Atualizado 16h20 Terça, 02 de setembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Esportes

O que é Mundial Interclubes e o que não é

7895 acessos - 23 comentários

Publicado em 18/06/2007 pelo(a) Wiki Repórter Ciro Campos, Londrina - PR



O brasileiro Diego em ação pelo Porto contra o Once Caldas na última edição da Copa Toyota, em 2004: amistoso ou decisão? - Foto: Desconhecido

É comum ver aquela briga de torcedores: “meu time tem Mundial Interclubes, o seu não!”. Ou: “mas o seu ganhou quando era um amistosinho lá em Tóquio entre um time da América do Sul e outro da Europa, não valeu nada”. Toda essa discussão ganhou mais um capítulo com a polêmica do título do Palmeiras na Copa Rio, de 1951. O Fluminense foi na onda e quis o direito do reconhecimento do mesmo torneio, só que o de 1952. Vamos acabar com toda essa discussão? 

Sem dúvida, a forma mais justa de se decidir o clube campeão mundial é a que foi adotada nos últimos dois anos: os seis vencedores das copas continentais se enfrentam no Japão (campo neutro), dos quais o time da América do Sul e o europeu são cabeças-de-chave. O polêmico Mundial de Clubes da FIFA, que o Corinthians ganhou em 2000, pode ser considerado um embrião do torneio atual. Contou com os campeões de todos os continentes e mais alguns convidados (entre eles o próprio Corinthians, por ser na época o atual campeão brasileiro). 

Agora, voltando no tempo, chegamos às decisões interclubes entre um sul-americano e um europeu, promovidas pela Toyota. Além disso, a multinacional japonesa dava nome ao torneio: Copa Toyota. A última delas foi em 2004. A FIFA não reconhece como campeões mundiais os vencedores dela, por mais que nas últimas edições a entidade tenha dado destaque no seu site aos clubes que ergueram o caneco. A partir de 2005, o torneio foi substituído pelo formato atual do Mundial da FIFA. 

Concordo que nos últimos anos de edição a Copa Toyota foi um amistoso de luxo. Mas se contarmos de uns dez anos para trás, ainda achava válido. Naquela época, os times fora do eixo Europa-América do Sul eram praticamente inexistentes. Não havia transferência de jogadores para lá, nem ligas organizadas e muito menos estrutura dos times locais para enfrentar os “poderosos”. Clubes africanos, centro-americanos e asiáticos eram desconhecidos; de uns tempos para cá é que se mostraram presentes no mercado de transferência e de publicidade. 

Já a gloriosa Copa Rio é o avô pobre de tudo isso que foi citado por aqui. Os mundiais atuais rendem milhões para os times e despertam a audiência de fanáticos pelo mundo. Já o nosso respeitoso avô passou longe disso, mas merece alguma consideração. Foi uma boa tentativa de reunir alguns clubes e disputar um torneio internacional, mas não foi um mundial.

Nos anos 50 não havia competições internacionais para se escolher o campeão de cada continente. Os times foram escolhidos por outros critérios, os quais desconheço. Mas o objetivo dela ser reconhecida é pra por fim à rixa entre os torcedores de quem tem mundial e pra costurar mais uma estrela dourada no uniforme. A Copa Rio ficou esquecida no tempo, assim como outros torneios por aí. Logo vão querer o reconhecimento da Copa Roca, Copa Mitropa, Torneio Maria Quitéria, Teresa Herrera...



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Ciro Campos
Londrina - PR



Comentários
01
Reporte abuso
Leonardo R. Fechner
Uruguaiana-RS 26/01/2011

E se ele nao tivesse ganho essa taça em 2000 e todo o festejo e reconhecimento mundial, inclusive usavou a replica da taça de melhor clube do mundo na camiseta em 2005... O pessoal que conhece futebol e historia do futebol, ja nao saberia disso??? Ou nao??? E como discutir quem foi o melhor jogador, e bobagem porque ainda tem milhares de excelentes jogadores para nascer!!!!!


 
02
Reporte abuso
Leonardo R. Fechner
Uruguaiana-RS 26/01/2011

Esta discussão nao leva a nada, pois o Palmeiras e o Santos se tornaram maiores campeoes nacionais depois de decadas, pelo reconhecimento da CBF??? E logico que nao!!! Eles sempre foram campeoes apenas muitos acham que o reconhecimento de alguma entidade de fins lucrativos, ira fazer diferença... Por exemplo: O Real Madrid foi reconhecido pela FIFA em 2000, como o melhor clube do seculo 20...


