Atualizado 06h04 Quarta, 22 de outubro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Colheita Feliz, a nova "peste" da web

6586 acessos - 43 comentários

Publicado em 05/01/2010 pelo(a) Wiki Repórter Marrash Dilek, Rio de Janeiro - RJ



Um jogo para quem cultiva o ócio digital. - Foto: web

Uma nova febre começa a elevar os termômetros na internet. Trata-se de um jogo, chamado Colheita Feliz. Fica hospedado no Orkut e é uma espécie de fazendinha. Lá você planta, aduba, rega, colhe, cria animais, faz compras e reforma a propriedade etc. Todas estas ações lhe rendem um certo "dinheiro verde". Claro, pois uma vez sendo um jogo, não teria graça se não tivesse algum ganho, certo?

Bom, então você convida seus amigos da rede social para também montarem suas fazendas e iniciarem suas plantações e criações. E é aí que começa o jogo. Só um parêntese, este que estou falando é uma versão do Farmaville, do Facebook, que é em inglês e, portanto, limita bem o nosso público brasileiro que, sabemos, mal fala o português. E, outra coisa, na versão do Facebook, é possível usar o cartão de crédito (isso mesmo!) para fazer toda a movimentação rural.

Como jogo é jogo, vale tudo. Desta forma, além de você ficar lá, cuidando da sua fazenda, o que seria até bacaninha para dar uma relaxada, você entra na fazenda dos seus amigos e pode roubar tudo o que ele plantou e criou. Sim, o jogo avisa, por exemplo, a que horas a galinha vai botar ovos ou quando a colheita estará pronta. Daí é só você invadir e passar a mão em tudo. E, com isso, vai acumulando pontos. Pior, pode destruir toda a plantação dos colegas jogando pragas e pestes. Não é lindo? Um jogo que ganha quem for mais perspicaz na arte do roubo. Isso mesmo amigos, nossos filhos estão sendo "treinados" para roubar e destruir o trabalho dos outros.

O conceito de Colheita Feliz é exatamente este, como desenvolver a "arte do roubo" para ter uma fazenda mais próspera, com mais animais e mais áreas plantadas. Claro que para isso é preciso horas e horas online. Depois, é só ficar contando vantagens aos amigos sobre o que conquistou com o trabalho dos outros e como se divertiu destruindo o que eles batalharam para ter. Ah, aí você vai me dizer, "mais é só um jogo"!!! Posso dizer que vi famílias - pai, mãe, tios e filho - jogando isso em pleno Natal e réveillon, com convidados esquecidos pela casa. E lamentei por todos eles.

Mais importante do que isso é considerarmos alguns aspectos. Por exemplo, a questão dos valores familiares. Ouvi coisas do tipo: "Filho, vai lá roubar os ovos da galinha do fulano para mim..." Nossa, é assustador, não? É um jogo, sim. Mas qual o conceito que, mais do que o jogo, o próprio pai está passando por trás disso? Que roubar é bacana é permitido e é divertido?

Outra coisa, a sociabilização, tão importante nesta faixa etária (ou em qualquer uma outra) de novo, está sendo colocada em segundo plano. E, por último, se os adolescentes já perdiam um tempo precioso no Orkut, MSN e, mais recentemente, Twitter, agora eles terão mais um motivo para não ler livros, para não estudar e, muito menos, se relacionar pessoalmente, pois a "Colheita Feliz" lhes toma o "pouco" tempo que resta. Afinal, cuidar do que não é seu dá trabalho dobrado. Ou estou errado?

Lamentável.

 



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Marrash Dilek
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
felins
gatocradia 12/02/2011

Que besteira


 
02
Reporte abuso
Rossana
Campinas 10/11/2010

"O conceito de Colheita Feliz é exatamente este, como desenvolver a "arte do roubo". Só esse comentário já despretigia a matéria!!! Informação é essencial...vá se informar antes de vomitar asneiras!!!


 
03
Reporte abuso
andressa
são paulo 09/11/2010

que merda perdi tempo lendo essa porcaria afffff esse idiota deve ser um louco fanatico evangelico,só pode ser p / falar tanta bobagem. lamentavel é ler isso


 
04
Reporte abuso
Luisa Abreu
Teresina Pi 28/07/2010

Eu gosto de jogar colheita feliz. Mas tem um problema, nao consigo mais entrar nela, pode me explicar o por que? Ja tentei de várias forma não deu certo, estou aguardando a resposta, ok?


 
05
Reporte abuso
maria de lurdes
porto alegre 25/07/2010

Como vcs são idiotas.


 
06
Reporte abuso
cacah
recife 06/07/2010

Perdi meu precioso tempo lendo essa merda de comentario.


 
07
Reporte abuso
LAURA
LINDÓIA 13/05/2010

Oi, eu adoro o jogo Colheita ah ah ah ah ah ah ah ah ah


 
08
Reporte abuso
Erickson
São Paulo 03/05/2010

Na minha opinião, "CF" é muito melhor do que ficar vendo novela da Globo que infuencia o "ADULTÉRIO". Tiro base por mim: tenho 17 anos e prefiro ficar na "CF" ou em outros jogos online do que assistir 15 minutos de Datena onde eu só irei saber de desgraça e porcaria!


