Atualizado 16h40 Sábado, 20 de dezembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Embraer: modernização de 12 caça-bombardeiros

16895 acessos - 14 comentários

Publicado em 22/04/2009 pelo(a) Wiki Repórter Jony Santellano, São José dos Campos - SP





Aeronave A-4 Skyhawk (AF-1), da Marinha do Brasil. - Foto: Marinha / Divulgação.
A Marinha do Brasil assinou um contrato de US $ 140 milhões com a Embraer, no último dia 14 de abril, para a modernização de uma frota de 12 caça-bombardeiros em um prazo de cinco anos. A assinatura do acordo, que contou com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Aeronáutica, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, aconteceu no primeiro dia da LAAD 2009 (’Latin América Aero & Defense’), feira bienal do setor de defesa, que aconteceu no Rio de Janeiro entre 14 e 17 de abril. É o primeiro contrato da história da Embraer celebrado com a Marinha do Brasil.

Pelos termos do acordo a Embraer realizará a modernização de doze aeronaves conhecidas como A-4 Skyhawk, nove do modelo AF-1, e três do modelo AF-1A, que são operados a partir do navio-aeródromo São Paulo. O acordo firmado vai envolver também a adaptação de três aviões ’Grumman S-2 Tracker’, para uso também a bordo do São Paulo. O navio-aeródromo São Paulo, capitania da frota da Marinha, está hoje em processo de reformas, no qual deverá receber atualização parcial.
Os caças subsônicos A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil são da última geração do lote produzido pela empresa norte-americana McDonell Douglas. Eles são um tipo de aeronave fabricada desde a década de 1950. Os aviões brasileiros participaram de missões de combate na Operação Tempestade do Deserto, no início de 1991, durante a primeira guerra EUA-Iraque.

Em 2000 a Marinha comprou vinte e três aviões A-4 Shyhawk veteranos de guerra, por US$ 70 milhões. O modelo AF-1 é monoposto, destinado a um só piloto, e o modelo AF-1A é biposto, para dois pilotos e destina-se a treinamento. A frota adquirida pela Marinha era de vinte aviões monopostos e três bipostos.
Os pilotos do A-4 Skyhawk não decolam diretamente do navio-aeródromo. Com a sua turbina no limite máximo, eles são disparados por catapultas a vapor, que aceleram da imobilidade até além de 260 km/h, em pouco mais de 200 metros. O avião voa a 1.100 km/h e tem alcance de 3.220 km.

Sem poder investir na revitalização dos jatos, devido a problemas orçamentários, a Marinha foi forçada a desativá-los gradativamente. Consta que em março de 2009, apenas uma das aeronaves estava em condição de vôo.

O acordo firmado com a Embraer compreende a recuperação de doze aeronaves e de seus sistemas atuais, além da implantação de novos aviônicos, radar, geração elétrica e sistema autônomo de geração de oxigênio. Os caças poderão também atuar com bombas guiadas.

A Estratégia Nacional de Defesa (Decreto 6.703, de 18 de dezembro de 2008) configura entre as principais vulnerabilidades da atual estrutura de Defesa do país, a "obsolescência da maioria dos equipamentos das Forças Armadas". O contrato firmado entre a Marinha do Brasil e a EMBRAER para modernização de caça-bombardeiros embarcados, juntamente com a recuperação do navio-aeródromo São Paulo por certo devolverão à força aeronaval brasileira a sua capacidade de executar as diversas missões do interesse da nossa defesa.


FONTES DE PESQUISA:


- "Jornal Valeparaibano" (São José dos Campos, SP), 19/abril/2009. ("Mercado de Defesa é aposta da empresa", reportagem de Chico Pereira, p. 10).

- "Jornal Valeparaibano" (São José dos Campos, SP), 15/abril/2009. ("Empresa fecha contrato com a Marinha", reportagem de Chico Pereira, p. 5).

- "Folha de São Paulo", 15/abril/2009. ("EMBRAER vai modernizar Marinha e FAB", reportagem de Ricardo Bonalume Neto, p. A9).

- "O Estado de São Paulo", 14/abril/2009. ("Feira bélica mira Brasil como principal cliente", reportagem de Alexandre Rodrigues, p. A8).

