Atualizado 23h08 Quarta, 17 de setembro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

O preconceito contra as mulheres na história

50404 acessos - 28 comentários

Publicado em 14/04/2009 pelo(a) Wiki Repórter Aureni, Porto Velho - RO



 Uma série de conceitos preconceituosos de grandes pensadores contribuiu para relegar a mulher a uma posição de inferioridade e reprimir qualquer manifestação do feminino na história.
 

A imagem de fragilidade e submissão sempre esteve ligada à mulher na história, principalmente na antiguidade, idade média e moderna. Muitos pensadores, teólogos e filósofos contribuíram para aumentar sua posição de inferioridade, mas o que não impediu que muitas mulheres se rebelassem contra tal atitude em todos os tempos.

Muitos são eles que contribuíram para o preconceito contra o sexo feminino ao longo dos tempos veja alguns deles. Na Antiguidade, Platão dizia "que os homens covardes que foram injustos durante sua vida, serão provavelmente transformados em mulheres quando reencarnarem"; Aristóteles afirmava que "a fêmea é fêmea em virtude de certas faltas de qualidade".

Na Idade Média, as mulheres foram classificadas de três formas como prostitutas, bruxas ou santas servindo como modelo à Virgem Maria. As prostitutas eram as que se entregavam aos vícios da carne e utilizavam seus corpos para saciar os desejos ou para ganho. As mulheres bruxas eram as que de alguma forma iam contra os dogmas da igreja. Muitas mulheres que tinham de alguma forma acesso as artes, as ciências ou a literatura padeceram nas mãos da santa inquisição. Buscar alguma forma de conhecimento custou à vida de milhares de mulheres. As mulheres da Idade Média tinham que ser moldes de virtudes da Virgem Maria, dóceis, puras e devotadas aos seus maridos. Religiosos como São Tomas de Aquino dizia que "ela era um ser acidental e falho e que seu destino é o de viver sob a tutela de um homem, por natureza é inferior em força é dignidade". Tertuliano dizia que "era a porta do Demônio".


          Na idade moderna, não foi muito diferente. Renomados pensadores tiverem sua parcela de contribuição nas justificativas de sexo frágil. Rousseau, no século 18, disse que a mulher é um ser destinado ao casamento e a maternidade, Lamennais chamava-a de "estátua viva da burrice", Diderot escreveu que embora pareçam civilizadas "continuam a ser verdadeiras selvagens" e que ela era propriedade do homem. Napoleão não menos machista afirmava "a mulher é nossa propriedade e nos não somos propriedade dela". Kant a considera "pouco dotada intelectualmente, caprichosa indiscreta e moralmente fraca"; Schopenhauer coloca a mulher entre o homem e o animal e diz "cabelos longos, inteligência curta"; Nietzsche considera que "o homem deve ser educado para a guerra; a mulher para a recreação do guerreiro". Para Balzac, a única glória das mulheres estava em fazer pulsar o coração de um homem, para Proudhon a mulher que trabalhava era uma ladra que roubava o trabalho de um homem.

Exemplos são o que não faltam na história de preconceitos contra o gênero feminino, como alguns que continuam a resistir ao tempo e vem mascarado, a exemplo da música que, cada vez mais, traz em suas letras "piriguetes, safadonas, cachorronas, mulheres melancias, maçãs, enfim mulheres frutas", rótulos que acabam fazendo sucesso entre o público masculino, mas que limitam as mulheres ao culto de seus corpos.

Mesmo com a implacável perseguição ao longo dos séculos, que colocou as mulheres em uma posição de inferioridade, houve uma mudança cultural dos papéis atribuídos às mulheres. Muitas mulheres tiveram um papel essencial para tais mudanças e acabaram colocando seus nomes na história. Entre elas se destacam Anita Garibaldi, "a heroína de dois mundos", Betty Friedam, americana, uma das precursoras do feminismo, que escreveu vários livros sobre o tema; Caroline Herschel, astrônoma e matemática alemã; Frida Kalo, pintora mexicana; Katharine Graham, jornalista americana, a primeira mulher poderosa da mídia e presidente do The Washington Post; Cleópatra, Elizabeth I, Evita Perón, Indira Gandhi, Lady Di, Joana D’Arc, Madre Teresa de Calcutá, Margaret Thatcher, Maria Bonita, Marilyn Monroe e Simone de Beauvoir, entre outras, tiveram grande importância em diversas áreas.

