Atualizado 11h30 Sexta, 19 de setembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

A dança do Jongo.

3453 acessos - 0 comentários

Publicado em 07/08/2010 pelo(a) Wiki Repórter josemir(aolongo...), Volta Redonda - RJ



Aproveitando-se da ausencia dos seus senhorios, que rumavam para as festas realizadas em suas igrejas, os negros, reuniam-se e promoviam festas de sua cultura, onde destacava-se o Jongo, oriundo da região da Angola, e inserido no Brasil colonial, pelos negros escravos das fazendas cafeeiras, no Centro-Sul do Brasil. Com os negros da Angola, fizeram-se avindas as danças de umbigada (muito difundidas na região Congo-Angola).
 
Nas danças de Umbigada, a mais comum, a mais popular, é o Semba (derivando-se para samba, no Brasil), que significa umbigada, no dialeto quimbundo. A umbigada é uma caracteristica derivada do Jongo.

A umbigada faz-se também presente, no samba-de-roda, no tambor-de-crioula, na pernada, no Iundu, no batuque, no coco e em outras danças trazidas para o Brasil pelos negros angolanos.

Apenas os mais velhos partipavam do Jongo, onde a sabedoria era disputada pelos jongueiros, através dos pontos (cantos), onde era utilizada uma linguagem cifrada (gíria), que tinha por finalidade dificultar o significado do que se fazia manifestar através da letra do ponto. A dança do Jongo, desenvolvia-se nos terreiros, onde era acesa uma fogueira, para aquecer os jongueiros, além de aquecer os couros dos tambores, quando os mesmos apresentavam um som abafado, "rouco", e nessa fogueira também assavam-se batatas e amendoins.

Normalmente o jongo é executado sob o som de dois tambores, um mais grave denominado caxambu ou tambu e um mais agudo, conhecido pelo nome de candongueiro. Em algumas regiões, a esses tambores são associados um chocalho, chamado guaiá e um tipo de cuíca, que produz um som grave, arrastado (mais rouco), que é conhecida como angoma-puita, tambor de onça ou roncador.

O cotidiano dos negros, era o que geralmente estava inserido nas letras dos cantos ou pontos, utilizados na dança do jongo.

No ritual do jongo, a entrada era representada por um ponto, que saudava o santo do dia e outras entidades. No prosseguimento da dança, um outro ponto era entoado pelo cantador, saudando e louvando o lugar, os jongueiros seus antepassados, o anfitrião (jongueiro mais sábio do lugar), além de todos os que ali se faziam presentes.

Durante toda a noite, eram cantados pontos, que animavam e alegravam as pessoas, descontraindo-as, e de quando em vez era lançado um desafio, que consistia no cantador lançar um ponto, que os demais cantadores iam repetindo, até que um jongueiro decifrasse e desatasse o ponto. Em algumas oportunidades, no terreiro era entoado o ponto do feitiço, lançado por um determinado jongueiro contra o rival, a quem ele queria enfeitiçar.

O final da roda de jongo, trazia o raiar de um novo dia, que era saudado por todos da roda, que se despediam e retornavam a sua rotina de trabalho pesado e escravo, nas fazendas de café.



*Até hoje nos terreiros, o jongueiro que não consegue entender ou revidar o canto, que contra ele era lançado como feitiço, sente-se mal, o que segundo eles, evidencia a pouca fé do jongueiro enfeitiçado, que por momentos perdia a proteção das entidades.



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
josemir(aolongo...)
Volta Redonda - RJ



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br