Atualizado 18h04 Sexta, 22 de agosto de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

A morte não é nada

14746 acessos - 40 comentários

Publicado em 25/02/2008 pelo(a) Wiki Repórter mirna_cavalcanti_de_albuquerque, Rio de Janeiro - RJ



 Ler este texto de Santo Agostinho certamente trará consolo para todos os que perderam seus entes queridos e acreditam na existência da alma e em uma vida após esta.

Eu  somente passei
para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos. 

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.
Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.

A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua,
linda e bela
como sempre foi.

Santo Agostinho


Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro 05/09/2010

...TODOS VCS AMA E VENDO Q ESTAO ASSIM TRISTES, ENTRISTECE-SE TB.FAÇAM COMO SANTO AGOSTINHO ENSINA NESTA ORAÇÃO.É 1 FORMA D SE MANTEREM - E MANTEREM-NA SEMPRE EM SUAS ALMAS E LEMBRANÇAS DA VIDA QDO AQUI ESTAVA.PODEM ESTAR CERTOS Q "ELA SÓ ESTÁ DO LADO DE LÁ".MAS SEMPRE PRESENTE.ABÇS.LUZ / PAZ P / VCS.


 
02
Reporte abuso
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro 05/09/2010

... AOS PAIS, FAMILIARES E AMIGOS DESSA PESSOA, Q REFORCEM A FÉ E ACREDITEM Q ELA AINDA EXISTE E SE ENCONTRA JUNTO AO PAI D TODOS NÓS. CONFIEMOS!ELE SABE O QUE FAZ! PEÇAMOS A ELE PARA REFORÇAR NOSSA FÉ PARA QUE ELE NOS FAÇA ESPERAR ATÉ A HORA DO REENCONTRO. SUA ALMA FICARÁ TRAMQUILA.CERTAMENTE A ..


 
03
Reporte abuso
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro 05/09/2010

... EM IDADE TÃO NOVA, ELE SABE PQ-NÓS AQUI, JAMAIS SABEREMOS.CREIAMOS NA ETERNIDADE DA ALMA.ACREDITEMOS NESSA VERDADE. UM DIA, TB TODOS PARTIREMOS E, PENSO, ESTAREMOS TODOS JUNTOS NOVAMENTE.SEMPRE PEÇO PELOS QUE ’SE FORAM’MESMO NÃO SABENDO QUEM SAÕ - SOMOS TODOS IRMÃOS - OS DE ALMAS BOAS.DESEJO-TE


 
04
Reporte abuso
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro 05/09/2010

LEONARDO, PERDR FISICAMENMTE ALGUÉM A QUEM AMAMOS É UMA DOR QUE JAMIS TERMNA. ESTA ORAÇÃO, NO ENTANTO, AJUDA AOS QUE ACRDITAM QUE A ’VIDA CONTINUA’, A SUPORTAR A FALTA DESSA PESSOA. SEI QUE Ñ HÁ COMO FICARMOS ’ALEGRES’,MAS DEUS TEM 1 TEMPO DIFERENMTE DO NOSSO.QDO. ELE LEVA PARA JUNTO DELE ALGUÉM...


 
05
Reporte abuso
Leonardo S. Faria
Pedralva 03/09/2010

Eu particularmente adorei essa oração.Me confortou muito visto que há sete dias perdi uma amiga com apenas 22 anos de idade,e peço-lhe que faça orações para a família que muito está sofrendo...Obrigado Mirna.!!!


 
06
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
RJ 13/12/2009

... peço-te a gentileza de pesquisares que afirmei erradamente e escreveres aqui -com provas - quem é o autor. É um prazer constatar q estás tão interessada na busca da verdade. Como eu não sou "dona dela", agradecer-te-ia se provares realmente que enganei. Boa sorte nessa tua empreitada!


 
07
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
RJ 13/12/2009

... e "estilo", Ana Carla, é a "marca registrada" dos artistas todos, inclusive dos escritores. Todavia, estando tu tão certa ao afirmares não ser a mensagem do respeitável santo, além de ler os comentários aqui postados (se já não o fizeste)... e a veemência com a qual negaste dele ser a autoria...


