Atualizado 14h50 Terça, 29 de julho de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Carta do Bispo de Guarulhos-SP, pedindo aos fiéis que não votem em Dilma

3980 acessos - 50 comentários

Publicado em 07/08/2010 pelo(a) Wiki Repórter Júlio Ferreira, Recife - PE



-> - Foto: WEB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, e depois apagou do seu site (seria censura?), uma carta assinada por Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, Bispo de Guarulhos-SP, na qual o líder religioso pede que os fiéis não votem na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
 
Leia a carta na íntegra:
 
"Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus " Com esta frase Jesus definiu bem a autonomia e o respeito, que deve haver entre a política (César) e a religião (Deus). Por isto a Igreja não se posiciona nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato, mas faz parte da sua missão zelar para que o que é de "Deus" não seja manipulado ou usurpado por "César" e vice-versa.

"Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família, pois tudo isso é de Deus e não de César. Vice-versa extrapola da missão da Igreja querer dominar ou substituir-se ao estado, pois neste caso ela estaria usurpando o que é de César e não de Deus.
 
"Já na campanha eleitoral de 1996, denunciei um candidato que ofendeu pública e comprovadamente a Igreja, pois esta atitude foi uma usurpação por parte de César daquilo que é de Deus, ou seja o respeito à liberdade religiosa.

"Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu IIIº e IVº Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.

"Na condição de Bispo Diocesano, como responsável pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural que - por serem naturais procedem do próprio Deus e por isso atingem a todos os homens -, denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus,como o suicídio, o homicídio assim como o aborto pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender.

A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto. (confira-se Ex. 20,13; MT 5,21).

"Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais "liberações", independentemente do partido a que pertençam.
"Evangelizar é nossa responsabilidade, o que implica anunciar a verdade e denunciar o erro, procurando, dentro desses princípios, o melhor para o Brasil e nossos irmãos brasileiros e não é contrariando o Evangelho que podemos contar com as bênçãos de Deus e proteção de nossa Mãe e Padroeira, a Imaculada Conceição.
Dom Luiz Gonzaga Bergonzini"


Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Júlio Ferreira
Recife - PE



Comentários
01
Reporte abuso
ana beatriz
guaruhos 16/10/2010

eu acho que o Serra tem que ser o presidente...besta são as pessoas que votam em dilma rouseff..ela é uma bandida, é a favor do aborto e ainda vai permitir casamentos do mesmo sexo!!!isso é uma falta de vergonha...


 
02
Reporte abuso
São Paulo 06/10/2010

Serra é o único candidato que já assinou ordens para fazer ABORTOS. O único candidato a presidente nestas eleições que já assinou medidas para fazer abortos foi José Serra (PSDB), quando foi Ministro da Saúde, em 1998. Ele assinou norma técnica para o SUS (Sistema Único de Saúde), ordenando regras.


 
03
Reporte abuso
Marilia
Rio de Janeiro 29/09/2010

Temos que parar de tentar ser o que não somos,DEUS, é dele o papel de decidir quem vive ou quem morre, é dele o dever de julgar e condenar, todos tem direito de viver. Deixem Deus agir. A igreja católica tem erros sim e muitos, mais qual igreja não tem? Porém criticar: a católica da mais Ibope.


 
04
Reporte abuso
Marilia
Rio de Janeiro 29/09/2010

Estamos em um país "livre e democrático", a igreja tem todo o direito e dever de se pronunciar e orientar os seus FIÉIS a votarem com consciência. Independente de estrupo, aborto e abominável, o feto nao pode se defender, porque esse ser tem menos direito a vida do que você ou eu? Quem decide isso, vc?


 
05
Reporte abuso
Marilia
rio de janeiro 29/09/2010

Concordo com o bispo. A igreja deve sim se pronunciar em relação a política e orientar seus FIÉIS. Quem não e católico ta se doendo por que? Se fosse um pastor ladrão cheio de dindin no bolso ninguém falava nada, mais so porque e a igreja orientando os seus, todos se metem onde nao foram chamados...


 
06
Reporte abuso
Ingrid
Curitiba 29/09/2010

concordo pelanamente! nao vamos dar nosso voto a politicos que querem ir contra a palavra de Deus, tais como aborto, e o casamento gay, a palavra de Deus diz: - deixara o homem pai e mae e unirse-a a sua mulher. Nao esta dizendo, unir-se com outro homem ou com outra mulher. Meu voto é Marina Silva.


 
07
Reporte abuso
Pr Kleber
São Paulo 07/09/2010

O texto anterior foi retirado da Bíblia Deuteronomio 17:14-15 Leiam e meditem nessa palavra. E para fortalecer essa reflexão assistam o vídeo através desse link http: / / www.youtube.com / watch?v=ILwU5GhY9MI - Deus abençoe a todos.


