Atualizado 00h34 Sexta, 01 de agosto de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

"Os cinco generais presidentes - comparaçoes"

2073 acessos - 4 comentários

Publicado em 24/10/2011 pelo(a) Wiki Repórter Jadir de Araujo, São Paulo - SP




Jornalista Carlos Chagas.

“Erros foram praticados durante o regime militar, eram tempos difíceis. Claro que no reverso da medalha foi promovida ampla modernização de nossas estruturas materiais. Fica para o historiador do futuro, emitir a sentença para aqueles tempos bicudos”.

Mas uma evidência salta aos olhos.

Quando Humberto de Alencar Castello Branco morreu num desastre de avião, verificaram os herdeiros que seu patrimônio limitava-se a um apartamento em Ipanema e umas poucas ações de empresas públicas e privadas.

Arthur da Costa e Silva, acometido por um derrame cerebral, recebeu de favor o privilégio de permanecer até o desenlace no palácio das Laranjeiras, deixando para a viúva a pensão de marechal e um apartamento em construção, em Copacabana.

Emílio Garrastazu Médici dispunha como herança de família, de uma fazenda de gado em Bagé, mas quando ele adoeceu, precisou ser tratado no Hospital da Aeronáutica, no Galeão.

Ernesto Beckmann Geisel, antes de assumir a presidência da República, comprou o Sítio dos Cinamomos, em Teresópolis, que a filha vendeu para poder se manterem no apartamento de três quartos e sala, no Rio.

João Baptista de Oliveira Figueiredo, depois de deixar o poder, não aguentou as despesas do Sítio do Dragão, em Petrópolis, vendendo primeiro os cavalos e depois a propriedade. Sua viúva, recentemente falecida, deixou um apartamento em São Conrado que os filhos agora colocaram à venda, ao que parece em estado lamentável de conservação.

Não é nada, não é nada, mas os cinco generais-presidentes até podem ter cometido erros, mas não se meteram em negócios, não enriqueceram nem receberam benesses de empreiteiras beneficiadas durante seus governos. Sequer criaram institutos destinados a preservar seus documentos ou agenciar contratos para consultorias e palestras regiamente remuneradas.

Bem diferente dos tempos atuais, não é?

Por exemplo, o Lulinha, filho do Lula era até pouco tempo atrás funcionário do Butantã/SP, com um salário (já na peixada política) de R$ 1200,00 e hoje é proprietário de uma fazenda em Araraquara/SP , adquirida por 47 milhões de reais, e detalhe, comprada a vista.

Centenas de outros políticos, também trilharam e trilham o mesmo caminho.

Se fosse aberto um processo generalizado de avaliação dos bens de todos políticos, garanto que 95% não passariam, ié, seria comprovado destes o enriquecimento ilícito.

Como diria Boris Casoy: “Isto é uma vergonha” e pior, ninguém faz nada.

________________________________________________________________________________

 

Até hoje muitos reclamam dos governos militares. Mas, pelo artigo do notável jornalista, fica provado que foram gestões íntegras e, se erraram, todos erram, foram erros administrativos. A corrupção foi combatida com severidade e eles saíram do governo até mais pobres do que quando entraram. Logo…

Ah!… e os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, nunca foram tão maltratados como agora…

Almir Papalardo.

almirpapalardo@yahoo.com.br



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Jadir de Araujo
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
UZERLANDIO PASSOS DE CARVALHO
São Pedro da Aldeia, RJ. 25/01/2012

Infelizmente ainda tem pessoas que omitem a realidade. O Brasil e um pais com a maioria de pessoas desonestas, corruptas, não tendo a honestidade como virtude.Tivemos um exemplo recentemente, quando de um movimento contra a corrupção, em Brasilia compareceram menos de trinta pessoas e no todo Brasil menos de duas mil pessoas. Se fosse uma parada gay ou um movimento a favor das drogas compareceriam milhares de pessoas. E total inversão de valores. Aplaudam os atuais politicos.


 
02
Reporte abuso
Carol
São Paulo 30/10/2011

Erros administrativos de exílio e tortura? Me parecem erros morais. Ou, ainda, criminosos. O fato dos militares não serem corruptos não significa que sejam exemplo de coisa alguma. Comparar cães e gatos não dá. Censura - criminosa. Corrupção - criminosa.


 
03
Reporte abuso
nois é nois
sp 25/10/2011

Pegando todo o resumo da história,, chega-se a seguinte conclusão: nunca se roubou tanto após o período dos "anos de chumbo"-- segundo os trambiqueiros, nesse regime a roubalheira foi banida mesmo com custos de vida--havia moleza "´pra essa cambada com distribuição gratuita de lotes no cemitério de Perus" --segundo consta-- a EX 1ª dama,dona Dulce,faleceu sem recursos médicos de grande (POMPA) feito alguns afortunados com dinheiro do ilícito--sem nomes--basta pesquisar e as verdades vem a tona-


 
04
Reporte abuso
jadir de araujo
São Paulo 24/10/2011

Correção - Onde se lê: "comparaçoes", leia-se: "comparações".


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br