 
03
Reporte abuso
alex
São Paulo 27/05/2010

Santos é bi-campeão mundial. Pergunta para o Flamengo, o Grêmio se eles não se consideram campeões mundiais. Pergunta se o São Paulo não se considera tri-campeão mundial. O Santos não foi campeão ganhando do Vasco, foi campeão ganhando do Benfica do Eusábio. Só isso.


 
04
Reporte abuso
Wandre
Buriticupu 19/02/2010

Como é que o Corinthians é campeão mundial se nunca ganhou uma Libertadores? O campeão deveria ser o Vasco da Gama.


 
05
Reporte abuso
João
BH 04/01/2010

Versão beta do mundial em 2000 (torneio de verão) não é válido, pois é beta! Quando baixamos programas tipo MSN, yahoo, etc e tal, ninguém quer ficar com a versão beta e sim com a versão final. Nem preciso falar mais nada! Rs. Campeão em 2000 foi o boca.


 
06
Reporte abuso
andre
santa maria 03/01/2010

O argumento para todos os campeõs continentais participarem é valido na atualidade. Precisamos entender que não se discute geografia, e sim futebol, onde os melhores se enfrentam. Neste quesito, a Copa Toyota era o melhor que se tinha e ganhá-la era e é ser campeao do mundo.


 
07
Reporte abuso
Ricardo
Malden 15/12/2009

A verdade é que o que esta escrito é o que vale. Corinthians primeiro campeão da FIFA. Sport campeão brasileiro em 87, participando assim da libertadores no ano seguinte. Flamengo não é hexa, ele é Penta. Copa Toyota Intercontinental só é reconhecida como Mundial por parte da imprensa do Brasil.


 
08
Reporte abuso
Emanuel
Rio de Janeiro 11/12/2009

A FIFA nunca conseguirá apagar as glórias dos times brasileiros. Vasco BI-MUNDIAL 53 / 57.


 
09
Reporte abuso
Odilon
Sidrolândia 07/10/2009

...de 2005 a 2008, somente os campeões da Europa e os campeões da Libertadores disputaram o Mundial. Ou seja, mudou de organizador, pois agora é a FIFA, mas o formato continua o mesmo da Copa Toyota. Então, basta ser coerente e ver que o título do Corinthians não tem valor.


 
10
Reporte abuso
Odilon
Sidrolândia 07/10/2009

FIFA Club World Championship de 2000 não foi oficial, pois nem o Vasco nem o Corinthians foram campeões da Libertadores no ano anterior. O Palmeiras foi o campeão da Libertadores em 1999. Já nos anos de 2005 a 2008, pra disputar esta competição tem que ser campeão da Europa....


 
11
Reporte abuso
Marco
São Paulo 26/08/2009

Outra coisa, como um jogo entre representante da América do SUL (nem continente todo é) e campeão europeu pode representar o mundo? Não faz sentido. E o mais importante de tudo, POR QUE os ganhadores desta competição não se consideram campeões mundiais? Dúvidas entrem no site do Boca do Real Madri..


 
12
Reporte abuso
Marco
São Paulo 26/08/2009

Nossa, que absurdo o que escrevem aqui. Gisely, com todo respeito, a verdade é exatamente oposta a seu post. O Mundial de 2000 já nasceu com esta denominação. Não é considerado Mundial, ele é Mundial.


 
13
Reporte abuso
Hellcio
Manaus 13/06/2009

Antes da criação do mundial de clubes da Fifa, a Copa Intercontinental era e sempre será um mundial de clubes, pois reunia sempre campeões dos dois maiores continentes futebolíscos da atualidade. Não me lembro de um corintiano ou colorado chamar o mesmo de Copa Toyota. Viva todos os campeões mundiais...


 
14
Reporte abuso
Gisely
São Paulo 20/05/2009

Campeão do mundial de clubes é aquele que venceu na América contra um time da Europa. Se inventaram ou aprimoraram o formato agora, melhor ainda. Agora, o de 2000 foi um torneio experimental. Lembro que falaram que todos os ganhadores de Libertadores iriam participar e ia ser um campeonato maior, com proposta e experimento para um novo formato para Interclubes. Depois decidiram que ia ser o Corinthians como convidado por ter ganho o brasileiro e o Vasco, campeão da Libertadores de 1998, desqualificando o Palmeiras campeão da Libertadores de 99 e chamaram times de expressão como Real, Man. United mistos e B e mais alguns sem expressão para tapar buraco. Na época, nem chamaram de mundial, diferente das conquistas de Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo que não foram inventadas e foram chamadas desde sempre de mundial. Final bem caseira que terminou empatada entre dois times brasileiros.


 
15
Reporte abuso
douglas nascimento dos santos de lima
sao paulo 20/04/2009

Bom dia, gostaria de saber qual foi o critério para o glorioso timão entrar no Mundial da Fifa de 2000. Grato...