 
08
Reporte abuso
Pr. Kleber
São Paulo 07/09/2010

Se quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, tiverem tomado posse dela, nela tiverem se estabelecido, vocês disserem: "Queremos um rei que nos governe, como têm todas as nações vizinhas", tenham o cuidado de nomear o rei que o Senhor, o seu Deus, escolher. Ele deve vir dentre os


 
09
Reporte abuso
Ana
Quatá 02/09/2010

Com tanta gente morrendo nas filas a espera de ser atendido pelo porcaria de saude que estamos tendo e as pessoas em defender alguém que é a favor da morte. Ao invés da Sra. Dilma ficar preocupada com o aborto, pq não pensa em melhor a saude que está uma droga. Srs candidatos. Socorro, estamos morrendo...


 
10
Reporte abuso
Eder Lucio
Janauba 11/08/2010

O Bispo está correto! O ABORTO É ABOMINÁVEL e deve ser combatido, mas o problema é que: é a DILMA ou o SERRA e aí fica a pergunta; Será que o Serra tem punho suficiente para encarar os desafios vindouros (internos e externos)??? Estamos perdidos no mato e sem cachorro!


 
11
Reporte abuso
Leonino
Araguaina 10/08/2010

O Bispo está certo pois não se deve votar em pessoas que é contra a vida. E a Dilma é uma guerrilheira, e pode se juntar ao Hugo Chavez, e ai causa uma guerra em nossa País. E mais o vice dela, não acredita em Deus, e é de uma religião diabólica. Portanto, não devemos votar em Dilma, que o País piora.


 
12
Reporte abuso
Johan
Fortaleza 09/08/2010

Comparar um aborto a um homicídio é no mínimo apelar para a burrice... a Igreja não tem que influenciar as leis, mas a fé... quer dizer que os católicos só não fazem abortos porque não é legalizado, e não por convicção religiosa?


 
13
Reporte abuso
Johan
Fortaleza 09/08/2010

Esse sujeito é obviamente da ala mais conservadora e estúpida da igreja católica.


 
14
Reporte abuso
Johan
Fortaleza 09/08/2010

Em resposta, a igreja católica tem setores reacionários e progressistas como em toda a sociedade, os setores ligados ao PT são os progressistas, das comunidades eclesiais de base e das pastorais... não mistura as coisas


 
15
Reporte abuso
Johan
Fortaleza 09/08/2010

É a Santa Inquisição? É demais! Rolando ladeira abaixo...


 
16
Reporte abuso
suetonio
Curitiba 09/08/2010

Acrescento que, como é sabido, a vida começa no ato da concepção. Se ela é interrompida com qualquer tipo de meio, químico, cirúrgico, fica claro que ali esta se matando uma nova criatura, e de forma cruel. As pessoas têm que pensar no que vão fazer, porque todo ato humano traz consequências.


 
17
Reporte abuso
Lucia Hignne
Rio de Janeiro 08/08/2010

A humanidade está perdida, a igreja não assume o seu papel, fica locupletando com o dinheiro dos fiéis, pois o SENHOR fala claro nas escrituras-o povo precisa ser orientado,os religiosos só querem dinheiro-todos são capitalistas.


 
18
Reporte abuso
Célia
Rio de Janeiro 08/08/2010

Se o mundo está deste jeito, é porque a igreja, com suas patas sobre a humanidade, estabeleceu verdades absolutas, hoje contestadas pela maioria. Os religiosos tem o dever de ensinar o povo a ser éticos e respeitadores, mas o que se vê é a imoralidade permeiando dentro da igreja.


 
19
Reporte abuso
Maíza
Rio de Janeiro 08/08/2010

Observar a atitude política é dever de todo brasileiro, assim como observar as atitudes dos representantes da igreja é dever dos fiéis, os dirigentes devem em primeiro lugar olhar para os prostitutos que existem dentro da própria igreja pois, fazem o que Deus condena:molestar os fracos.


 
20
Reporte abuso
SPOCK
São paulo 08/08/2010

Como vêem nos comentários abaixo, assuntos polêmicos são sempre polêmicos. E qdo se mistura polêmica política e religiosa juntos, sai de baixo.


 
21
Reporte abuso
SPOCK
São paulo 08/08/2010

A igreja católica já foi aliada ao PT até o inicio do governo Lula. Após a traição ideológica e moral que Lula e petralhas aplicaram a seus eleitores, a igreja se debandou. Hoje, igrejas evangélicas com seus pastores estelionatários e charlatães viram no PT um excelente aliado.


 
22
Reporte abuso
JUNIOR
GUARULHOS 08/08/2010

SANTA INQUISIÇÃO, SERÁ QUE ESSE BISPO SABE O QUE É INQUISIÇÃO. ACHO QUE NÃO.