 
08
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
RJ 13/12/2009

...portanto, é bem mais provável q o referido poeta, ele sim, tenha plagiado o santo, um dos maiores doutores da igreja e grande teólogo, que se expressava em latim e grego. Qto. a mim, li aglumas obras dele, mas ñ me posso considerar uma "expert" no assunto. Todavia, tenho uma boa idéia de seu estilo...


 
09
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
RJ 13/12/2009

Ana Carla, boa tarde. Para afirmarmos algo, temos que ter certeza. Para negarmos algo que alguém afirmou, temos que provar que não é verdade. Tanto assim é, que em Direito, é princípio basilar. "O ônus da prova cabe a quem acusou". O que afirmaste, é parte de um poeta que viveu séculos após Sto Agostinho.


 
10
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
RJ 13/12/2009

MÁRCIA, tb amo a JESUS! E, qto a mim, ñ temo a morte. Para mim, a morte não é o fim, mas o princípio.Tenho minhas convicções, mas respeito as dos demais. Postei esta mensagem linda, pois tem trazido consolo a muitas pessoas. Obrigada, querida e que JESUS a nós todos ilumine e proteja. Um grande abraço, Mirna.


 
11
Reporte abuso
Ana Carla
Recife 10/12/2009

Esse texto não é de Santo Agostinho! É uma tradução com adaptações da poesia "Death is nothing at all", de Henry Scott Holland.


 
12
Reporte abuso
marcia januario
botucatu 28/11/2009

Até Jesus teve medo da morte naquele grande dia. Quem somos nós para não temê-la. Te amo, senhor Jesus.


 
13
Reporte abuso
Mirna
RJ 06/06/2009

Anne, nada tens agradecer-me. Podes estar certa. Neste mundo, estamos todos com um propósito pré-determinado. Se todos fizermos a nossa parte, por pequena que seja, estaremos a contribuir para um mundo melhor. Tua mãe partiu. Como a minha. A saudade é para sempre, assim como o amor. Inexistem fronteiras. Beijos.


 
14
Reporte abuso
ANNE
SALVADOR 06/06/2009

Adorei o poema de Santo Agostinho. Na missa da minha mãe que faleceu, o padre leu e foi um conforto para mim. Obrigada.


 
15
Reporte abuso
sonia
sp 20/10/2008

Texto de sto agostinho


 
16
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
RJ 09/08/2008

Tânia, boa tarde. Lamento pela tua perda. Mas quando as pessoas que amamos partem, é chegada a hora delas e só nos resta aguardar o reencontro. Há muitos anos copiei este text , quando em biblioteca, de um livro que continha muitas palavras de Sto Agostinho. Copiei-o na íntegra. Se mais havia, lá não se encontrava. Podes ir aos seguintes sites e verificar :http: / / plantabaixa.wordpress.com / category / pessoal / ; http: / / padregiuli.com / site / FeSaude / Artigo_5.pdf, http: / / 64.233.169.104 / search?q=cache:hOKN6eXSimkJ:www.meuparlamentar.com.br / sabinocastelobranco / images / images / informativo / informativo-2-iv-2007.pdf+Eu+somente+passei+para+o+outro+lado+do+Caminho.+Eu+sou+eu,+voc%C3%AAs+s%C3%A3o+voc%C3%AAs.+O+que+eu+era+para+voc%C3%AAs,+eu+continuarei+sendo.+-&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=41&gl=br... E muitos outros sites maisTania ... Creio que está sim completo, mas se quiseres pesquisar e descobrires que não estou certa, por favor, me informa. Fica com Deus e segue sempre o Caminho da Luz. Carinhosamente, Mirna.


 
17
Reporte abuso
Tânia
Americana 09/08/2008

Perdi um irmão num trágico acidente de carro provocado por uma terceira pessoa e, sem conhecer este poema, já esperava por esta "vida após a morte" como meio de conforto frente à dor da sua ausência. Há poucos dias, perdi uma prima num acidente provocado por um cachorro na pista. E, na missa de sétimo dia, fizeram a leitura desta carta. Fiquei maravilhada, senti meu coração se aliviar e, até uma certa felicidade na esperança do "reencontro", dos "caminho se cruzarem novamente"! Gostaria de lê-la na íntegra. Onde posso encontrar? Um abraço e obrigada!!!