 
16
Reporte abuso
Andre Luis Azevedo
São paulo 09/09/2008

Vamos parar com essa discussão sem sentido, nós, sulamericanos, damos muita importância para o título mundial de clubes. Na Europa eles se quer falam sobre isso, para eles, gahnar a Champions League é o máximo, e no final do campeonato eles disputam a contragosto um torneiozinho amistoso, que para eles não vale nada. Detalhe, eu sou são paulino, acho um título importante, mas nem tanto assim.


 
17
Reporte abuso
gerson
foz do iguaç 12/08/2008

Com certeza o Corinthians é campeão mundial, e não é apenas campeão, é o primeiro da Fifa. Não Toyota, que nem aqueles "títulos" de Santos, São Paulo, Flamengo etc. Esses títulos que não prestam pra nada. O Timão é o orgulho do Brasil.


 
18
Reporte abuso
flario
Rio de Janeiro 24/07/2008

A ultima palavra no futebol é a da FIFA. O Corinthians, na realidade, nunca foi campeão Mundial Interclubes. O Corinthians ganhou um torneio de verão oficioso, em fase experimental, que serviu para promopver o Maracanã e o Morumbi, já que o Brasil pleiteava sediar o Mundial de 2006. Os clubes europeus não queriam disputar esta competição e vieram com times mesclados, até a Rede Globo, maior emissora do Brasil, não deu credibilidade ao torneio e sequer tranmitiu um jogo. As emissoras de rádio estavam com seus locutores titulares em férias e a final foi politica. O torcedor corintiano, de fato, sabe que seu clube nunca foi campeão do mundo. Não se chega ao doutorado sem antes passar pela gaduação. O campeão mundial tem que vencer o torneio continental na América, a Libertadores, e disputar com o campeão do torneio mais importante de clubes do planeta, até mais importante que mundial, a liga dos campeões europeus.


 
19
Reporte abuso
Leandro Augusto
São Paulo - SP 16/07/2008

Alguem poderia definir o que é intercontinental ??? Não seria algo relacionado a "entre continentes" ??? Entre continentes de onde... De marte??? De Plutão??? Nãooooooooo... Planeta Terra... Nosso mundo... Daí vem definição de "Mundial".... Ou seja... São Paulo, Santos, Flamengo e Grêmio são sim campões intercontinentais, ou seja, entre continentes, ou seja, do Planeta, ou seja... Do MUNDO...


 
20
Reporte abuso
MARCIO RODRIGUES DA SILVA
SAO LUIS DE MONTES BELOS-GO 25/07/2007

MUNDIAL MESMO FOI AQUELE DISPUTADO PELO CORINTHIANS.ENTRAMOS EM UM TORNEIO INTERNACIONAL COM 8 CLUBES ONDE TIVEMOS QUE JOGAR COM GARRA PRA CHEGAR A FINAL.NAO FOMOS COLOCADOS NA SEMI-FINAL COMO CERTOS TIMES QUE TEM POR AI.GANHAMOS COM HONRA,GARRA,MERITO E VERDADEIRAMENTE O VERDADEIRO FUTEBOL ARTE.CORINTHIANS-SP CAMPEAO MUNDIAL INTERCLUBES FIFA-2000.


 
21
Reporte abuso
Leleco
BH 05/07/2007

Acho que realmente é mais válido como Mundial de Clubes a atual forma de disputa, com os seis campeões continentais. Mas a antiga, organizada pela Toyota, tambem merece reconhecimento como Mundial, uma vez que não tinha uma copa organizada pela FIFA. Agora aquele torneio fajuto que o Corinthians ganhou, me desculpem, mas foi só pra eles dizerem que tem um título internacional, porque não valeu de nada.


 
22
Reporte abuso
Militão
Curitiba 22/06/2007

Primeiro campeão mundial de clubes, foi o Corinthians em 2000. Aquele foi o Mundial de Clubes da FIFA. O resto é farofa!!!


 
23
Reporte abuso
Informante
São Paulo-SP 19/06/2007

Acho que dizer que UM JOGO entre UM time da AMERICA DO SUL e UM TIME da EUROPA é tanto MUNDIAL, quanto o campeonato de BEISEBOL dos EUA (eles chamam de mundial algo disputado por 4 PAÍSES)... Por que então na TAÇA estaria escrito COPA INTERCONTINENTAL em francês? Para denegrir? Aqui que inventaram isso de "mundial" com o SANTOS... Entrem no site do REAL MADRID, BOCA JUNIORS, MILAN e verão que todos colocam que ganharam COPAS INTERCONTINENTAIS! É FATO.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br