Atualizado 10h47 Domingo, 21 de dezembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Esportes

"Sorocaba de luto: São Bento rebaixado!"

1686 acessos - 5 comentários

Publicado em 29/03/2011 pelo(a) Wiki Repórter ARJONA, Sorocaba - SP



http://www.youtube.com/watch?v=ApMAq0AtLp8

Matéria publicada no jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba, página 14, do dia 8/12/1993, quarta-feira. O nome do jornalista que escreveu a matéria foi apagado por ética jornalística. Mais informações sobre esta matéria acesse o site do jornal e pesquise o acervo digital. - Foto:
Desde que ascendeu a Primeira Divisão (Divisão Especial na época), o Esporte Clube São Bento passa pela pior crise de todos os tempos. É o clube do interior que mais tempo ficou na 1ª Divisão, de 1963 até 1991, quando foi rebaixado para a Divisão Intermediária (atual Série A2). São 27 anos na elite do futebol paulista, e fazendo bonito. Em sua primeira participação na Divisão Especial, o Azulão ficou em 4º lugar, atrás Palmeiras, São Paulo e o Santos de Pelé.

Entenda o embrolho para se entender todos os fatos!

Em 1990, a FPF passou a organizar o Campeonato Paulista com os clubes divididos em dois grupos: - O grupo 1, formado pelos times mais fortes: São Paulo, São José, Corinthians, Bragantino, Palmeiras, Portuguesa, Guarani, Santos, Internacional de Limeira, Mogi Mirim, União São João e Novorizontino (os doze primeiros colocados de 1989).

- O grupo 2, formado pelos times mais fracos: XV de Piracicaba, Noroeste, Santo André, América, Catanduvense, Ferroviária, Juventus, Botafogo, XV de Jaú e São Bento (que terminaram do 13º ao 22º lugares em 1989), mais Ituano e Ponte Preta, vindos da Segunda Divisão. Ao final do campeonato, os piores colocados do Grupo 1 seriam rebaixados para o Grupo 2 do ano seguinte e os melhores colocados do Grupo 2 seriam promovidos para o Grupo 1 do ano seguinte. Essa estrutura durou até o campeonato de 1993.

Em 1990, o São Bento disputava o chamado grupo dos times mais fracos, devido à fraca campanha do ano anterior. Em comparação, por exemplo, o São Paulo disputava o grupo dos mais fortes. Nesse ano, o São Paulo fez péssima campanha e foi rebaixado para o grupo dos clubes mais fracos, o mesmo do São Bento.

Então, nosso querido azulão, assim como o tricolor paulista em 1991 disputaram juntos o grupo dos clubes mais fracos. O regulamento ainda ajudaria ambos com uma repescagem para conseguir voltar à primeira divisão, nova oportunidade de disputar o título paulista. Ah quem diga que mudaram o regulamento devido à presença do São Paulo, para não parecer que foi rebaixado, e foi exatamente o que aconteceu, mas passou até hoje passou despercebido. Nesse ano o São Bento conseguiu a proeza entre 14 clubes de ficar em último e ser rebaixado para a Segunda Divisão (atual Série A3). O São Paulo conseguiu ganhar na “repescagem salvadora” da FPF, e se classificou para a final diante do Corinthians, e ganhou.

Saiu da 2ª Divisão e foi Campeão Paulista. Então, poderia ter sido o Bentão, mas não foi.

A partir de 1992, na Série A3, o time ficou até 2001, quando foi campeão e voltou para a Série A2. Neste intervalo entre 1992 e 2001, o São Bento foi rebaixado duas vezes para a 4ª Divisão, em 1994 e 1998. Em 1994, o rebaixamento não se concluiu devido aos dois times (Inter de Bebedouro e Monte Azul), clubes que subiram não terem seus estádios a capacidade mínima exigida pela FPF. Em 1998, outro rebaixamento, outro presente de natal, o Novorizontino que foi campeão paulista e 1990, pediu licença, com isso o São Bento ganhou a sua permanência. Somente após quatro anos do título, no último jogo do Quadrangular Final do Paulistão Série A2 de 2005, diante do Noroeste, venceu de virada por 2x1 e voltou ao topo do futebol paulista.

Como tudo no Esporte Clube São Bento é mais difícil, entre bons e maus campeonatos, este ano, foi o maior protagonizado o maior vexame de sua história, um rebaixamento grotesco... e agora foi se embora para a Série A3. Até onde este fiasco vai dar só DEUS PARA SABER!

SALVE O ESPORTE CLUBE SÃO BENTO DE TODOS QUE OS QUE ESTÃO QUERENDO SEPULTÁ-LO. SOROCABA TEM GENTE COMPETENTE PARA TRAZÊ-LO DE VOLTA AO TOPO, É SÓ ENXERGAR, ISSO SE QUISEREM.




Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
ARJONA
Sorocaba - SP



Comentários
01
Reporte abuso
Thomas
Cps 18/10/2011

o galo não depende de ninguém? kkkkk aham

Esporte Clube São Bento, tradição não se compra!


 
02
Reporte abuso
SERGIO ANTONIO
SOROCABA 27/07/2011

ESSE ESTREANO NAO SABE O QUE TA FALANDO. BENTAO E TRADIÇAO.ATLETICO DO REVERENDO E UM TIME DE B....QUANDO E PRA GANHAR....O TIME SE AFROUXA.


 
03
Reporte abuso
antonio estreano torres junior
sorocaba 18/04/2011

o são bento voltou no seu devido lugar um time que não tem estrutura . não tem campo ou centro de treinamento fica pedindo emprestado campo de futebol das empresas de sorocaba não é time de primeira divisão . já o atletico de sorocaba sem comentários tem uma estrutura que times grandes não tem parabéns galo vc é forte e não depende de ninguém !!!!


 
04
Reporte abuso
ROBERTO ARJONA
SOROCABA 31/03/2011

Caro Ataliba.

Foi a Associação Atlética Internacional de Bebedouro, vice-campeã daquele ano que não reuniu condições em seu estádio, sim!!!!

Sobre o time que mais permaneceu na 1º divisão, vou pesquisar e fazer uma tabela para você.

Agradeço.


 
05
Reporte abuso
Ataliba
Sorocaba 30/03/2011

Encontrei alguns erros no seu texto, se eu não me engano foi o xv de caraguatatuba que nao tinha estadio pra jogar a A3. E o São Bento não é o clube do interior com maior sequencia na A1. A frente dele estão guarani, botafogo, américa e ferroviária.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br