 
18
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
RJ 31/05/2008

Giovanni, li, da vasta obra de Santo Agostinho, apenas três livros: Cidade de Deus, Livre Arbítrio e Confissões. Todavia, não me posso considerar ’expert’ na obra do bispo de hipona. Jamais o serei, pois isso demandaria uma vida inteira. Pelo que li , verifiquei ter sido ele extremamente versátil. Seu caráter era um misto da ’Paidéia’ grega com a ’humanistas’ latina. Os motivos que preferia eram os claros e práticos. Entre eles encontra-se a ’predestinação’... Por outro lado, em lugar algum está consignado que ele o escreveu ’depois de morto’. Evidentemente o que postei trata-se de uma tradução, já que, à época em que vivia, falava-se o latim e / ou o grego. Parece-me que tu, sim és entendido na obra do Santo, pois ’estilo’ só se reconhece quando se lê praticamente tudo o que a pessoa escreveu. Se é assim, meus parabéns, pois tirando os estudiosos, és um dos poucos que disso pode ufanar-te. Assim, se tens como comprovar ser o poema de outra pessoa, agradeceria se me informasses . Obrigada por teres comentado.


 
19
Reporte abuso
Giovani Rodrigues
Campanha MG 09/05/2008

Como o Cláudio de Curitiba, tbm tenho minhas dúvidas quanto a autoria do poema. Não é o estilo literário de Santo Agostinho. E além do mais, pelo que sei o santo não escreveria um poema depois de morto. Tá cheirando a espiritismo.


 
20
Reporte abuso
vera assis
porto alegre 09/03/2008

a morte é apenas a passagen desta vida para uma uotra espiritual da qual viemos ,ao morrermos o nosso espirito retorna ao seu lar de origen,retorna de onde viemos do mundo espiritual. abraços a todos.


 
21
Reporte abuso
Jackson O.P.
Riio de Janeiro 08/03/2008

Vc. está certa, colega e amiga , con tinuemos na "Luta pela Vida"...sabemos , como Santo Agostinho , que s "Morte não é Nada"... mas enquanto estamos vivos , lutemos , sim , pela DIGNIDADE DA VIDA. ESTAMOS COM VOCê , PELOS QUE NECESSITAM !


 
22
Reporte abuso
P. Acauan
Igrejinha 08/03/2008

A morte faz parte da vida. É a única certeza que o ser humano tem . A alma é imortal - TODAS as religiões também falam isso . As crenças pessoais , são de cada um de nós . Esta página iluminada de S. Agostinho , é de beleza singular . Parabéns à doutora mirna . Escolheu muito bem o texto a ser colocado aqui . Quem de nós não perdeu alguém que ama ? ...Da mesma forma que o senhor Aguiar se expressou , assim também o faço . LUTEMOS PELA VIVA , PELA APROVAÇÃO DA LEI DE BIOSSEGURANÇA!


 
23
Reporte abuso
JT. Aguiar
SJ. de Meriti 08/03/2008

Creio em Deus e na imortalidade da alma. As religiões várias , de uma forma outra , também pregam ser a morte uma passagem . Agora: enquanto há vida , deve-se lutar por ela com todos os meios dignos ao nosso alcace. Junto-me aos que lutam 'pela vida' como o faz a doutora mirna com respeito à lEI DE BIOSSEGURANÇA . Juntemos todos nossos esfo~ços para que os juízes todos sigam os vots dos dois minisatros que já votaram a favor . Parabéns , doutora Mirna , por tudo o que tem feito .JT.Aguiar.


 
24
Reporte abuso
VARGAS
SANTANA DO LIVRAMENTO 07/03/2008

CARÍSSIMA AMIGA MIRNA - INDEPENDENTEMENTE DE RELIGIÃO , AS PALAVRAS DE SANTO AGOSTINHOPS TRAZEM CONSOLO AOS QUE ACREDITAM HAVER OUTROA VIDA ALÉM DESTA . ALGUMA COISA , CREIO , DEVE HAVER .NADA TERMINA . SE A PRÓPRIA NATUREZA NOS DÁ O EXEMPLO DE QUE TUDO SE TRANSFORMA (PASTEUR PU PASCAL DISSE ISSO ?) ... PORQUE NÃO ACREDITAR TAMBÉM QUE, APÓS A MORTE , ELA MESMO , É A 'TRANSFORMAÇÃO '... PARA MIM , A ALMA EXISTE... SE A MATÉRIA ACABA E A ALMA É ETERNA , O QUE OCORRE À ALMA QUANDO MORREMOS ??? HOJE DEIXO-TE ESSES MEUS QUESTIONAMENTOS. SÃO INDAGAÇÕES SINCERAS , INDEPENDENTES DE QUALQUER CREDO ACREDITO APENAS EM DEUS .ABRAÇO DOS PAMPAS ,DESTE TEU ETERNO AMIGO , VARHAS.


