebe,homem sempre dedicado ao trabalho,desde dos seus 62 anos,somente ontem recebeu sua carteira profissional do TRABALHO,,novinha em folha,cheirando á tinta,enfiou no bolso e guardou com muito carinho,alí nunca háverá uma assinatura ou rubrica de EMPREGADOR!! Por isso nossa homenagem justamente neste 1 de Maio do Ano Santo de 2008,e bóta Santo nisso!!


 
09
Reporte abuso
leu leutraix
são paulo 01/05/2008

eu não comemoro esse dia não


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br