Se a repressão perdurou por várias fases históricas, hoje as mulheres respiram mais aliviadas com a conquista de vários direitos como o avanço no mercado de trabalho, apesar do sexo masculino ainda ganhar mais, e o direito ao voto. E como diz a frase da primeira dama da Califórnia, Maria Shriver: "mulheres bem-comportadas não fazem história".



Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Aureni
Porto Velho - RO



Comentários
01
Reporte abuso
Lucinéia Vargas
Goiânia - GO 14/01/2012

Muito bom o texto, porém o preconceito é cultural e está enraizado em nós. Veja que no final do texto temos o termo "primeira dama". Nunca ouví o termo "primeiro cavalheiro".


 
02
Reporte abuso
matheus
apucarana pr 01/11/2011

isso é uma droga


 
03
Reporte abuso
Esperantinópolis 09/10/2011

Gostei muito valeu.


 
04
Reporte abuso
Stelita Braga
são raimundo nonato- PI 09/10/2011

Hoje, nós mulheres já superamos os precoceitos que ao longo dos séculos forom nos atribuidos, provamos que somos o sexo forte e lutamos por nossas conquistas. Somos lindas,sexis e muito inteligêntes.


 
05
Reporte abuso
garibalda
bernardes 06/09/2011

aaa mlk


 
06
Reporte abuso
garibalda
bernardes 06/09/2011

aaa mlk


 
07
Reporte abuso
iris fernandes
rio 31/08/2011

adoooreiiiiiiii


 
08
Reporte abuso
NAIARA
MACHADINHO DO OESTE 23/08/2011

GOSTEI FALA TUDO SOBRE O PRECONSEITO CONTRA AS MULHERES DE ANTIGAMENTE


 
09
Reporte abuso
natyh
comquista 25/07/2011

relata tudo sobre o prconceito!gostei


 
10
Reporte abuso
FRANÇO
JOÃO PESSOA 01/05/2011

adorei esse sit tirei um 9 no resumo sobre a mulher ,.,.,.,.,.,.,.,.,.,.valeu mlk.,,.,.,.,.,.,.,.ajudou praa karamba


 
11
Reporte abuso
maria eduarda
belo horizonte 31/03/2011

adorei esse site me ajudou no trabalho de escola!!!!valeu
nufs


 
12
Reporte abuso
Agatha
Osasco 15/09/2010

Adorei o site, me ajudou bastante nos trabalhos da escola !!!!BjOOoo


 
13
Reporte abuso
Elô
mogi mirim 27/05/2010

Adorei esse site, pois me ajudou muito no trabalho de escola que eu precisava apresentar em sala de aula! Valeu pela informação.


 
14
Reporte abuso
joice
rio claro 29/04/2010

Verdade, as mulheres respiram mais aliviadas. Cada vez conquistando mais seu espaço entre os homens.


 
15
Reporte abuso
fabrini
campina grande 18/04/2010

Concordo com essa informação.


 
16
Reporte abuso
thayanne g da silva
vg 08/03/2010

PARABÉNS MULHERES PELO SEU DIA.


 
17
Reporte abuso
Ana Claudiana
Cascavel no Ceará 05/03/2010

Ser mulher é um dádiva que Deus permitiu a poucos seres. Somos boas em tudo que fazemos, seja na cozinha, no sexo, no amor, na hora de dar vida a seres que podem ou não serem mulheres. E só nós, MULHERES, damos vida a homens como os que nos acusam de não fazermos nada..


 
18
Reporte abuso
Samela Sobral
Santana 15/10/2009

Tenho 15 anos, mas sei o bastante para falar que alguns homens ainda se safam e têm algum respeito por nós. Outros, só falam que a gente só serve para cozinhar e fazer sexo, e que não servimos pra mais nada. Homens só precisam saber que sem nós, mulheres, estariam perdidos, pois eles precisam de nós.


 
19
Reporte abuso
danny
POA 20/09/2009

Nossa, muito bom o texto, realmente ele traz tudo que nós mulheres passamos desde o início da existância da humanidade!! Nós, mulheres, valemos muito mais do que se pode escrever e dizer. Nós trazemos vida a este mundo, se os homens se consideram tão melhores que nós, agradeçam a suas mães que puseram vocês no mundo...


 
20
Reporte abuso
TAMIRES
SAO PAULO 22/05/2009

Merecemos, sim, todo o respeito do mundo, pois sem nós não haveria vida.


