Atualizado 11h30 Domingo, 21 de setembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Controle do Tráfego Aéreo

3548 acessos - 0 comentários

Publicado em 18/09/2009 pelo(a) Wiki Repórter Jony Santellano, São José dos Campos - SP





Torre de controle do Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP. - Foto: 3duard0, 2007, disponível no Flickr
De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA, 1986), o ’controle de tráfego aéreo’ é uma das atividades relacionadas ao ’sistema de proteção ao vôo’, sistema que "visa à regularidade, segurança e eficiência do fluxo de tráfego no espaço aéreo". O ’sistema de proteção ao vôo’ integra o conjunto de órgãos, instalações ou estruturas terrestres de apoio à navegação aérea, conjunto denominado ’infra-estrutura aeronáutica’.

No Brasil para atuar como controlador de tráfego aéreo os profissionais interessados devem freqüentar cursos específicos, que são oferecidos principalmente no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), órgão do Comando da Aeronáutica (COMAER), e localizado em São José dos Campos, SP, dentro do grande campus do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

A clientela principal dos cursos do ICEA são profissionais civis e militares, dos quadros da Infraero e do próprio COMAER. Por terem origens diferentes e quadros de carreira distintos, os profissionais que atuam no controle de tráfego aéreo podem também receber remunerações diferenciadas, que variam atualmente, em valores aproximados, de R$ 2.000,00 a R$ 8.800,00.

São requisitos básicos para o bom desempenho dessa profissão o ensino médio completo, capacidade de abstração e concentração, agilidade de pensamento, senso espacial apurado, facilidade para interagir com interfaces ’homem-máquina’, bom entendimento de inglês técnico, habilidade para trabalhar em equipe, motivação para manter-se tecnicamente atualizado, determinação para enfrentar situações de conflito e estressantes, resistência física para enfrentar longas jornadas de trabalho, dentre outros.

Além de todos esses requisitos, objetivos e práticos, muitas pessoas que atuam na área de controle de vôo são também motivadas por fatores emocionais determinantes como uma imensa paixão pela atividade da aviação e fatos decorrentes, por exemplo, a possibilidade de indiretamente aproximar pessoas muito distantes geograficamente, fomentar negócios e a economia como um todo.
A paixão pelas atividades relacionadas ao controle de tráfego aéreo já resultou também na realização de filmes e romances sobre o assunto, a criação de portais na Internet, e até mesmo estimulam a realização da atividade como uma forma de laser.

 Em 2006 foi criado um portal no ciberespaço brasileiro (http://www.maquinasvoadoras.com.br), que pode servir como um tipo de entretenimento para quem se declara um apaixonado pelo controle de vôo.
No Portal ’Máquinas Voadoras’ podem ser acompanhados, quase que simultaneamente, as atividades do tráfego aéreo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo; sendo mostradas conversas reais entre a torre de controle e os pilotos, e imagens com códigos informativos da altitude e velocidade das aeronaves.

Para a implantação do portal, uma iniciativa particular de Juan Gelb, foi necessária a importação de um radar de uso na aviação civil, de baixa complexidade, e a montagem de uma estação de captação de sinais. O conjunto está localizado na residência de Juan, distante cerca de 15 km do Aeroporto de Guarulhos. A atividade não interfere na segurança da navegação aérea.


PORTAL MÁQUINAS VOADORAS:

http://www.maquinasvoadoras.com.br/


FONTES:

- ’Revista Veja - São Paulo’, Ano 42, Nº 37, 16/setembro/2009. ("Radar on-line", p.24).

- ’Jornal da Tarde’, 14/setembro/2009. ("Os anjos da guarda no solo", p. 2E-3E).

- ’O Estado de São Paulo’, 13/setembro/2009. ("Como virar controlador de vôo", reportagem de Leandro Costa, p. Ce2).

- Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) - Lei 7.565, de 19 de dezembro de 1986. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7565.htm)

- ICEA: http://www.icea.gov.br/

- INFRAERO: http://www.infraero.gov.br/




Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Jony Santellano
São José dos Campos - SP



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br