 
09
Reporte abuso
Erickson
São Paulo 03/05/2010

Cara seu comentário foi muito sem nexo, pois ninguém aqui é tão criança para sair por aí roubando e fazendo m... E tem mais, esse jogo ajudou mto minha sobrinha pois ela perdia um tempão fazendo as continhas dela pra poder subir de nível.


 
10
Reporte abuso
Dika
Dallas 02/05/2010

O mais importante é que ele destaca a forma como as pessoas estão deixando a vida pra viver esta m... deste jogo idiota e estão até perdendo grana por causa disto. Tenho casos em família de pessoas já viciadas nesta leseira.


 
11
Reporte abuso
Eiton
Rio 28/04/2010

É assim que começa, fica revoltado pq vai tirar o joguinho. Logo, aprende a roubar, usar crake e depois fica pedindo socorro para o Estado. Jogo de gente que não tem o que fazer.


 
12
Reporte abuso
Celso
Lavras 19/04/2010

Lamentável. Pra quê tanto drama ??


 
13
Reporte abuso
Leonardo
Santa Cruz de Minas 25/03/2010

Falou um monte de besteira... Caso você não saiba, no jogo também ganhamos pontos de experiência (e até alguns trocados) ajudando a eliminar as pragas nas outras fazendas, ou seja, nem só de maldade é o jogo. Além disso, não se ganha moedas verdes nesse jogo. E sua opinião sobre os brasileiros...


 
14
Reporte abuso
Conci
Içara 07/03/2010

Infelizmente você fez um comentário sem nexo, meu cara. Que pena ter alguém, ainda nos dias de hoje, com pensamentos iguais aos seus. Gostaria de dizer que realmente você foi muito INFELIZ NO SEU COMENTÁRIO.


 
15
Reporte abuso
Pimenta
Brasilia 05/03/2010

Nossa...que tosco...Se eu jogar CS vou sair matando todo mundo no meio da rua? Se eu jogar Good of War vou participar de guerras? Se eu jogar Colheira Feliz vou ser ladrão? Vou jogar Fifa, então, pra me tornar jogado profissional... =)... Na minha opinião, se realmente não tinha o que fazer...


 
16
Reporte abuso
Mauricio
Fortaleza 16/02/2010

Concordo com tudo. Mas não podemos permitir que um jogo desse ou qualquer outro influencie nas outras pessoas.


 
17
Reporte abuso
Antponio Luis Bagarollo
Garanhus 16/02/2010

Eu tenho esse jogo e não tem nada de roubar, não. Só se este for outro.


 
18
Reporte abuso
gabriel
manaus 11/02/2010

Eu já estou no nível 11. Já posso plantar melância, maçã, morango, berinjela, abóbora, pimenta, batata, milho, nabo e cenoura.


 
19
Reporte abuso
bruno mendes
Osasco 11/02/2010

Bom!! Cara por causa de vc, eu parei de jogar está merda!! Você sabe, minha tia acha colheita feliz errado. Ela diz: Jesus está voltando e se ele pegar a gente roubando e destruíndo.... e ela parou de jogar!!!! Este INFERNO!!!! Nós passamos o dia inteiro jogando das 5h00 às 0h00.


 
20
Reporte abuso
Pedro
Picui 05/02/2010

Realmente você nunca viu esse jogo, pois se visse ou jogasse saberia que quem prospera é quem mais ajuda os outros e não quem rouba. Roubar só dá um dinheirinho a mais, só que o prestígio é dado pelo nível da fazenda, que sobe quando você ajuda os outros. Portanto, o jogo ensina a ser SOLIDÁRIO!


 
21
Reporte abuso
Débora
Belém 30/01/2010

Quanto drama! O jogo é divertido e só.


 
22
Reporte abuso
desconhecido
JOSÉ DOS CUNHAIS 29/01/2010

COLHEITA FELIZ É FELIZ!!


 
23
Reporte abuso
kerly laskoski
curitiba 29/01/2010

ESCRITO EM CAIXA ALTA PARA MOSTRAR MINHA INDIGNAÇÃO. O PROBLEMA NÃO É FALAR MAL. É ESCREVER COISAS QUE NÃO EXISTEM NO JOGO. NÃO SE ROUBA TUDO - O QUE SE ROUBA NÃO CONTRIBUI EM PRATICAMENTE NADA NOS LUCROS; O COMBATE À PESTE DOS AMIGOS É QUE DÁ PONTOS. ENFIM... ANTES DE CRITICAR, INFORME-SE.


 
24
Reporte abuso
Tom
porto alegre 26/01/2010

A reportagem dramatiza muito uma coisa que nem é problemática assim. De outro ponto de vista, é interessante que as crianças joguem esse jogo para terem uma formação empreendedora, tão importante nos dias de hoje.


