Atualizado 16h20 Terça, 02 de setembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Contos

Fábula de Esopo: A Língua

7241 acessos - 12 comentários

Publicado em 20/02/2008 pelo(a) Wiki Repórter mirna_cavalcanti_de_albuquerque, Rio de Janeiro - RJ



Essa fábula foi escrita por Esopo há muitos séculos . Mesmo tendo passado o Tempo , está hohe e sempre muito apropriada , pois os valores humanos são imutáveis . - Foto: MIRNA CAVALCANTI
Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado a dar sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente: 

– Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está à venda no mercado.
 
– Como?, perguntou o amo surpreso. Tens certeza do que está falando? Como podes afirmar tal coisa? 

– Não só afirmo, como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude da Terra.
Com a devida autorização do amo, saiu Esopo e, dali a alguns minutos voltou carregando um pequeno embrulho. Ao abrir o pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços de língua, e, enfurecido, deu ao escravo uma chance para explicar-se. 

– Meu amo, não vos enganei. A língua é, realmente, a maior das virtudes. Com ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir. Pela língua, os ensinamentos dos filósofos são divulgados, os conceitos religiosos são espalhados, as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos. Acaso podeis negar essas verdades, meu amo? 

– Boa, meu caro, retrucou o amigo do amo. Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo. 

– É perfeitamente possível, senhor, e com nova autorização de meu amo, irei novamente ao mercado e de lá trarei o pior vício de toda terra. 

Concedida a permissão, Esopo saiu novamente e dali a minutos voltava com outro pacote semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, os amigos encontraram novamente pedaços de língua. Desapontados, interrogaram o escravo e obtiveram dele surpreendente resposta: 

– Por que vos admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem utilizada, se converte numa sublime virtude, quando relegada a planos inferiores se transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas e as violências verbais. Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma ensinadas, podem ser corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem sentido. Através da língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os desentendimentos prolongados e as confusões populares que levam ao desequilíbrio social.  Acaso podeis refutar o que digo? 

Impressionados com a inteligência invulgar do serviçal, ambos os senhores calaram-se, comovidos, e o velho chefe, no mesmo instante, reconhecendo o disparate que era ter um homem tão sábio como escravo, deu-lhe a liberdade. Esopo aceitou a libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito conhecido da Antigüidade e cujas histórias até hoje se espalham por todo mundo. 

Clareia e adoça tua palavra, para que o teu verbo não acuse nem fira, ainda mesmo na hora da consagração da verdade. Fala pouco. Pensa muito. Sobretudo, faça o bem. A palavra sem ação não esclarece a ninguém.


Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
FLAVIA RABELO
PETROLINA 09/06/2011

GOSTEI MUITO DA FÁBULA. É UMA VERDADEIRA LIÇÃO PARA A VIDA


 
02
Reporte abuso
priscila
cruz alta 19/11/2009

Acho muitíssimo interessante o modo como as mitologias e as fábulas explicaram a vida no decorrer dos séculos da história.


 
03
Reporte abuso
MIRNA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
RIO DE JANEIRO 10/03/2008

AS PALAVRAS-ESCRITAS OU DITAS , ESPARRAMA-SE AO VENTO.QUANDO PROVENIENTES DE ALGUÉM QUE É CORRETO , DIGNO E MERECEDRO, POIS , DE CONFIANÇA , DEVEMOS GUARDÁ-LAS. QUANDO OCORRE O INVERSO E PROVENIENTES DE ALGUÉM QUE SE ESCONDE NO ANONIMATO , DEVEMOS VARRÊ-LAS DE NOSSAS MENTES.


 
04
Reporte abuso
j.sANTANA
TRÊS RIOS 08/03/2008

"AS PALAVRAS, QUANDO DITAS SEM PENSAR , REVELAM O CARÁTER VERDADEIRO DE UMA PESSOA." ANTIGO DITADO ORIENTAL.


 
05
Reporte abuso
Jonas P
São Paulo 06/03/2008

As palavras tem muita força . Às vezes , devemos falar . Outras, devemos calar , Muito boa escolha de texto para postar.


 
06
Reporte abuso
Marins
S. Gonçalo 25/02/2008

Guarda a língua , Lewandowski ! Que vergonha!Ainda bem que tem o ministro brito - este sim , merece estár lá. que diferença !


 
07
Reporte abuso
P Rangel
Rio de Janeiro 24/02/2008

Os políticos é que deveriam ler esta matéria.Principiando com o Lula.


 
08
Reporte abuso
MIRNA CAVALCANTI
RIO DE JANEIRO 21/02/2008

OLÁ AMIGA CATUCHA ! NÓS ESCREVEMOS , CATUCHA - NÓS ! GOSTO DE TUDO O QUE ESCREVES , MAS NEM SEMPRE COMENTO . TENHO CERTEZA DE QUE QUANDO ABRO A PÁGINA ONDE ESTÃO TEUS 'SENTIRES' , SÓ POSSO NUTRIR MINHA ALMA COM O QUE HÁ DE MAIS NOBRE EM UM SER HUMANO. (QUANRO À TUA MÃE , VAIS VER COMO ESSE CURSO VAI MANTÊ-LA ATENTA NO QUE FAZ . A ARTE É UM EXCELENTE REMÉDIO ! )ESPERO BREVE NOTÍCIAS ALEGRES .DEUS ABEMÇÔE A VOCÊS TODOS .


 
09
Reporte abuso
Catucha
Indaiatuba 21/02/2008

Mirna , você sempre escrevendo e postando artigos que valem a pena.Esta fábula é ótima. Gosto muito de te ler . Um abraço amiga.( Queria te contar que estamos colocando mamãe num curso de pintura em caixas, graças a suas idéias.Obrigada.beijos)


 
10
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti
Rio de Janeiro 20/02/2008

Nóis , ele já tem a lingua presa ...


 
11
Reporte abuso
nois
nois economizando a lingua!! 20/02/2008

Dra,fazer oque,cortar a lingua do PÉBA??


 
12
Reporte abuso
Vargas
Santana do Livramento 20/02/2008

A cabei de ler teu excelente artigo sobre o Lula amar a revolução cubana . Aliás , vem a propósito ,esta fábula . Lula não sabe ficar de boca fechada . Quando abre , quase sempre vem bobagem . É ocaso do teu artigo . todas as bobagens que diz fazem parte do anedotário nacional e internacional .Estive há pouco na europa . Nossa , que vergonha ... ESSA FÁBULA ELE DEVERIA LER , PODERIA APRENDER ALGUMA COISA. Tu sempre escreves o que é bom - e bem... até mais, amiga!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br