 
23
Reporte abuso
regina
curitiba 08/08/2010

rrsrsrsr e ainda dizem que não se envolvem em política, imagine se resolvessem se envolver e tomar partido .... só rindo mesmo ...... isto sim é fim dos tempos rsrsrsrsrsr


 
24
Reporte abuso
Wolney Lima Silva
Aracju-SE 08/08/2010

É novamente clara, cristalina, e absurda a ingerência da "Igreja¨, em assuntos que não lhe dizem respeito, aliás respeito, que os defensores de pedofilia (não sei até hoje), qual a posição do tal bispo, se corre ou não atrás de crianças, para encaminhar ao reino dos ceus....Lamentável...


 
25
Reporte abuso
Lucas
sao paulo 08/08/2010

É isso aí bispo! Fora guerrilheira!


 
26
Reporte abuso
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro 08/08/2010

...citou outros motivos,s / os quais concordo ñ dever a Igreja opinar.MAS Ñ CITOU O MOTIVO PRINCIPAL:A PREOCUPAÇÃO DA IGREJA C / A SITUAÇÃO BRASILEIRA E MESMO DO CONTINENTE AMERICANO. PODES ESTAR CERTO D Q É ISSO.ELES SABEM MTO +DO Q FALAM.SABEM DOS PLANOS,DO Q OS CUMNPANHÊRU PRETENDEM.ELES SABEM...


 
27
Reporte abuso
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro 08/08/2010

SPOCK,condordo que a igreja tem atrapalhado em muitos setores.Eu mesma escrevi mto.sobre isso.Penso, porém, q há algo mto+ preocupante nesse pronunciamento-é justamente o motivo pelo qual o PT quer manter-se no governo para implementar o q estão a planejar há anos-e o que nós ñ queremos.O bispo...


 
28
Reporte abuso
DR SERGIO RAPOSO
NOVA FRIBURGO 08/08/2010

EU CONCORDO COM ESTE BISPO. POVO NÃO VOTA EM DILMA, POIS O PASSADO DESTA MULHER MUITOS NÃO SABEM.


 
29
Reporte abuso
paulo
campo grande 08/08/2010

Acredito que a igreja catolica deveria se preocupar mais com os padres pedofilos. Isso sim é uma das maiores violações do direito humano.


 
30
Reporte abuso
Rubens Jacyzin
SÃO PAULO 08/08/2010

Infelizmente o valor á vida foi deixado de lado por este govermo!Aprovar o aborto é crime!É condenável o apoio dos evangélicos a tudo que esta ai!Poder a qualquer custo!Vale tudo!O povo brasileiro sendo morto a toda hora!Falta segurança! falta Governo!E a lei:Quanto pior!Melhor!Teoria comunista!


 
31
Reporte abuso
Ernestino
Ponta Grossa PR 08/08/2010

Muito acertada a posição de vossa eminência, se com Lula o país ficou estagnado e perdeu mais uma década, com Dilma (que Deus não permita), será o retrocesso e talvez o total desmantelamento das frágeis e precárias instituições, que embora de maneira sofrível ainda mantém em pé este pobre país.


 
32
Reporte abuso
ana flávia
porto alegre 08/08/2010

continuação. Disso o Bispo deveria tratar com todo o afinco.Ao invés de proteger padres e bispos que assim procedem,deveria encaminhá-los para a justiça.Sr. Bispo, "a César o que é de César"o projeto que a Dilma representa tirou da miséria milhôes de brasileiros e está proporcionando a eles educação


 
33
Reporte abuso
ana flávia
Porto Alegre 08/08/2010

Com todo o respeito ao senhor Bispo,ele não tem nada mais importante a fazer?Ele que saia de seu encastelamento,onde tem casa,comida,roupa lavada, dinheiro e venha para a vida real.Assim como considero a descrimnização do aborto,caso de saúde pública,considero a pedofilia um crime bárbaro.


 
34
Reporte abuso
Sdiy
sm 08/08/2010

Acho q devemos confiar no bispo, creio q aquela mulher nao tem cara de quem possa governar direito nosso país. Mas cada um vota em quem quer...


 
35
Reporte abuso
mario albanus
gal camara/rs 08/08/2010

Desde já digo que não sou petista, mas no meu ponto de vista a igreja catolica deveria se preocupar mais em corrigir os atos de muitos padres cometem e que são muito mais grave que isto e eles acobertam e acham que indenizando estas pessoas estão perdoados.


