Atualizado 16h20 Segunda, 01 de setembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

O que as diaristas falam dos patrões

1751 acessos - 4 comentários

Publicado em 22/02/2010 pelo(a) Wiki Repórter DivãdoMasini, Franca - SP



Hora e vez das diaristas. - Foto: Internet

No dia 8 de julho de 2009 escrevi sobre a minha falta de sorte e as complicações ao tentar arrumar uma boa diarista. Desisti da procura. No post Empregadas Domésticas eu disse também que, apesar da falta de estudo, estas profissionais deveriam se especializar na lida diária, enfim de toda a necessidade de ser um pouco mais profissional.

O texto foi um dos mais comentados no blog. Muita gente apontando o outro lado da moeda, ou seja, mostrando os defeitos e tipos de patrões e patroas que existem por aí. Então, agora, é hora e vez de ampliar a voz de quem está do outro lado do balcão. Confira algumas reflexões pinceladas nos comentários do referido artigo:
 
"Por que falar de uma pessoa que trabalha sem parar? Passa o dia inteiro sem comer. E, outra coisa, as patroas pensam que elas são máquinas. Trabalhei na casa de uma pessoa por oito meses. Ela me humilhou. Mais ela me humilhou uma vez só. Sai de lá e deixei um bilhete pra ela. O bom da diarista é que esta não precisa ficar com patrão ruim. Somos pessoas e merecemos respeito".

"Aproveitadoras são as patroas que deixam as calcinhas podres de corrimento para nós lavarmos. E nem deixam comida para nós comermos".

"Sou diarista há mais de 15 anos, cinco dos quais trabalhei para uma senhora que me acusou de ter lhe subtraído R$ 50 reais... depois de 5 anos!!!??? Engraçado, ela encontrou o dinheiro...".

"Por causa de algumas empregadas ruins, as que são honestas também sofrem humilhação dos patrões. Muitos patrões não têm um pingo de respeito pelas empregadas, como se não precisassem delas".

"...estou muito triste pelas humilhações. Desculpe pelo desabafo, se eu não escrevesse isso agora, acho que teria um "treco". Até as crianças da minha patroa querem me fazer de escrava. Elas me xingam e me agridem. Eu não aguento mais, mas não posso sair por necessidade financeira... Daí vai piorar se eu sair, socorro...".

"Ao contratar, fale tudo o que a empregada tem que fazer e o que não deve fazer, o valor a pagar etc., para depois não ficar cobrando o que não combinou, e não ficar inventando serviço que não existe".

"...não queira que a empregada faça em um dia o que você patroa não faria em uma semana. Ela é um ser humano e não uma máquina. Nem as máquinas aguentam tanta pressão, pois logo quebram e tem que comprar outra. Eu gostaria muito que isso fosse publicado, até nos jornais, porque existem muitas patroas cruéis, (estou falando das cruéis). Existem também as que são quase mães de tão boas... pena que essas são poucas".

"Você sabia que tem patroa que para mandar embora e não pagar os direitos tem a capacidade de colocar algo na bolsa da empregada para acusá-la de roubo? E tem coisa que até Deus duvida".

Texto publicado originalmente no blog Divã do Masini.



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
DivãdoMasini
Franca - SP



Comentários
01
Reporte abuso
Valéria
Bauru 16/09/2011

Concordo com todas as opiniões aqui lançadas,mas está uma vergonha a falta de respeito e profissionalismo de vocês. Estou a procura já fazem 6 meses e ainda não consegui encontrar ninguém.A desulpa agora é que a casa é grande,então não sei mais nada,será que uma casa de 250 metros e toda em piso frio é tão dificil assim? Então como eu faço a faxina?Ora façam o favor deixem de ser preguiçosas e trabalhem.


 
02
Reporte abuso
vanessa
Dourados-MS 31/08/2011

A patroa da minha mãe que é emp.doméstica ontem estava talvez estressada e humilhou ela,colocando pra fora de casa,ela chegou na minha casa qdo me contava começou a chorar,minha vontade era de ir até aquela madame de 5°categoria e dar na cara dela até cair a plastica.
mas isso só estraga.
O defeito da minha mãe é que ela é boazinha e sentimental pq se fosse comigo..ah..coitada dela,justiça nunca resolve é raro o negoçio é fazer justiça.Tdo começa com esses politicos corruptos nas leis deles que


 
03
Reporte abuso
luziacalheira vilar da silva
agudos s p 26/02/2010

Eu sou domestica e estou há 15 anos na mesma casa. Estou muito satisfeita. Só acho que não nos dão o devidos valores. Somos bastante desvalorizados. Os patrões dizerm que somos da família, mas não somos herdeiras e nem nos sentamos à mesa com eles. Fala a verdade.


 
04
Reporte abuso
flipe
Belo Horizonte 22/02/2010

Infelizmente, são os fatos do "sub-emprego", a propaganda enganosa, que dizem que o trabalho de um médico é mais importante que o de um lixeiro. Querem lhe fazer crer que é inferior! No dia que eles souberem que o poder está todo nas mãos deles, isso tudo irá ruir!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br