- "O Estado de São Paulo", 23/março/2009. ("Reforma de porta-aviões frustra festa de Lula", reportagem de Roberto Godoy, p. A7).

- "Revista Tecnologia & Defesa", Ano 25, Nº. 114 (2008). ("A modernização das Forças Armadas", reportagem de Paulo Maia, p. 12-18).

- Estratégia Nacional de Defesa, disponível em:
https://www.defesa.gov.br/eventos_temporarios/2008/estrat_nac_defesa/estrategia_defesa_nacional_portugues.pdf]



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Jony Santellano
São José dos Campos - SP



Comentários
01
Reporte abuso
leandro
inhumas 24/10/2011

apesar das nossas forças armadas serem poderosas ainda precisa de muito investimento tantoem industrias belicas quanto em termos de trcnologia de armas nucleares.Assim talvez no futuro o nosso pais possa ser um pais poderoso em termos militar


 
02
Reporte abuso
Luiz roberto
rio de janeiro 22/09/2011

É de necessidade extrema que nossas gloriosas forças armadas sejam reequipadas com verbas grandiosamante necessárias para que que nossos militares tenham ferramentas que possam garantir nossa soberania, pois com as atuais máquinas ultrapassadas não conseguiremos ficar de pé 1 semana, contudo o povo brasileiro à grande maioria falta tomar vergonha na cara e estudar mais para que todos possam reconstruir esse país que é tão mal administrados pôr isso hoje em dia que se chamam de políticos, rssss.


 
03
Reporte abuso
Cicero
N S 10/09/2011

Nós BRASILEIROS somos donos do país mais rico do mundo ,temos a AMAZÔNIA,Petróleo Pré-sal,Agua para garantir nossa sobrevivencia por milenios,somos os maiores produtores de ALIMENTOS do mundo,os maiores produtores exportadores, de gado ,frango,suinos,temos toda sorte de minérios e minerais,nosso BRASIL é de extenção continental,e além de nossas bélissimas forças armadas precisamosmesmo é de ARMAS NUCLEARES,para nos protegermos contra cobiça Inglesa e USA, VIVA AO BRASIL !AMO SER BRASILEIRO!


 
04
Reporte abuso
Maicon
santo andré SP 19/07/2011

nosso pais é um pais que não tem diguinidade, que não ama seu povo, que só pença em enricar politicos corrupitos, nessa horas é onde a ditadura favorece a opinião publica não a ditadura dos anos 60 e 70 mais falo da ditadura de vagas que fez nosso pais crescer tanto em direitos de sobrevivencia, trabalhistas, e como é o assunto aqui militar: nossos navios que protegem nosso mar estão fragilisados onde não seguraria um ataque em massa por menos de duas semanas seriamos totalmente esmagados por!


 
05
Reporte abuso
luiz cesar
curitiba 03/07/2011

que vergonha,politicos desvian verbas,acho que o brasil,so tomara jeito se for invadido,bombardiado,e sermos escravos dos estados unidos,ou por alguns paises,perderemos nossas riquezas,e seremos alvo de chacotas do mundo,como que se chaman de nae sao paulo,nao passa de um ferro velho ambulante,navios tao velhos, que nao aguentam nenhum tiro,acorda brasil enquanto e tempo,dilma ame mais o brasil,gaste menos com bobeiras,e reequipe melhor nossas forças armadas antes que sejam tarde,acorde brasil


 
06
Reporte abuso
newton
avare 17/04/2011

os A-4 sao caças que sao usados em porta avioes e sao bombardeiros que nao se ajusta numa Missão ar-ar e deveria ser usado en cojunto com outros caças taticos como o rafale que e usado nos porta avioes francês e ja foi usdo no foch o atual A-12 sao paulo


 
07
Reporte abuso
Cesar Pinto de Carvalho
Santos-SP 23/01/2011

Sou da opinião que o Brasil deve desenvolver a sua própria tecnologia a partir do equipamento que já possui e com o auxílio das industrias existentes no mercado nacional. Toda ajuda externa de qualquer industria estrangeira que queira desenvolver qualquer projeto em conjunto com industrias nacionais também devem ser bem recebidas.