 
36
Reporte abuso
JURANDIR ROSA-
LLONDRINA-PARANA 08/08/2010

ESTE SR. TAL BISPO DOM LUIZ GONZAGA, NÃO DEVERIA METER O NARIZ A ONDE NÃO FOI CHAMADO, QUEM E ELE PARA PEDIR AOS BRASILEIROS QUE NÃO VOTE NA DILMA, SERA QUE ELE NO FUNDO NÃO TEM VONTADE DE UM DIA SER VOTADO, SERA QUE A IGREJA NOVAMENTE TERA PESSOAS QUE VAI METER O BEDELHO DA POLITICA DO NOSSO PAIS.


 
37
Reporte abuso
flavio
brasilia 08/08/2010

A Igreja Catolica sempre foi o atraso do Brasil e de todos os paises onde ela é maioria. O único pais que é desenvolvivo apesar da maioria dessa Igreja é a Italia pois recebe o dinheiro que ela tira dos miseráveis e débeis mentais de todo o mundo.


 
38
Reporte abuso
Deusivan
Arraial do Cabo 08/08/2010

É por essa e tantas outras que deixei de ser católico. Pois esses hipocritas na grande maioria PEDOFILOS e Falsos Moralistas.


 
39
Reporte abuso
Hadassa
Manaus - AM 08/08/2010

Á Cesar o que é de Cesar, e a Deus que está acima de todas as coisas? Digo-lhes , primeiro a Deus o que é de Deus!


 
40
Reporte abuso
Parvo
Porto Alegre 08/08/2010

Esses padres, bispos, demonios da igreja tem que cuidar dos pedófilos da igreja... exploradores da fé alheia!


 
41
Reporte abuso
edson miranda
anápolis go 08/08/2010

Infelizmente a CNBB intromete em muitas coisas que não lhe diz totalmente uma verdade.No caso do aborto indesejado como por ex:.estupros praticados por bandidos, que eles assumissem então a paternidade e criação do recem-nascido.


 
42
Reporte abuso
Phitófis
Rio deJaneiro 08/08/2010

Esses hipócritas vêem há tempos desgraçando a humanidade em nome de Deus - elevação do espírito - através do qual atingiremos o estágio máximo do processo civilizatórios.Vces se apropriam da riqueza e distribuem miséria aos povos.Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de consciência!


 
43
Reporte abuso
Leonino
Araguaina 08/08/2010

Devemos como catolicos seguir o bispo, pois quem não ama a vida não tem condições de governar um País. E caso a Dilma ganhe a eleição teremos desaatre em nosso País, pois a natureza vai se rebelar contra todos, mais do que ja está de rebelando. Não devemos eleger pessoas que querem acabar com a vida


 
44
Reporte abuso
José Wanderlei Resende
Curitiba 08/08/2010

Aprendi com o mesre Nelson Hungria, o maior penalista do Brasil de todos os tempos, que o aborto é um crime deplorável contra a vida humana, por isso, apoio o pronunciamento do Bispo de Guarulhos, orientando os fiéis (eleitores), que não votem em quem apoiar o aborto.


 
45
Reporte abuso
Luciano M. França
Blumenau 08/08/2010

Os motivos expostos pelo Bispo são de fato legítimos, e, não param por aí.. O Brasil associando-se a países como Cuba que zombam dos direitos humanos, o Irã que não tem tradição em respeitar os direitos individuais, a liberdade e a democracia. Além da alternancia do poder.Precisamos de mais motivos?


 
46
Reporte abuso
Joaquim Gonçalves de Oliveira
Camaçari - Bahia 08/08/2010

No 19ºDomingo a Carta aos Hebreus inicia com estas palavras:A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera,a convicção acerca da realidade que não vemos. isso vem ao encontro ao que disse o Bispo D.Luiz Gonzaga Bergonzini em sua carta. Por isso defender a vida é dever de todo catolico ou não.


 
47
Reporte abuso
Coceição
Natal 08/08/2010

Esta informação é importantissima....


 
48
Reporte abuso
antonio sampaio
fortaleza ce 08/08/2010

Apesar de ese artigo ser apenas mais um que o POP divulga na intenção de ver o Serra eleito, quero dizer ao padreco que ele tem coisas mais importantes a se dedicar. Por exemplo, a turma de batina que gosta de queimar o carretel e os que gostam de bunda de criança. Vai te catar falsário da fé


 
49
Reporte abuso
Pedro
Sorocaba 08/08/2010

Seja bispo, seja vendedor, seja vizinho, seja qualquer um que não vota no PT tem meu total apoio. Lula e seus familiares não vão precisar trabalhar mais na vida depois de 8 anos enchendo o bolso... e a cara.


 
50
Reporte abuso
SPOCK
São paulo 08/08/2010

Temas polêmicos nunca se resolvem, por isso são polêmicos. Portanto, se tratados com radicalismo, como faz a igreja católica, apenas manterá aberta a segregação. Deve-se selecionar políticos pelas suas idéias políticas. A Cesar o que é de Cesar.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br