 
25
Reporte abuso
Lucas
Bnu 26/01/2010

Cara, você não conheçe o jogo e nem joga então é melhor você ficar quieto.


 
26
Reporte abuso
Kelly
sao paulo 19/01/2010

Lamentável é sua opinião. Minha bisavó talvez pense assim.


 
27
Reporte abuso
Gabriel
RJ 19/01/2010

Isso que você está dizendo é uma bobagem. Existem tantos jogos de tiro e ninguém fala nada. Os jogos de tiro ensinam a matar. Alguém reclama disso? Agora você vem dizer que "Colheita Feliz" é uma peste?


 
28
Reporte abuso
alexandre
bh 18/01/2010

As pragas não destroem as plantações. Ela só tem o nome de "praga" porque quando alguém elimina a praga ganha pontos de experiência. Essas pragas não danificam em nada a plantação alheia, essas pragas servem como ajuda.


 
29
Reporte abuso
Yuti
São Paulo 13/01/2010

Acredito que sim, esta fazenda poderia ser mais bem elaborada, criando uma espécie de troca entre os usuários, algo como compra e venda seria mais bem cultural. Agora este texto acima é muito apocalíptico, a sociedade está evoluindo, a tecnologia tbm, o fato da troca de livro x internet faz parte.


 
30
Reporte abuso
Elaine
Belo Horizonte 13/01/2010

Achei sua opinião ridícula e achei mais ridículo ainda a forma como você começou o seu "textinho": "limita bem o nosso público brasileiro que, sabemos, mal fala o português." Tudo depende da criação da pessoa e não de um jogo que ela joga. Dã!


 
31
Reporte abuso
felipe
rio de janeiro 13/01/2010

Esse colheita é um saco, não dá para fazer nada, prefiro a outra.


 
32
Reporte abuso
Luciana
Espirito Santo 11/01/2010

Achei essa reportagem mto idiota. Se o adolescente parar de estudar e for roubar, isso nao tem nada a ver com o jogo. Cada um tem a consciência própria. Não é por causa de um jogo, de uma brincadeira, que vai fazer mudar de direção de opinião...


 
33
Reporte abuso
Gabriela Castro
Aarxá 11/01/2010

Odiei essa nova colheita feliz. Prefiria mil vezes a outra.


 
34
Reporte abuso
André
Belford Roxo 10/01/2010

Totalmente verdadeiro o texto. Um alerta a futuros transtornos. Pensemos: como não considerar que criar hábitos de que "roubar" e "destruir" os outros não vai nos prejudicar ou prejudicar nossos filhos? Vou retirar o aplicativo do meu orkut.


 
35
Reporte abuso
Malandro
RJ 10/01/2010

Mas que idiotice!! Pessoas de mente fraca se deixam corromper por qualquer fato!! Escreveu este post só pra ganhar audiência? Quer sair na TV? Falar com o Jô Soares? Ahhhhh, não brinca!! Vai jogar GTA pra tu ver como é.


 
36
Reporte abuso
Samuel Pereira de Jesus
Juquiá - SP 10/01/2010

É bem-vindo o post... bem cabível e preciso. Vamos acordar, humanidade!!!! Pelo menos reconhecer, né?


 
37
Reporte abuso
Maria Eudes
Pelotas/RS 07/01/2010

Realmente, o autor do artigo tem razão. Onde estão os valores morais? Como pais jogam e permitem filhos jogar o que incentiva o roubo? Essas novidades da internet devem ser avaliadas por pessoas capazes e de bom senso, para que não aconteça a devassa da cultura e da moral. PAZ!


 
38
Reporte abuso
Marrash
SP 06/01/2010

Dhiogo, correções feitas. obrigado!


 
39
Reporte abuso
Dhiogo
Montes Claros 06/01/2010

Interessante o texto, boa a crítica em cima de algo que tem tomado a internet (ainda que, sem qualquer importância). Só precisa tomar cuidado com algumas frases utilizadas: o autor se utiliza de forma correta da palavra "sociabilização", mas peca com "só uns parênteses", ou "mais é só um jogo!!!".


 
40
Reporte abuso
João Paulo
Pelotas 06/01/2010

Eu jogo esse jogo e não havia pensado nisso. Você tem toda razão.


 
41
Reporte abuso
José Roberto
Porto Alegre 06/01/2010

Concordo em gênero, número e grau com o autor deste artigo. Será que as ferramentas que temos para facilitar nossas vidas estão valendo a pena? Me preocupo ao ver como tudo em volta está desmoronando. Desde a música (principalmente funk) até jogos deste tipo. Qual será o limite da nossa degradação?


 
42
Reporte abuso
Ellen
Curitiba 06/01/2010

Que post mais idiota, deixem as pessoas serem felizes e se divertirem. Você deveria deixar de se incomodar com a maneira que os outros se divertem e cuidar da sua própria vida!


 
43
Reporte abuso
renato
rio de janeiro 05/01/2010

Muito bom.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br