 
25
Reporte abuso
Sjetein
Rio de Janeiro 05/03/2008

...mas vc. está lutando "pela vida" . Por motivos pessoais de convicção , botei todo o pessoal da fábrica a escrever e-mails - se acreditassem - E ACREDITAM ! VAMOS VENCER ! SHALOM !!!


 
26
Reporte abuso
S.Sjetein
Rio de Janeiro 05/03/2008

Mesmo não sendo católico , acredito nas palavras de S.Agostinho . . "A MORTE NÃO É NADA" , mas vc. está lutando ,a morte nã


 
27
Reporte abuso
S.Sjetein
Rio de Janeiro 05/03/2008

Mesmo não sendo católico , acredito nas palavras de S.Agostinho . . "A MORTE NÃO É NADA" , mas vc. está lutando ,a morte nã


 
28
Reporte abuso
P. Jonas
São Paulo 04/03/2008

Vc. escolheu muito bem este poema de Santo Agostinho . Conforta a alma e nos faz olhar para a morte como sendo apenas mais uma etapa da vida - que continua ( ou começa) com a morte . a morte é então , quando o círculo se fecha . é o 'alfa' e o 'omega' .


 
29
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti
Rio de Janeiro 27/02/2008

Há muitas religiões, muitos credos e , principalmente inumeráveis seres nesta Terra. Respeito a todos . Religião não se discute. Nãso foi minha intenção trazer à baila as palavras de Santo Agostinho para discutí-las , mas para sentí-las. Que cada um as sinta como sua alma recebê-las . Há ainda , filosoficamente falando , uma linda teoria de um filósofo grego , que não me recordo o nome ..."Aipérom" , que diz nossa alma volta ao todo de onde viemos , o Criador . Quem estiver interessado em ler... (lindíssima) ... é só entrar em site de pesquisa preferido e deliciar-se com a leitura. AGRADEÇO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS .


 
30
Reporte abuso
Cesar
Gravataí 27/02/2008

Nos somos corpo,alma(nossa mente,sentimentos)e espírito,que é o sopro de vida que Deus nos deu,morrendo o homen o espirito torna a Deus que o deu,sendo assim é dado ao homen o direito de nascer uma só vez e depois o juízo.


 
31
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
Rio de Janeiro 26/02/2008

Meus amigos , Santo Agostinho surpreende sempre que é lido . Vem , a propósito , uma passagem muito linda de outro membro da Igreja . Perguntou alguém ao maior orador sacro que o Brasil até hoje teve : " O que é alma ?" Respondeu-lhe , do alto de seu conhecimento , o padre ANTONIO VIEIRA :" QUEREIS SABER O QUE É ALMA?...OLHAI PRIMEIRO PARA UM CORPO SEM VIDA "... Convido os que aqui se pronunciaram a uma reflexão . Lembrem-se dos velórios a que têm ido . Se possível , lembrem-se do que sentiram ao olhar para o rosto da pessoa colocada no caixão . Sentiram que a pessoa estava ainda naquele corpo ?... Eu nunca senti . sempre pareceu-me que era um casulo e a crisálida dele já havia saído... que o corpo estava vazio... QUEM ACREDITA EM ALMA , ACREDITA NA POSSIBILIDADE DE VIDA ALÉM DESTA.... CLáudio , de Curitiba ... tenho lido muito toda a minha via, também - e até onde me lembro...é , sim de Sato Agostinho . se não o fora, eu não o teria colocado . Da mesma forma que sempre me lembro da melhor 'conceituação' de 'alma' que jamais ouvi falar.AGRADEÇO A TODOS A PARTICIPAÇÃO.