 
21
Reporte abuso
Andre
BH 29/04/2009

O mundo, até hoje em sua maioria, foi governado por homens que, devido aos seus caprichos, vem passando por constantes retrocessos, e num aspecto geral, vejam onde chegamos. Está mais do que na hora das mulheres desbancarem os homens no cotidiano em geral. A mulher ainda não descobriu o poder que tem sobre nós, homens, pois tudo o que fazemos é por causa delas, mas os machões de mente curta não são capazes de compreender isso. Até fazendo a barba, pensamos nelas. Reflitam.


 
22
Reporte abuso
RuboMedina
Belo Horizonte 28/04/2009

Amigo(a) Se você é igual a mim, que não acredita que a wiki repórter RED tenha tantos acessos assim aos seus posts em tão pouco tempo, chegou o momento de tomar uma atitude. Pra se ter idéia, ontem, 27-04, o post dela foi colocado na 1ª página pela manhã. Pouco mais de duas horas, ela já tinha mais de 700 acessos. Hoje, 28-04, ultrapassa os 1500. Pra ser exato, quando redigi esse texto, estava em 1720. Estou percebendo que a BW! dá privilégios a esse wiki repórter em detrimento dos demais que fazem o jornal. Todos nós, a maioria verdadeiros intelectuais, que postam os seus trabalhos aqui, fazemos um jornal de qualidade. E estamos sendo negligenciados em detrimento da citada. Vejam que a pauta fica trancada com as matérias do dia quando ela entra na 1ª página. Vamos averiguar esse assunto detalhadamente. Mande um e-mail para mim e a partir de então tomaremos providências para ver se está havendo um engodo. Afinal, na internet também existe um código de honra, leis etc. Lembrem-se de que todos os posts dela, sem exceção, são colocados em primeira página, seja qual for o assunto. E o número de acessos, em relação aos demais que postam, não condiz com a realidade. É algo exorbitante, beirando ao ridículo. Pensem bem. Não tenham medo de dizer, como não tive. E lembrem-se de que existem outros sites que publicam tudo, inclusive literatura. Tenho uma relação completa deles. Agradecendo a atenção, espero que reflitam e me mande e-mails para começarmos a agir. E outra coisa importantíssima. Estamos numa democracia. TODOS, inclusive eu, todos mesmos, vão continuar postando os seus trabalhos. SEM RETALIAÇÃO. rubomedina@oi.com.br Rubo Medina


 
23
Reporte abuso
Elisa
Porto Alegre 17/04/2009

Ontem li uma entrevista com Martin Van Creveld e saí arrasada do trabalho, passei a noite pensando naquilo tudo e decidi que não posso dar ouvidos à estas blasfêmias. Só um pequeno exemplo: Licensa maternidade é só pra mulheres, mas são as mulheres que estão em recuperação pós parto, são as mulheres que vão alimentar o bebê e cuidar deles até que estejam em condições de ficarem sob cuidados de outra pessoa Temos mais privilégios? Pode até ser, mas nada que os homens também não possam reivindicar. Seriam eles humilhados se reividicarem esses privilégios? Por quem? Pelos próprios homens.


 
24
Reporte abuso
Ana
Porto Alegre 17/04/2009

Valeu, Coiote! Trabalho muito e já criei meus filhos. Sei o quanto já fiz e ainda posso fazer, mas às vezes canso de tanto ouvir o quanto somos irritantes e incapazes. Acho que as pessoas deveriam ser tratadas como pessoas maravilhosas que são e não uns inferiores (mulheres) diante de outros (homens).


 
25
Reporte abuso
Coiote_DF
Brasília 17/04/2009

Para Ana, isto não é verdade! Acho inadimissível, até, aceitar que seja a sua verdade! Mulheres valem tudo; são maravilhosas - um exemplo! A cada dia estão ganhando mais espaço - como era de se esperar, como é merecido. Não sei qual a pontualidade que está vivendo, mas mude esse conceito; reveja seus conceitos! Se necessário, declare sua independência, bote pra quebrar! Pense nisso. Um abraço com carinho. ;)


 
26
Reporte abuso
Ana
Porto alegre 16/04/2009

É, cada dia mais percebo que nós mulheres valemos nada! Totalmente NADA! Somos um bando que se os homens não precisassem, sei lá porque precisam, já teríamos sido dizimadas da face da terra. É horrivel essa sensação de que se vale nada.


 
27
Reporte abuso
Myself84
Vitória 16/04/2009

Leiam o Livro do Martin Van Creveld para se informar sobre esse "preconceito" em relação às mulheres. Abraços.


 
28
Reporte abuso
Coiote_DF
Brasília 14/04/2009

Uma salva de palmas!!! Ah, Leleco!!! :)


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br