 
08
Reporte abuso
bruno
barreiras 17/01/2011

olha o Brasil só pode comprar caças de com bate da França, Rússia, ou fabricar caças próprios,pois os Estados Unidos da América está de armação com nossas forças armadas.Exemplo: o Brasil comprou radares para o projeto sivam da Amazônia e não transferiram a tecnologia para o Brasil.Que golpe! Isso quer dizer que os Estados Unidos pode entrar em nosso espaço aéreo quando quiser sem ser detectado. Em resumo todo o armamento estratégico como os novos caças de combate não poderão de forma alguma ser americanos! Cada ano o Brasil se ver sem alternativa a não ser de se armar, ainda mais com essa nova descoberta do pré sal,uma reserva  gigantesca de petróleo, que já chamou a atençãodo mundo em especial dos Estados Unidos. Lembra da Guerra do Iraque ? Não, eu vou lembrar vocês leitores fiéis, George w Bush acusava  Sadam Russein de fabricar armas  químicas e biológicas. Verdade? Mentira.


 
09
Reporte abuso
george lucas
são paulo 29/09/2010

O Brasil vai comprar o F-18.


 
10
Reporte abuso
Carlão
P.alegre 31/10/2009

Esse Brasil é um país muito democrático mesmo. Esse cidadão Joe, de Florianópolis, um cara que recebe salário mínimo, provavelmente um marisqueiro, não quer que os aviões passem voando sobre a casa dele. Acho que ele gosta mais de submarinos. Mas em terra fica difícil, né Joe??? Tem pai americano?


 
11
Reporte abuso
Ronaldo Libânio
Lavras, MG 24/08/2009

Comandante da Aeronáutica, Almirante-de-Esquadra, Júlio Soares de Moura Neto? Mudaram? Muito mal-informado. Um Almirante como Comte. da Aeronáutica. Veja texto acima.


 
12
Reporte abuso
RuboMedina
Belo Horizonte 28/04/2009

Amigo(a) Se você é igual a mim, que não acredita que a wiki repórter RED tenha tantos acessos assim aos seus posts em tão pouco tempo, chegou o momento de tomar uma atitude. Pra se ter idéia, ontem, 27-04, o post dela foi colocado na 1ª página pela manhã. Pouco mais de duas horas, ela já tinha mais de 700 acessos. Hoje, 28-04, ultrapassa os 1500. Pra ser exato, quando redigi esse texto, estava em 1720. Estou percebendo que a BW! dá privilégios a esse wiki repórter em detrimento dos demais que fazem o jornal. Todos nós, a maioria verdadeiros intelectuais, que postam os seus trabalhos aqui, fazemos um jornal de qualidade. E estamos sendo negligenciados em detrimento da citada. Vejam que a pauta fica trancada com as matérias do dia quando ela entra na 1ª página. Vamos averiguar esse assunto detalhadamente. Mande um e-mail para mim e a partir de então tomaremos providências para ver se está havendo um engodo. Afinal, na internet também existe um código de honra, leis etc. Lembrem-se de que todos os posts dela, sem exceção, são colocados em primeira página, seja qual for o assunto. E o número de acessos, em relação aos demais que postam, não condiz com a realidade. É algo exorbitante, beirando ao ridículo. Pensem bem. Não tenham medo de dizer, como não tive. E lembrem-se de que existem outros sites que publicam tudo, inclusive literatura. Tenho uma relação completa deles. Agradecendo a atenção, espero que reflitam e me mande e-mails para começarmos a agir. E outra coisa importantíssima. Estamos numa democracia. TODOS, inclusive eu, todos mesmos, vão continuar postando os seus trabalhos. SEM RETALIAÇÃO. rubomedina@oi.com.br Rubo Medina


 
13
Reporte abuso
RuboMedina
Belo Horizonte 27/04/2009

Desde aquele acidente aérea no Norte, tenho evitado viajar de avião. Já não confio mais. É tanta coisa que acontece, falta de verba, investimentos errados, objetos obsoletos, problemas no controle aéreo etc. Dá mesmo...


 
14
Reporte abuso
Joe
Florianópolis 23/04/2009

Por que precisamos dessas porcarias de aviões que deveriam estar em museus sobrevoando nossas casas?! Isso é Brasil, não aumentam um real do salário mínimo porque dizem que isso custaria milhões aos cofres públicos... E essas joças voadoras, mesmo estacionadas, já custam milhões... Tô sem paciência pra essas porcarias de governos!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br