 
32
Reporte abuso
Fabio
Goiânia 26/02/2008

Concerteza a dor da perca ou a morte em sim e muito sofrida para todoas as pesssoas, ms o que vale é o espirito, pois o que é um corpo sem espirito, por isso devemos buscar o próposito e principio fundamental da vida em Jesus Cristo como senhor e eterno salvador, ainda em vida pois já morto não se tem mais como alcançar a vida eterna, assim aceitando o de coração todos estamos estaremos buscando o reino e a glória de Deus, em nossa eternidade. A morte e o fim. ms Jesus Cristo e a vida e a luz deste vida e da eternidade, pois ele é o ontem, hoje e sempre. Deus é Fiel, Jesus nos ama de mais , tudo bem meus Amados irmãos.


 
33
Reporte abuso
Cláudio
Curitiba 26/02/2008

A morte não é nada para nós, p... "A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais" Autoria de Epicuro


 
34
Reporte abuso
Antonio Costa
Porto Alegre 26/02/2008

Impressionante. Uma pessoa resolve reproduzir um poema do grande Santo Agostinho para servir de estímulo e, alegrar o coração de alguém que perdeu um ente querido e, aparece um espirito de 'porco'para neutralizar uma boa intenção, dando interpretações ao 'pé da letra' de um dos livros + complexos da história da humanidade que é a Bíblia. Alô Márcio, vá vc ler um pouco + a Bíblia. Pois, neste anos todos que ministro Cursos Bíblicos, também aprendi, através da Bíblia que, Deus também é Amor e Misericórdia.


 
35
Reporte abuso
Cláudio
Curitiba 26/02/2008

Já li várias obras de Santo Agostinho, tenho uma dúvia séria: este poema é de sua autoria?


 
36
Reporte abuso
fulano
belo horizonte 26/02/2008

só...


 
37
Reporte abuso
Marcio Nonato
Curtiba PR 26/02/2008

é até bonito a poesia... porem a realidade é outra... a Biblia afirma em Eclistes 9 v & 6 que: "vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos nada sabem, tampouco elestem recompensa, mas sua memoria já no esquecimento ficou, ate' seu amor, odio e inveja já pereceram e ja nao tem parte em coisa alguma neste seculo do que se faz de baixo do sol". os mortos estão mortos... mais umdia eles vao acoradr pra acertar as contas de tudo que fizerão. leiam mais ! abraços!


 
38
Reporte abuso
J. P. SILVA
RIO DE JANEIRO 25/02/2008

A morte não é nada mesmo .. é só a passagem para o infinito ...Muito bonito o que vc. postou...todos deveríamos estar cientes dessa realidade e vermos a vida como ela é . Congratulações !


 
39
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti
Rio de Janeiro 25/02/2008

NÓIS , ainda bem que estás por aqui . Assim pudestre acrescentar mais esse lindo pensamento - no qual acredito . Penso que , de alguma forma , estaremos sempre ligados aos que amamos ... Para mim , pessoalmente , creio em diversas dimensões - planos - de vida. A MORTE É A TRANSPOSIÇÃO PARA UMA OUTRA DIMENSÃO , PARA A QUAL TODOS PASSAMOS . NÃO HÁ QUE TEMÊ-LA MAS AGUARDÁ-LA E RECEBÊ-LA - QUANDO CHEGAR , SE POSSÍVEL COM UM SORRISSO NOS LÁBIOS E A CERTEZA DE NÃO TER FEITO MAL A NMINGUÉM . UM ABRAÇO , AMIGO !


 
40
Reporte abuso
nois é nois
nois-por apenas mais algumas horas!! 25/02/2008

Dra ainda continuo por aqui,li gostei,e com sua permissaõ acrecentar o pensamento do oriente,mais precisamente os japoneses,no Japaõ mais antigo,o nascimento sempre foi motivo de choro e preocupaçaõ,pois alí iniciava uma nova vida,cheia de angustia pois o desconhecido sempre foi e será uma icognata,a morte pelo contrario,trazia conforto,alegria,motivo de festa pela missaõ cumprida,vossa materia bem apropriada para os dias atuaias..Quem tem medo da morte naõ deve dormir,a morte nada mais é que o sono profundo de mais um dia arduo de trabalho,filosofia oriental!!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br