Atualizado 11h06 Quarta, 23 de abril de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Os cinco maiores desertos do mundo

15703 acessos - 5 comentários

Publicado em 07/05/2010 pelo(a) Wiki Repórter mirna_cavalcanti_de_albuquerque, Rio de Janeiro - RJ



Descrever a beleza desta foto: reflete ela um dos incontáveis aspectos da Natureza que, ao encantar os olhos, enleva a alma. Só em poesia poderia eu tentar fazê-lo. Assim... " é olhar e sentir; o sentimento, difícil é traduzir". - Foto: http://loucuramental.com/2010/03/29/os-5-maiores-desertos-do-mundo/
Quanto mais se lê, mais se aprende - e pode apreender-se o texto no contexto, se estivermos interessados. Quando, na vã ignorância, alguém diz "sei tudo", é mais um dentre tantos que pensa que sabe, mas nada sabe.

Há anos sinto-me apenas como uma humilde aluna da vida. Cada dia que passa, se aprender alguma coisa, por pequena que seja, há uma sensação gostosa de ter ganho o dia. Hoje, ao acaso, surgiu à minha frente, quando à procura de uma determinada informação na internet, a matéria que hoje posto.

O primeiro parágrafo da mesma, para mim, é novidade, pois jamais havia pensado nos desertos árticos como desertos. Hoje aprendi que são desertos! E não sinto vergonha alguma em confessá-lo.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque

Os cinco maiores desertos do mundo

Quando pensamos em deserto, lembramos de calor, areia e camelos. Mas saiba que nem todo deserto é quente e que inclusive existem desertos de neve - os chamados desertos polares. Confira abaixo a lista dos cinco maiores do mundo.


5 - Deserto de Gobi
(1.300.000 km²)
O Deserto de Gobi fica situado na região norte da da China e na região sul da Mongólia. A palavra Gobi significa deserto, em mongol. O deserto mede 1600 km de leste a oeste e 800 km de sul a norte, ocupando uma de área de 1.300.000 km² - mais ou menos o tamanho do estado do Amazonas.

Ele é um deserto frio - sua média da temperatura anual é de -2,5 °C a 2,8 °C. É o deserto arenoso mais setentrional de todos, e lar de alguns animais raros tais como o camelo-bactriano (de duas corcovas) e o raríssimo cavalo-de-przewalski.

4 - Deserto da Arábia
(2.330.000 km²)
O Deserto da Arábia fica localizado em terras da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque e Iêmen. Tem uma área total de aproximadamente 2.330.000 km².

Seu clima é muito seco, e oscila entre temperaturas extremas de calor e seca sazonais. As temperaturas variam de 40 a 50°C no verão, com uma temperatura média de 5 a 15°C no inverno, podendo atingir 0°C. Muitas pessosas não conseguem resistir à temperatura, pois no verão ela é muito alta, e no inverno muito baixa.

3 - Deserto do Saara
(9.100.000 km²)
O Deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo, e oficialmente o segundo maior deserto da Terra. Localizado no Norte da África, tem uma área total de 9.100.000 km², sendo sua área maior que a área de muitos países continentais como o Brasil e a Índia.

O nome Saara é uma transliteração da palavra árabe ?????, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). O deserto do Saara compreende parte da Argélia, Burkina Faso, Chade, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão e Tunísia. Cerca de 2,5 milhões de pessoas vivem na área do Saara.

2 - Deserto Ártico
(13.700.000 km²)
O Deserto Ártico é o segundo maior deserto do mundo. A região do Ártico consiste num vasto oceano de gelo coberto por neve - sendo que sua área é de aproximadamente 13.700.000 km².

O clima ártico é caracterizado por invernos frios e verões frescos. A precipitação vem sob a forma de neve e é escassa; a maior parte da área recebe menos de 50 centímetros por ano. A temperatura média no inverno é de -40°C, sendo que a temperatura mais baixa já registrada é de aproximadamente -68°C.





1 - Deserto Antártico
(13.829.430 km²)
O maior deserto do mundo também é um deserto polar. O Deserto da Antártida possuí 13.829.430 km² e é considerado um dos lugares mais frios do mundo. A temperatura mais baixa doi registrada em 21 de julho de 1983, quando chegou a -89,2 °C.

Não existe uma população permanente na Antártica, mas cientistas de diferentes países possuem bases de pesquisa científica na região - que é o habitat natural de diversas espécias de pinguins e focas.

Fonte
http://loucuramental.com/2010/03/29/os-5-maiores-desertos-do-mundo/



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
Marcio Cavalcanti
Campina Grande, Pb 25/01/2012

Gostei, linguagem fácil, explicita e sucinta.Aprendi bastante,sou fascinado por desertos,são áridos,gelados,porém fascinantes.


 
02
Reporte abuso
leandra
sao paulo 21/11/2011

muito legal


 
03
Reporte abuso
beatriz
londrina 05/09/2011

nossa que legal adorei muito gostei bastante


 
04
Reporte abuso
RICARDO SILVA SPINELLI
CAXAMBU 26/03/2011

fiquei muito satisfeito com que vi e gostaria de receber mais reportagem sobre desertos e polo norte


 
05
Reporte abuso
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro 07/05/2010

NOTA: quem quiser ver fotos lindas dos demais desertos aqui citados, é só acessar a página indicada ao final desta matéria.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br